A busca por voz é um recurso prático e que facilita as pesquisas do usuário. Afinal, o uso de dispositivos móveis para acessar a internet aumenta a cada ano. Dessa forma, a tendência é que os usuários aproveitem essa praticidade para fazer suas buscas online.
Com a mudança no comportamento do usuário, as estratégias de marketing também precisam ser transformadas e adaptadas para a nova demanda. Esse novo cenário exige que as otimizações sejam feitas considerando o aumento das pesquisas por voz.
Portanto, venha entender como a busca por voz está mudando a forma como os conteúdos para a web são produzidos e aprenda como se adaptar!
Ao invés de abrir o navegador e digitar a URL ou determinada palavra-chave, a busca por voz é como um “atalho”. Portanto, esse tipo de pesquisa é quando o usuário prefere não digitar, e sim falar o que deseja.
Essa funcionalidade surgiu para deixar a vida das pessoas mais práticas. Além disso, o crescimento no uso de assistentes pessoais como Siri (Apple) e Alexa (Amazon) também ajudaram a popularizar as buscas por voz. Portanto, a pesquisa por voz capta o que o usuário diz e entrega resultados de acordo com o que foi dito.
O Google foi o primeiro mecanismo de busca que adotou a pesquisa por voz em sua atualização Hummingbird, lá em 2013. Essa atualização permitiu uma melhor interpretação da intenção do usuário, entregando resultados mais exatos.
Como você viu no início deste artigo, as pesquisas por voz vêm crescendo nos últimos anos. Ou seja, a busca por voz entra na competitividade para emplacar palavras-chave no topo dos buscadores.
Uma pesquisa mostrou que cerca de 41% dos usuários disseram que respostas incorretas são desestimulantes, o que faz com que eles percam interesse em utilizar a busca por voz. Nesse sentido, criar uma estratégia de SEO mais aperfeiçoada otimizará seus resultados e colocará seus resultados na frente.
Mas, afinal, como aproveitar esse recurso e aplicá-lo na sua estratégia de SEO? Confira as dicas a seguir!
Quando alguém faz uma pesquisa por uma voz, dificilmente utiliza palavras soltas. Por exemplo, nas buscas escritas, ele pode procurar apenas por “marketing digital”. No entanto, ao fazer a busca por voz o usuário usará frases completas, como “o que é marketing digital”. Seguindo essa lógica, usar as palavras-chave cauda longa apresenta mais oportunidades para esse tipo de estratégia.
Os featured snippets são a posição zero do Google e ficam acima da lista de links do mecanismo de busca. Esses cartões deixam a resposta em evidência para o usuário, sem que ele precise abrir uma página em busca da resposta que precisa.
Por isso, invista na conquista de featured snippets com respostas que sejam curtas, mas completas. Assim, você responde a dúvida do usuário de forma rápida.
Já percebeu como às vezes escrevemos de uma forma e falamos de outra? Isso é fundamental para adaptar sua estratégia. A linguagem deve ser a mais simples e natural possível, evitando jargões e palavras muito robustas.
A busca por voz é uma tendência que só tem a crescer. Portanto, quanto antes você transformar a sua estratégia de SEO, maiores as chances de conseguir boas posições nos buscadores. Então, comece agora mesmo a criar conteúdos voltados para esse tipo de pesquisa!
Achou interessante como as pesquisas na web estão mudando? Compartilhe este post com seus contatos nas redes sociais e mostre essa transformação!