A revolução imposta pelos benefícios do universo online afetou diversos setores da vida das pessoas. Essa máxima vale, inclusive, para a publicidade na internet. Os recursos mais modernos trazidos por novas ferramentas resultaram na quebra de paradigmas e na afirmação de diferentes práticas de anunciar na web.
Quando navega pela internet, o usuário pode escolher o que acessar. Em outras palavras, consome apenas o que bem entender. Isso exige, de forma direta, a qualificação constante dos conteúdos publicitários. Afinal de contas, materiais sem o poder de atração necessário tendem a cair no esquecimento.
Considerando a importância de se reinventar com frequência, determinados tipos de publicidade vêm perdendo espaço no mercado. Para quem trabalha no meio ou se interessa pelo assunto, este post é bastante válido, pois listamos práticas em desuso e suas respectivas alternativas mais eficientes. Continue a leitura e confira algumas!
Em tempos de uso massivo de redes sociais, é comum que várias marcas invistam grandes montantes em anúncios pagos. Afinal de contas, à primeira vista, essa alternativa parece mais eficaz e simples. Mas cuidado!
Nem sempre a segmentação oferecida por essas plataformas é a mais indicada para fazer valer o valor pago. As métricas disponibilizadas, por sua vez, podem ser enganosas.
As conversões orgânicas, então, são a chave e a resposta para as dúvidas que provavelmente surgiram na sua cabeça ao ler os parágrafos anteriores. Quando se trabalha para ter resultado com elas, o grande foco do conteúdo está na qualidade e na utilidade dele para o internauta.
Ao invés de destinar parte do investimento para alcançar mais pessoas que não necessariamente estão interessadas no assunto, trata-se de otimizar o material do anúncio. O direcionamento e a segmentação do conteúdo também integram essa etapa, elevando o potencial de retorno a partir da relevância apresentada.
Hoje em dia, o tempo é cada vez mais valioso. A rotina corrida e o pouco espaço entre um compromisso e outro fazem com que o período gasto por uma pessoa na internet seja curto. Por isso, a publicidade na internet precisa ir direto ao ponto, com eficiência e velocidade.
Mensagens longas não chamam atenção à primeira vista. Muitas palavras tendem a fazer com que o usuário siga rolando a timeline e procure outras postagens para se dedicar.
Lembre-se: menos é mais! Portanto, invista em conteúdos curtos e objetivos. Ao trabalhar um anúncio, imagine-se no lugar do internauta e pense: ”será que eu me sentiria atraído por isso?”.
Frases ou imagens de impacto, com relevância para o usuário e aliadas à dose exata de informação e entretenimento são a melhor forma de dar o tiro certeiro.
Impactante historicamente na publicidade, o marketing tradicional trabalha com a produção de material para grandes massas. Sendo assim, busca atingir o maior número possível de pessoas a cada campanha veiculada.
Mídias como televisão, jornal e rádio, costumeiramente hospedeiras do marketing tradicional, não têm a capacidade necessária de englobar os interesses das pessoas impactadas. Determinado conteúdo pode chegar a milhares ou milhões de indivíduos, mas é provável que a esmagadora maioria deles sequer preste atenção.
Ao longo do artigo, palavras como relevância e conteúdo foram bastante abordadas, verdade? Pois elas são a base do marketing de conteúdo. Esse tipo de publicidade tem como objetivo a divulgação da marca por meio da produção de materiais úteis para os receptores.
Esses receptores, aliás, são fruto de pesquisas prévias de comportamento e interesse na web. Dessa maneira, a tendência de sucesso cresce exponencialmente, já que todos os materiais são direcionados e não ”caem de paraquedas” à frente dos olhos de quem vê.
Podemos tratar o marketing de conteúdo como um processo que procura, em ordem:
Tudo nessa estratégia está incluído em um processo global, denominado funil de vendas. O marketing de conteúdo consiste em uma prática inovadora, mas, ao mesmo tempo, já afirmada no mercado devido aos inúmeros cases de sucesso.
Finalizando o artigo, destacamos os banners. Esse tipo de material figura como um dos mais tradicionais na publicidade online e, ao contrário dos anteriores, ainda apresenta benefícios interessantes quando bem explorados, é fundamental estar atento às novas métricas associadas a este formato de publicidade, para obter a melhor otimização de orçamento para a entrega.
O mesmo vale para os pop-ups. Aquelas antigas janelas flutuantes caíram em desuso, porém formatos intersticiais utilizam um princípio parecido para expandir a experiência ao usuário. Apresentando formatos de alto impacto e criativos Rich Media, é possível conseguir altas taxas de clique e engajamento, em formatos que contam com a opção de descarte fácil, a relação entre impacto e resultado pode se tornar excelente para a campanha.
São ferramentas que estão passando por transformações, e que, quando não se moldam de acordo com os interesses do internauta, podem ser consideradas elementos invasivos na experiência do usuário. Sendo assim, é fundamental saber usar esse tipo de publicidade corretamente, inserindo as chamadas intervenções flutuantes nos contextos adequados, respeitando o interesse do público e garantindo a exibição em uma interface amigável.
Traçando uma definição objetiva, Branded Content quer dizer ”conteúdo de marca”, ou a criação de um material diretamente ligado ao universo de certa empresa. Qualidade e relevância para o público-alvo são primordiais nesse sentido
Que tal, então, dar mais dinâmica e flexibilidade, adaptando o marketing com informação e entretenimento? Gerar interesse de modo sutil consiste em uma excelente forma de engajar usuários e, como consequência, dar credibilidade à marca.
O case da Dove, abordando autodescrições de mulheres, foi um sucesso, trazendo um questionamento relevante e mostrando que a corporação se posiciona claramente a respeito do tema.
Além das práticas listadas, existem outras caindo em desuso. O vídeo marketing, por exemplo, já tem se mostrado superior ao vídeo comum. Enquanto isso, as redes sociais corporativas exigem um novo comportamento, baseado em todas as nuances citadas no post.
Para implantar as novas tendências de publicidade na internet e não ficar para trás da concorrência, é vital contar com uma empresa especializada. Assim, a implementação de qualquer tipo de anúncio passa a ser um processo bem mais tranquilo, com boas possibilidades de render frutos a curto, médio e longo prazo.
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