A geolocalização, como o próprio nome sugere, é a localização geográfica automática de um usuário de internet. É por meio dela que se consegue fazer check-in em um restaurante via redes sociais, ou receber de aplicativos informações referentes a serviços e comércios próximos ao usuário, por exemplo. No universo do marketing digital, a geolocalização tem sido uma grande aliada da segmentação de público com quem uma marca quer se relacionar.
Geolocalização nas campanhas para mobile
Nas campanhas criadas para smartphones, é mais comum o uso desse recurso para saber o momento certo de abordar o target com uma peça publicitária ou conteúdo. A SimpleAds, inclusive, comercializa o formato mobile com geolocalização por raio, ideal para atrair público para eventos e lojas físicas.
Imagine a potência de uma campanha que entra na timeline das redes sociais do usuário perto da hora do almoço, anunciando um novo prato no cardápio do restaurante que está a um quilômetro de distância. Hora certa e pessoa certa. Essa é a receita para uma ação bem sucedida de marketing digital guiada pela segmentação.
Geolocalização também funciona em campanhas para desktop
A geolocalização tem sido usada em campanhas digitais voltadas a desktop. As tecnologias têm evoluído muito, o que garante cada vez mais precisão na localização de IP.
A SimpleAds adota o sistema Quova, um dos mais precisos e que monitora 99,99% dos endereços IP roteáveis em todo o mundo. Com ele, é possível identificar mais de 30 atributos diferentes dos usuários da web, incluindo identificação de país, estado e cidade, além de como o IP está conectado à Internet.
Segmentação a favor de resultados
Seja para campanhas mobile ou desktop, o importante é colocar a geolocalização a favor da ação de marketing digital – e não contra. Não caia na tentação de segmentar demais, achando que, assim, o resultado será melhor. Exagerar nos critérios de segmentação pode limitar o público-alvo, fazendo com que apenas uma fração dele seja impactada com a publicidade. E ainda evita novos usuários que poderiam se interessar pelo serviço ou produto anunciado.
Mesmo que a intenção seja fazer uma divulgação local, considere aumentar a base da segmentação para ter uma audiência de tamanho relevante para as métricas da campanha e que, ao mesmo tempo, contribua para levar a marca, o serviço ou produto a mais potenciais clientes e consumidores.