O aumento da variedade de opções e da disponibilidade de informações, por meio de diversos veículos online, criou um público extremante exigente e segmentado. Como toda evolução do mercado, isso gerou oportunidades para quem conseguir aproveitá-las — e, nesse caso, o melhor jeito de se se beneficiar dessa super-segmentação é o marketing de nicho.
Essa estratégia procura aumentar a eficiência dos anúncios ao focar um pequeno segmento, que, por ser pouco atendido pelo mercado, aceita pagar um preço mais alto para ter suas necessidades atendidas. Além disso, uma vez conquistado, os clientes de um nicho se tornam fiéis à marca. Para um negócio pequeno ou que procura atingir novos mercados, pode ser uma excelente estratégia!
Entretanto, se o objetivo é aproveitar ao máximo essa estratégia, é preciso um planejamento cuidadoso. Para ajudar você com essa tarefa, preparamos esta lista com 5 dicas para desenvolver o seu marketing de nicho!
Como estamos falando de uma fatia muito pequena do mercado, é muito importante obter o máximo de dados sobre ela, para ser possível defini-la corretamente. Enquanto com fatias maiores seja mais fácil fazer generalizações, quanto menor a parcela, mais aprofundados devem ser os dados, pois é necessário precisão.
O conceito de cluster vai ajudar muito aqui, pois é uma ferramenta que permite segmentar o mercado em parcelas cada vez menores. Tendo em vista o nicho que se deseja atingir, é uma questão de utilizar critérios geográficos, comportamentais, psicográficos e demográficos para identificar as características que distinguem esse nicho. É a partir dessas características que se constrói a estratégia de marketing de nicho.
Normalmente, os consumidores de nicho acabam formando comunidades online sobre o assunto, o que torna mais fácil encontrar dados com relação a esse mercado. Ao mesmo tempo, os riscos de uma campanha mal planejada são maiores, pois, como os usuários da comunidade compartilham suas experiências entre si, uma experiência ruim de um cliente acaba tendo um impacto no nicho como um todo.
Assim como experiências ruins são compartilhadas rapidamente, também o são as boas. E em uma comunidade pequena, surgem pessoas que começam a se destacar naquele nicho compartilhando dicas e opiniões, tornando-se influenciadores.
Não estamos apenas falando de um youtuber com milhões de seguidores, mas também de um dono de um grupo no Facebook, uma página no Instagram ou mesmo um pequeno blog que fale sobre o assunto. O importante aqui é que, dentro do nicho em questão, a opinião dessa pessoa seja considerada.
O próximo passo é conseguir entrar em contato com a pessoa e propor uma parceria de divulgação ou colaboração para a divulgação do seu produto. Digital influencers com um grande número de seguidores conseguem atingir uma parcela maior do público, às vezes indo além do nicho, mas o seu anúncio pode ficar perdido em meio a outros semelhantes. Já um influencer menor atinge menos pessoas, mas ele provavelmente terá mais tempo para se dedicar a divulgar o seu produto.
Uma das grandes vantagens do marketing de nicho é a comunidade que se forma ao redor do foco do nicho. A troca de informações, dicas e curiosidades mantêm vivas essas comunidades, então, é muito vantajoso para a sua empresa participar dessa troca, fornecendo conteúdos relevantes para aquele público.
Conteúdos diversificados e interessantes são muito compartilhados e, com isso, atingem uma parcela maior do mercado. Investir nesse tipo de estratégia pode resultar em um aumento na atração de novos clientes, assim como a fidelização dos mesmos.
Por fim, um conteúdo bem produzido pode servir de porta de entrada para novas pessoas ao nicho — aquelas que, por curiosidade, decidiram verificar do que isso ser tratava. Assim, ao atrair mais gente para o seu nicho, aumentam também os clientes em potencial e a taxa de conversão dos seus anúncios.
Se sua empresa trabalha com um produto de nicho, sejam comidas veganas ou sapatos ortopédicos, você já tem um conhecimento que vai interessar ao seu público. Mas isso não quer dizer que ele vá procurar você por respostas se você não demonstrar isso a ele.
Utilize a produção de conteúdos da sua empresa para demonstrar sua expertise no assunto. Além de dicas e tutoriais, é possível realizar entrevistas com nomes importantes da empresa sobre o mercado e mesmo pedir para os clientes relatarem suas experiências.
Lembre sempre que, assim como uma boa experiência, as ruins são rapidamente compartilhadas. Assim, manter a experiência do cliente positiva é ainda mais importante. Caso haja algum problema, ouça ao seu público e coloque-se disposto a solucionar o contratempo. Eles percebem quando o esforço é genuíno.
Por fim, uma comunidade de nicho deseja se sentir acolhida, então, quando for se comunicar com ela, é importante transmitir esse acolhimento. Uma das estratégias do marketing de nicho para isso é o storytelling, ou seja, crie uma narrativa em cima do seu produto.
Ao fazer um texto, utilize os exemplos de pessoas reais usando seus produtos no dia a dia, em situações com as quais os seus clientes possam se identificar. Pense no perfil do seu cliente, na sua persona, e crie o conteúdo de modo a se comunicar diretamente com as experiências que ela vivenciou.
Um tipo de conteúdo que vai muito bem com o storytelling é o vídeo. Além de tornar muito mais fácil a criação de uma narrativa, é um dos formatos mais facilmente compartilhados, e isso pode ajudar a ampliar o seu alcance.
Como podemos ver, o marketing de nicho é uma estratégia que oferece várias possibilidades de engajamento com o seu público-alvo, que mesmo que seja reduzido, compensa pela fidelidade dos consumidores e o fato de aceitarem pagar um pouco mais caro para terem suas necessidades atendidas. E para conseguir essas vantagens, não é difícil: basta entender quais necessidades são essas e encontrar a melhor maneira de resolvê-las e se comunicar com o público.
Se você se interessou pelo assunto e está pensando em começar uma nova campanha usando essa estratégia, entre em contato com a SimpleAds para mostrarmos nossas soluções!