Depois de passar um bom tempo desenvolvendo um anúncio, ver que ele não tem o resultado esperado é sempre angustiante. Você pode revisar toda a estratégia e não encontrar um problema com o conteúdo. A questão pode estar na segmentação de anúncio.
A segmentação significa dividir o público-alvo em grupos que possuem características em comum, que são relevantes para o marketing. Ou seja, ao fazer a segmentação de anúncio, você procurará atingir um público específico, que é o mais próximo do que seria considerado o cliente ideal.
Não existe uma segmentação perfeita e é preciso conhecer bastante seu público-alvo e o seu comportamento na internet para que ela seja efetiva. Mas as vantagens superam e muito os desafios. Separamos os principais benefícios aqui. Boa leitura!
Uma das maiores vantagens de uma boa segmentação é fazer seus anúncios atingirem o público mais propenso a realizar a ação desejada. Esse é o principal fator que resultará em todas as outras vantagens listadas aqui.
Mas em si já é uma vantagem, pois é possível criar campanhas que atendam às suas necessidades específicas. Ao segmentar seus clientes em subgrupos, você consegue se aproximar ainda mais dos interesses deles, tornando o anúncio ainda mais atrativo.
O primeiro benefício derivado de focalizar as campanhas é o aumento do engajamento do público-alvo. Quanto mais personalizado o conteúdo, mais o cliente se identificará com ele e com a marca.
Um cliente engajado interagirá mais com a empresa e, possivelmente, irá indicá-la para outras pessoas que podem se interessar, gerando um ciclo virtuoso de expansão. Assim usar a segmentação de anúncio pode ajudar outras áreas do marketing da empresa.
Um dos fatores de sucesso de um anúncio é sua taxa de conversão. Mas essa taxa não é resultado apenas do seu conteúdo ou do produto anunciado. Como já falamos, a segmentação de anúncio pode ter um papel essencial nesse sucesso.
Não importa o quão bem pensado ou produzido é o anúncio. Se o público que ele atinge não é o alvo do produto, a taxa de conversões será mínima. Assim um anúncio de um negócio local, como uma academia, não surtirá nenhum efeito em pessoas de outra cidade, mas, usando a geolocalização, é possível atingir o público daquela região. Aliando-se isso com outras segmentações, o aumento do número de conversões é visível.
Ter mais informações sobre o tipo de cliente que receberá o anúncio também torna mais fácil saber o que ele deseja e quando deseja. Desse modo, é possível criar ações publicitárias especificamente para essas situações, capitalizando em cima da oportunidade.
Um exemplo são as datas comemorativas. Mesmo o Natal, uma época em que praticamente todos os produtos estão em alta, a procura varia de acordo com o tipo de cliente. Enquanto casais com filhos estarão mais interessados em brinquedos, pessoas solteiras podem procurar mais por viagens.
Com todas essas vantagens, atingir os resultados esperados da campanha se torna muito mais fácil e previsível. Mesmo se não for exatamente o caso, a segmentação permite verificar em que grupo ou subgrupo de clientes o anúncio não foi tão bem aceito e modificar antes do final da campanha, aumentando ainda mais suas chances de sucesso.
Entretanto, para que a segmentação de anúncio seja feita da maneira mais eficiente possível, é preciso a parceria certa, que seja especialista no mercado e ofereça distribuição em formatos variados, para aumentar ainda mais o engajamento.
Se você achou essas informações relevantes para o seu negócio, confira o nosso texto sobre maneiras de aumentar a taxa de conversão dos seus anúncios. Boa leitura!