Cada vez mais a tecnologia tem se tornado parte do cotidiano das agências de publicidade. A internet e as diversas plataformas que ela oferece fizeram com que os anúncios tradicionais, nos quais não havia como identificar o público-alvo, se tornassem cada vez menos eficientes.
Isso torna evidente que, para continuar no mercado, é necessário que as agências entendam como aplicar a tecnologia na publicidade. A fim de ajudar você com essa questão, preparamos um texto explicando melhor por que tecnologia e publicidade devem andar juntas. Confira!
Há algum tempo os investimentos em publicidade online têm crescido mais do que os feitos nas mídias tradicionais. Analistas da CNBC preveem que, em 2020, o total de investimentos nas duas áreas vai se igualar. A partir daí, as aplicações em anúncios offline começarão a reduzir.
O Brasil está entre os países cuja população passa mais tempo na internet, mais de nove horas em média. Só nas redes sociais, são gastas mais de três horas e meia. Observando esses dados, é fácil entender os motivos dessa mudança de direcionamento.
Uma coisa importante a se entender dessa realidade é que não se trata apenas de uma mudança de plataforma — de revistas e televisão para mídias sociais e serviços de streaming. Essa transição é uma mudança de paradigma, com novos formatos, já que atualmente a tecnologia na publicidade é um dos maiores fatores de sucesso de uma campanha.
As novas tecnologias que surgiram com o advento da Web 2.0 causaram uma mudança profunda no panorama de toda a mídia. Na publicidade, não foi diferente. Vamos ver alguns usos e consequências dessas tecnologias.
A principal característica da Era Digital é a crescente quantidade de dados produzidos e estocados digitalmente. O volume desses dados, a variedade de seus formatos e a velocidade com que são atualizados é o que define o Big Data.
Foi necessário um novo tipo de análise para lidar com essa nova realidade, porém, essa ferramenta hoje fornece informações precisas sobre vários aspectos da vida moderna, entre eles, o perfil de consumidores, que é a base de muitas estratégias de marketing, incluindo todas as que veremos aqui.
As inteligências artificiais já fazem parte do nosso cotidiano, tendo muito destaque nas agências de publicidade. Elas podem ser usadas como parte do serviço de atendimento, bem como para captar dados de clientes e facilitar a segmentação do público-alvo.
Com a possibilidade de uma segmentação cada vez mais precisa, tornou-se necessário criar peças que atendessem esse público cada vez mais individualizado. Com a aplicação da tecnologia na publicidade, foi possível ajustar os banners e os anúncios programáticos para que cada usuário veja aquele que terá maior potencial de conversão.
O uso de softwares especializados e da nuvem também está tornando mais simples o gerenciamento das campanhas. Além da gestão em si, é possível utilizar uma plataforma na nuvem para fazer modificações nas peças publicitárias, aceitar ou recusar documentos, entre outras tarefas de maneira prática, quase instantânea e sem a necessidade de passar as informações para o papel.
Os grandes impulsionadores da nova era digital foram os smartphones e outras tecnologias mobile. O número de dispositivos móveis cresceu exponencialmente nos últimos anos. Hoje, esses aparelhos são os principais dispositivos de acesso à internet para muitas pessoas. Assim, levar esse fato em conta e produzir anúncios específicos para celulares é imprescindível.
Embora o papel de destaque dos criativos na publicidade permaneça, é preciso que ele esteja alinhado àqueles que lidam com a tecnologia na publicidade e com a gestão de dados. O novo perfil de uma agência é multidisciplinar e estratégico, não se atualizar, muito provavelmente, levará à estagnação.
Entendeu qual a importância da tecnologia na publicidade? Então, que tal agora conhecer 5 maneiras de aumentar a taxa de conversão de seus anúncios?