Já percebeu que as pessoas são atraídas por boas histórias? Elas param para escutar os casos, identificam-se com eles e, sobretudo, compartilham as situações com familiares, amigos e colegas. Pensando em estratégicas de comunicação, o storytelling no marketing digital, ou seja, a publicação de narrativas online, pode ser uma boa estratégia de comunicação para o seu negócio.
De maneira geral, o storytelling é uma forma de contar histórias atrativas, envolventes e que consigam atrair o público para uma campanha ou ação comercial. Ou seja, um recurso para aumentar as vendas de produtos ou prestações de serviço. Logo, é uma técnica importante no contexto publicitário.
Apesar de ser bastante eficiente, o storytelling não é fácil de ser aplicado. Afinal, exige bastante criatividade da equipe produtiva e alta habilidade em desenvolver a ação levando em consideração as diversas mídias em que pode ser empregada, como artigos de texto, podcasts, vídeos e outros canais de comunicação.
Agora que você já sabe o que é storytelling no marketing digital, que tal aprender como aplicá-lo em sua estratégia de divulgação? Acompanhe os próximos parágrafos e conheça 4 diferentes formas!
O primeiro passo a ser tomado na hora de criar um storytelling para uma campanha é definir a mensagem que pretende passar. Você pode, por exemplo, contar uma história em que seu produto se apresente como um fator que contribua para a satisfação pessoal ou que é associado a um determinado modo de vida.
Tendo essa mensagem bem clara, será mais fácil produzir um material que se desenvolva em torno dela e culmine no objetivo delineado para a sua campanha.
Toda ação de marketing que obtém sucesso tem uma coisa em algum: a mensagem é direcionada ao público certo. Afinal, não adianta querer falar de futebol para uma pessoa que não gosta de esporte ou tentar vender o carro do ano para quem não é habilitado. Essa mesma ideia deve ser observada na hora de construir um storytelling.
Procure conhecer bem que é o seu público-alvo, coletando informações como:
Com base em informações como essas, ficará mais fácil de criar histórias pelas quais seus potenciais consumidores vão se apaixonar.
Conhecer o público-alvo não serve apenas para direcionar as suas ações. Cada história contada pode ser personalizada conforme o perfil de consumo que pretende atingir. Para isso, recorra a alguns fatores que ajudarão a criar uma identificação maior entre a sua campanha com storytelling e a audiência para a qual ela se destina.
Aspectos culturais, como valores e conceitos de identidade, aspectos sociais, como classe, família e até mesmo profissão, e aspectos psicológicos, como motivações e crenças, são importantes nessa personalização. O mesmo acontece com a linguagem a ser usada.
É essencial que você determine mecanismos de mensuração para a sua campanha com storytelling. É a partir dessa análise que conseguirá identificar os aspectos que deram certo com a sua ação e aqueles recursos que não geraram resultados.
Além disso, é importante passar esse feedback para a sua equipe, de modo que os profissionais da criação possam desenvolver campanhas mais eficientes.
O storytelling no marketing digital é uma estratégia interessante para elaborar campanhas que se mostrem próximas do seu público-alvo. Esse recurso permite estabelecer maior identificação entre os clientes e o trabalho desenvolvido pela empresa. Portanto, aproveite as dicas apresentadas neste conteúdo e comece a colocá-las em prática no seu negócio.
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