Um dos maiores erros cometidos pelas marcas no ambiente digital é tentar alcançar todas as pessoas e não definir o seu público-alvo. Desse modo, fica praticamente impossível obter bons resultados com o marketing digital. Afinal de contas, nos dias de hoje, vive-se um fenômeno de escassez da atenção e, para captar o interesse das pessoas, é necessário ser específico.
No entanto, não tem como ser preciso na internet, se você ainda não sabe como descobrir o público-alvo da empresa. Ao determinar o perfil dos consumidores que pretende atingir, ficará muito mais fácil definir as ações mais adequadas para impactá-los.
Ao investir na publicidade online sem entender quem, de fato, é o público-alvo, por exemplo, as marcas correm sérios riscos de perder não só tempo, mas muito dinheiro. Para evitar que isso aconteça, a seguir, compartilhamos algumas das melhores dicas para descobrir como localizar a sua persona na internet imediatamente!
O público-alvo é aquele grupo específico que você acredita ser seus clientes ideais. Todos os esforços da estratégia de marketing são direcionados para esses consumidores, que compartilham características semelhantes e têm um perfil de parecido.
Nesse sentido, o público-alvo pode compreender pessoas de região, faixa etária, gênero e outras características iguais. No entanto, para fazer essa descoberta, é preciso realizar pesquisas para levantar o máximo de informações possíveis.
Quando são recolhidos vários dados, o perfil do público-alvo fica mais completo. Portanto, isso é determinante para ajudar a estabelecer ações mais certeiras, melhorar o relacionamento com os consumidores e, dessa maneira, atingir as pessoas certas.
Na web, é possível encontrar uma imensa diversidade de pessoas, de todas as idades, com gostos diferentes e de localidades variadas. Nesse cenário, tentar atingir o máximo de consumidores só fará com que você gaste tempo e recursos, já que uma grande parcela deles não se interessa pelo seu produto.
Por isso, descobrir o seu público-alvo é essencial, já que você se conecta com determinado nicho e tem chances muito maiores de converter. Seguindo essa ideia, confira o que fazer para encontrar seus clientes ideais.
Qualquer ação dentro do marketing digital deve ter tomada com base em um planejamento. Nada é feito de um dia para o outro, com base em “achismos”. Uma boa estratégia precisa de um plano estruturado, que contenha cada passo a ser dado com definições concretas.
Considere o que fazer para encontrar seu público-alvo, por exemplo, buscando saber em quais canais os consumidores estão presentes e de que forma você pode realizar pesquisas. Com isso, o seu planejamento começa a tomar forma, e a construção da audiência tem mais produtividade.
Uma das formas para encontrar o seu público-alvo é analisar como os concorrentes estão atuando no universo digital. Isto é, procure observar a maneira como eles se comunicam nas redes sociais, a linguagem que utilizam no site.
Assim, é possível identificar com maior clareza o público que pode ser muito similar ao que você pretende impactar. Os artigos do blog também são excelentes referências para perceber a quem uma empresa se dirige. Imagine que os textos produzidos mencionam sempre as principais dificuldades enfrentadas pelos pequenos empresários.
Nesse caso, o grupo de personas pode ser composto de microempreendedores, e não de grandes empresas, por exemplo. Esse é um dos processos que pode utilizar para obter alguns insights poderosos sobre como encontrar o melhor público para conquistar na internet.
Algumas ferramentas são indispensáveis durante essa busca pelo público ideal no ambiente online. Um exemplo disso é a Ubersuggest, que exibe gratuitamente várias ideias de palavras-chave que podem estar ligadas à marca. Se o segmento do negócio for nutrição, e você digitar “nutricionista em Curitiba”, a ferramenta vai mostrar centenas de outras opções, como “emagrecer nutricionista online”.
Com isso, você poderá armazenar todas essas informações para buscar no Google as empresas que aparecem quando esses termos são digitados. Será, então, possível observar os títulos e as descrições que aparecem nos resultados de busca (orgânicos e pagos).
Portanto, procure perceber a forma como as chamadas foram escritas: se é uma linguagem mais jovial, conservadora, voltada para homens ou mulheres, de qual faixa etária, enfim, todos esses aspectos devem ser avaliados para encontrar outras estratégias para se destacar ainda mais na internet.
As redes sociais se popularizaram muito entre os consumidores e podem ser fontes muito ricas para identificar não só a atuação de outras empresas, como o comportamento de potenciais clientes. Além disso, essas plataformas também podem ser utilizadas para constatar novas oportunidades no segmento de atuação.
É preciso definir as redes que pretende investigar: o Facebook, Instagram e o LinkedIn — se o mercado for B2B, podem fornecer muitas ideias. A principal dica é examinar o conteúdo publicado por marcas, garantindo a constatação do nicho que a empresa está atuando.
Os feedbacks das pessoas nas páginas das empresas, seja por meio de comentários, seja por compartilhamentos, também revelam muito sobre o perfil dos consumidores. Portanto, aproveite o potencial que essas ferramentas oferecem para auxiliá-lo na definição do seu público-alvo.
Muitas marcas cometem equívocos terríveis porque ainda direcionam esforços para o alcance em massa. O fato é que, muitas vezes, as empresas desejam atuar em um mercado que possui vários líderes já consolidados, e isso dificulta muito o sucesso.
Por essa razão, em vez de se preocupar com o tamanho da pizza inteira, é mais viável pensar em mirar uma fatia. Isso quer dizer que, se o profissional atua na área da psicologia, que, com certeza, já tem algumas figuras de autoridade, ele pode focar no atendimento exclusivo às crianças que sofrem de obesidade infantil, por exemplo. Parece muito específico, mas esse é um dos principais fatores que farão com que uma empresa se diferencie das demais e conquiste resultados incríveis no mercado!
Depois de passar por todas as etapas citadas até aqui, chegou a hora de avaliar os dados adquiridos para criar o perfil do cliente ideal. Sendo assim, trace uma personagem que será o potencial cliente perfeito. Somente formulando hipóteses é que você poderá constatar quem de fato é o público-alvo da empresa.
A formulação também precisa levar em consideração os objetivos que a empresa pretende ter com a realização das pesquisas. Portanto, depois de criar as hipóteses, é preciso testá-las para saber se estão certas ou não.
Assim, elas podem ser confirmadas ou refutadas de acordo com os dados que são obtidos com base nas pesquisas. Se forem confirmadas, são levadas adiante; quando refutadas, podem ser descartadas durante o processo. Por isso, as hipóteses podem ser elaboradas ao longo das investigações.
Que tal ouvir as pessoas que podem representar o público da empresa na internet? É isso que a pesquisa propõe: uma coleta de informações a fim de constatar se essas pessoas são, realmente, o público da marca. Os formulários podem reunir questões demográficas e comportamentais.
Após criar algumas hipóteses, é chegada a hora de validá-las por meio da aplicação desse questionário. A entrevista com os clientes atuais pode auxiliar bastante na identificação das características semelhantes e, consequentemente, na criação de um perfil completo do público desejado.
Outra tática é criar um formulário por meio do Google Forms e enviá-lo por e-mail para as pessoas que desejam contribuir. É interessante oferecer algum tipo de recompensa para os participantes da pesquisa — afinal, eles terão um papel fundamental na sua estratégia de marketing.
Atualmente, é bem difícil encontrar alguém que não use, pelo menos, uma rede social. Esses espaços são plataformas muito boas para analisar o comportamento das pessoas e descobrir o público-alvo. Além disso, as mídias sociais estão sendo amplamente usadas para que a audiência tenha um contato mais próximo com as marcas.
Ou seja, é um excelente ambiente para se comunicar com potenciais clientes. Portanto, utilizar as redes sociais para monitorar e compreender melhor seus prospects é fundamental para identificar as novas oportunidades. Entretanto, você precisa conhecer as características de cada mídia social e o tipo de público presente nelas.
Dessa forma, você poderá escolher as mais adequadas e reconhecerá em quais o seu público-alvo em potencial está presente. Assim, fica mais simples levantar as informações e analisar os dados mais interessantes.
A Data Management Platform (DMP) é baseada na reunião de dados valiosos sobre o comportamento do público. É possível criar campanhas mais segmentadas, otimizando a entrega dos anúncios. Um exemplo disso é quando a empresa obtém informações do comportamento de navegação dos visitantes de determinados sites.
Assim, existe a possibilidade de direcionar a publicidade de acordo com os interesses dos consumidores. As chances de aumentar as conversões por meio dessa estratégia são enormes. Afinal de contas, para captar o interesse das pessoas nos dias de hoje, é necessário investir no poder que os dados oferecem para criar anúncios impossíveis de serem ignorados!
Após a tabulação dos dados, é possível criar o perfil mais coerente com o público-alvo da marca. Mesmo assim, é indispensável a realização de vários testes para averiguar se essa audiência é realmente o foco dela. Por isso, perceba como está sendo a reação das pessoas nos anúncios realizados.
Outro aspecto importante de ser avaliado é se o número de conversões e vendas aumentou. Afinal de contas, quando o assunto é marketing digital, a mensuração de resultados deve ser realizada constantemente para que seja possível alcançar um retorno expressivo.
Os caminhos para saber como descobrir o público-alvo são diversos, e é preciso encontrar o que mais se encaixa no seu negócio. De fato, ter um retorno satisfatório no ambiente digital requer estratégia e tempo. No entanto, com dedicação e um monitoramento constante, os resultados são extraordinários!
Se você quer aprofundar ainda mais seus conhecimentos, confira também as principais tendências de consumo nas redes sociais!