Encontrar meios de melhorar o posicionamento e ampliar o alcance das ações é parte integrante da estratégia de empresas que buscam bons resultados. Nessa jornada, muitas delas não sabem de fato como medir esse alcance.
Existem, dentro do cenário digital, métricas que permitem analisar esse aspecto de forma ampla. É o caso do GRP Mídia e do TRP. O GRP (Gross Rating Points) ajuda a medir o alcance da campanha em relação ao público total (ou população total)
Já o TRP (Target Rating Point) parte do mesmo princípio. A única variação se dá pelo fato de avaliar o alcance em relação à população total do target (alvos escolhidos em um processo de segmentação).
Para elucidar um pouco mais essas métricas e mostrar como usá-las para medir o alcance do seu negócio, detalhamos algumas características importantes. Confira!
Como toda métrica, a ação do GRP visa trazer dados relevantes para uma análise mais completa do alcance das ações. Em um exemplo simples, podemos citar uma empresa que decidiu criar uma campanha no Google.
Ficou definido que o período de exibição será de um mês, sendo que ela será veiculada 18h por dia, havendo uma pausa na madrugada (0h às 6h). Para avaliar o GRP, a empresa dividiu o diagnóstico por turno (manhã, tarde e noite).
Essa análise trouxe os seguintes dados: são gerados 20 cliques pela manhã, 40 à tarde e 40 à noite. Com base nesses indicadores, podemos calcular o alcance do GRP. Para isso, basta reunir a somatória total da audiência. Em nosso exemplo, temos 3 veiculações (conforme os turnos) e 100 GRP’s (20+40+40).
Já o cálculo do TRP é feito com a seguinte equação: GRP X percentual de público-alvo. Se o número de pessoas dentro do seu público-alvo representa 20% dos seus cliques, é necessário dividir 10 (GRP) por 20 (percentual) para encontrar o TRP. Nesse caso, o resultado deu 5 pontos (20 cliques) para avaliar o alvo.
Uma das grandes dificuldades encontradas ao investir em publicidade é ter parâmetros que permitam medir o potencial das ações. A GRP mídia e o TRP conseguem suprir essa lacuna, já que trazem dados reais e ajudam a melhorar o potencial das campanhas.
Imagine um grande portal de notícias que recebe 2.000.000 visitas por mês, sendo que o número de páginas visitadas pelos usuários é de 250.000.000. Dividindo 250.000.000 por 2.000.000, teremos o resultado 125, que representa a frequência.
Se consideramos um número de 4.000.000 de usuários ativos na internet (esse número é um pouco maior, mas arredondamos para menos, visando facilitar o cálculo), veremos que o seu site teve um alcance de 50% por cento.
Multiplicando 50 por 115, teremos 5750 GRPs, o que representa o potencial máximo dessa métrica no seu site.
No exemplo que usamos, o resultado foi de 5 pontos (20 cliques) para analisar o público-alvo. Esse número representa mais do que a porcentagem de pessoas atingidas, pois também permite avaliar como elas foram alcançadas e quais as suas reações.
Ações publicitárias mais amplas buscam respostas a curto prazo, ou seja, rapidamente dá para medir o engajamento do público-alvo em relação ao conteúdo veiculado.
Para quem busca uma maneira de controlar o volume de impressões do site e a porcentagem delas que se encaixa dentro do que foi definido no target, o GRP mídia e o TRP se tornam importantes aliados.
Eles possibilitam fazer uma comparação mais ampla das ações publicitárias e sua distribuição, podendo medir facilmente o alcance e a frequência. Esses fatores ajudam a relacionar os resultados dessas ações com os resultados das vendas, tudo de maneira compatível com outras formas de mídia.
Como uma estratégia digital sólida depende dessa sintonia, os indicadores TRP e GRP mídia se mostram necessários para quem deseja um controle mais eficiente e inteligente do que está sendo feito.
E já que falamos em publicidade online, que tal se aprofundar no assunto e descobrir como a segurança e a qualidade favorecem o engajamento? Basta conferir nosso post sobre o tema!