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Veja como utilizar o apelo emocional nas campanhas de Ads

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Com o posicionamento das empresas no ambiente virtual, é fundamental saber utilizar de forma inteligente as campanhas de marketing em favor do seu negócio. As estratégias de sucesso mais utilizadas são aquelas que sensibilizam e engajam os consumidores com o apelo emocional.

Se você deseja acompanhar as tendências na área do marketing digital e saber como fazer uma campanha Ads atrativa para o seu público, continue sua leitura!

Anúncio publicitário que gera impacto emocional

Antes de tudo, vamos falar o que é uma campanha publicitária. É um conjunto de ações planejadas e executadas em um determinado período de tempo com o objetivo de divulgar uma marca ou um produto com a aplicação de estratégias de marketing digital. Atualmente, estratégias de marketing digital com apelo emocional são as que estão gerando a maior conexão do público com os produtos ou serviços.

Mas como fazer um anúncio com apelo emocional inteligente e que gere um impacto positivo para a sua marca? A seguir, destacamos alguns pontos importantes para uma campanha Ads de sucesso. Confira!

Considere o seu público-alvo

Com as plataformas digitais, é possível fazer a segmentação do seu público direcionando as campanhas Ads para o perfil adequado, de acordo com a solução que você está divulgando. Para isso, é necessário conhecer o seu perfil de público, identificar suas dores, suas necessidades e buscar conhecer a sua jornada de compra.

Defina os objetivos da campanha

Você precisa saber o que deseja ao preparar a sua campanha para obter bons resultados nos seus planejamentos. As plataformas que permitem a criação e o gerenciamento de campanhas oferecem recursos para a determinação dos objetivos a serem atingidos, por exemplo, conversão de clientes, tráfego orgânico etc.

Escolha quais sentimentos você quer despertar

Você pode trabalhar várias estratégias de campanhas com apelo emocional. Mas deve conhecer o seu público para saber quais situações tocam mais o seu emocional. É por isso que se deve fazer uma pesquisa completa sobre sua persona e o seu perfil de seguidores nas redes sociais.

Entenda os principais sentimentos positivos e negativos usados nas campanhas

Ao despertar emoções positivas no seu público, você acaba transmitindo a ele um sentimento de confiança. No entanto, trabalhar as emoções negativas pode gerar repulsa e colocar as pessoas em um lugar onde não desejam estar. Portanto, é muito importante ter atenção ao usar esse tipo de estratégia.

Compartilhe uma reflexão

Esse tipo de anúncio faz o seu cliente pensar sobre o que você está compartilhando. Ele vai associá-lo a um posicionamento que considera coerente ou não, que faz sentido ou que é sem nexo para ele. Enfim, vai avaliar e processar os sentimentos que essa informação causa. Por isso, é fundamental considerar tudo aquilo que você compartilha com o seu cliente, uma vez que seus perfis serão o espelho dos valores do seu negócio.

Solucione dores

Campanhas que mostrem ao cliente que você conhece suas dificuldades e oferece a solução que ele procura, ou mesmo que o fazem se sentir acolhido, são formas positivas de atrair e consolidar novos perfis de público para as suas redes. Essa conexão é estabelecida pela empatia, que é a maior responsável pelo vínculo criado entre marcas e clientes.

Como criar campanhas de sucesso para a sua marca

Ser consistente nas suas campanhas Ads é essencial para a criação de um vínculo com seus clientes. É preciso estabelecer a personalidade da sua empresa, com uma identidade visual memorável e estratégias que se adéquem ao perfil de clientes que você atende. Investir em campanhas é um dos impulsos mais significativos para a empresa na internet.

Mas antes de aplicar altos valores em um único projeto, faça testes e aprimore conforme os resultados observados. No mundo do marketing, as estratégias que podem funcionar com uma empresa talvez não funcionem com outra do mesmo segmento.

Outro fator a considerar nas campanhas geradas com apelo emocional é o atendimento. Uma experiência positiva é aquela em que o cliente obtém o retorno esperado ou, mesmo que não encontre o que deseja, sinta o acolhimento do vendedor, perceba atenção e dedicação no atendimento etc. Enfim, essas emoções serão negativas caso o cliente fique longos períodos em espera ou não tenha a solução do seu problema, prejudicando, assim, a taxa de fechamento de compras.

Exemplos de campanhas publicitárias com apelo emocional

O anúncio publicitário capaz de gerar impacto e conversão em vendas é aquele que cria uma sintonia do público com a marca. O apelo emocional utilizado nas campanhas de marketing pode ser relacionado aos sentimentos de:

  • medo: podemos citar alguns exemplos desse modelo de campanha, como “05 erros de produção que podem comprometer seu orçamento”, ou ” x coisas que prejudicam o conceito da sua marca”;
  • culpa: um exemplo que podemos utilizar é a campanha da Natura, a “Era E”, criada em 2020. O conceito dessa campanha é de que “somos todos uma natureza só”. Assim, ela traz a consciência de que o impacto de tudo o que acontece na Amazônia afeta a todos nós e que temos o poder de mudar as ações negativas das atividades ilegais, como as queimadas e o desmatamento;
  • confiança: um exemplo para esse tipo de apelo é a parceria do Banco Pan feita com o apresentador Luciano Huck. A campanha utiliza a imagem e o depoimento do artista para gerar confiança do público em consumir seus serviços;
  • comunidade: desperta a sensação de “fazer parte” de algo, de ser incluído. A campanha “É a nossa cara”, da Avon, é um excelente exemplo desse apelo emocional.

Como vimos, as campanhas criativas e capazes de sensibilizar o público em suas emoções geram maior vantagem competitiva para os empreendimentos, e é fundamental utilizar essa estratégia em favor do seu negócio. O apelo emocional nas campanhas de marketing digital, além de engajar o público, contribui para os processos de conversão de vendas, posicionando a empresa com conceito e autoridade. Invista nessas estratégias e bons negócios!

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