Sem dúvidas, a audiência nos dispositivos móveis tem se mostrado cada vez mais intensa no mercado. De acordo com a pesquisa Digital In 2018, no Brasil já temos mais celulares do que pessoas. Além disso, 120 milhões de brasileiros acessam as mídias sociais utilizando smartphones. Por essa razão, as marcas têm se preocupado cada vez mais com o engajamento em anúncio mobile.
O fato é que os bloqueadores de anúncio são uma realidade e muitos consumidores já têm utilizado como forma de afastar publicidades incômodas. Isso acontece devido à ausência de uma estratégia que considere as peculiaridades do aparelho, bem como uma série de outros aspectos.
É preciso acima de tudo, entender que a experiência que as pessoas têm com uma empresa ou com os seus produtos e serviços, deve ser a melhor possível. Assim, em vez de se irritar uma interrupção, o consumidor vai entender que se trata de algo extremamente relevante, que merece a sua atenção. Para te ajudar nisso, separamos algumas das melhores práticas que vão aumentar o engajamento dos seus anúncios mobile. Acompanhe!
Sabemos que um anúncio pertinente é aquele que aparece para a pessoa certa e no momento oportuno. Por isso, entender o contexto do consumidor é fundamental para obter mais interação. Isto é, identifique com clareza quem é a sua persona, o que ela está buscando, onde e em que situação. Sem falar que o usuário do mobile pode não ser o mesmo que interage com a marca no desktop.
Outro fator importante é que em muitos segmentos, o celular é utilizado pelos consumidores para entrar em contato, se relacionar com a empresa, porém, não necessariamente para tomar a decisão de compra. Portanto, invista em uma publicidade que seja relevante para o usuário e não em anúncios invasivos que oferecem uma experiência desagradável às pessoas.
Embora muitos anúncios sejam eficientes para captar o interesse do potencial cliente, em alguns casos, eles não são claros o bastante quanto à ação que esperam do consumidor. Certamente este é um dos principais motivos que dificultam o engajamento, afinal de contas, o celular está incorporado ao cotidiano das pessoas e, por isso, a publicidade concorre com muitos estímulos.
Ao criar um CTA (call to action) é de suma importância pensar no visual do botão, que deve ser grande, com uma cor contrastante ao fundo e uma fonte legível. A posição deve ser em uma área de destaque e no texto podem ser inseridas frases de incentivo como: “Aprenda grátis” “Reserve agora”, entre outras. Parece simples, mas muitas empresas perdem inúmeras oportunidades de se conectar com o seu público-alvo por falta de um CTA chamativo.
Uma das formas de tornar a interação do consumidor com a marca mais prazerosa é investir em anúncios com animação. Este formato diferente auxilia bastante na hora de diferenciar e chamar a atenção do público. Contudo, é importante ressaltar que o CTA precisa estar evidente desde o primeiro momento para evitar que o consumidor se distraia e não consiga entender o objetivo da publicidade.
Os recursos avançados em áudio, vídeo e outros elementos são os responsáveis que mais contribuem para o sucesso deste formato. A proposta do rich media é que o usuário possa interagir mais com os anúncios por meio do toque e as chances de o consumidor se envolver com o anúncio e se relacionar a marca são muito maiores.
Boa parte das empresas não alcança retorno satisfatório com os anúncios mobile, em virtude de uma mentalidade ultrapassada. Se antigamente era comum interromper o consumir a todo o momento apenas vendendo o produto a qualquer custo, hoje o cenário é outro.
Para se adaptar a esta nova realidade, as marcas precisam desenvolver o modelo mental de ajudar o consumidor. A confiança é um atributo que deve ser construído e auxiliar a sua persona a resolver alguns problemas é um caminho interessante para isso.
É fato que as empresas precisam vender e obter lucro, mas isso será uma consequência de um relacionamento duradouro com o público. E uma das formas de se construir um vínculo inabalável é gerar valor para as pessoas fornecendo o que elas precisam e desejam.
A criatividade é um aspecto fundamental na criação de anúncios atraentes, no entanto, algumas empresas cometem erros terríveis ao negligenciar o básico. De nada adianta criar uma publicidade online envolvente, mas que não oferece uma experiência boa para o usuário, ou seja, que demora a carregar no celular, por exemplo.
Por isso, é sempre importante estar atento às especificações técnicas para que isso não prejudique o desempenho da estratégia. Um designs simples e rápido pode ser o melhor investimento para obter resultados positivos com as campanhas mobile.
Infelizmente o nosso cérebro já está se acostumando a ver “mais do mesmo” quando o assunto é a publicidade online. Por esse motivo, a tendência de ignorar estes estímulos é cada vez maior, pois estamos nos habituando a rejeitar anúncios e os AdBlocks são prova disso.
Entretanto, ao apostar na tendência de criar um anúncio que não pareça uma publicidade a empresa amplia as suas oportunidades de ganhar a atenção do consumidor. A interação acontece de maneira espontânea e o usuário não sente a interrupção brusca de um anúncio.
A publicidade nativa é um recurso poderoso para alavancar os seus resultados com os anúncios mobile. Afinal de contas, ela considera o momento do consumidor e incorpora a sua realidade.
Apontamos as melhores dicas para aplicar nas campanhas mobile, entretanto, é importante ressaltar que de nada adianta praticar sem mensurar os resultados. O sucesso no marketing digital exige um refinamento constante e isso só será possível com um acompanhamento frequente dos dados. Assim, a marca terá condições de detectar rapidamente o que deve ser modificado para potencializar os resultados da campanha.
E para obter uma mensuração eficaz é preciso contar com um planejamento de mídia bem estruturado. Todos os objetivos traçados no plano sinalizam se as ações estão caminhando em direção ao rumo certo. E, sobretudo, indicam se os resultados gerados são positivos ou não.
Agora que você já conhece algumas das práticas mais recomendadas para anúncios mobile, chegou a hora de agir! Se você precisa de ajuda para montar uma estratégia de distribuição de campanhas online, entre em contato com a SimpleAds e entenda como podemos contribuir!