O uso das ferramentas tecnológicas permitiu que as empresas pudessem aprimorar suas estratégias de marketing e se aproximar mais do público. Nesse sentido, o Core Web Vitals se apresenta como uma alternativa do Google para melhorar a experiência de busca do usuário.
Para tanto, o buscador inseriu métricas que verificam a rapidez e estabilidade de um site frente à interação do visitante, apresentando-se como um recurso essencial para os negócios que desejam potencializar os seus resultados.
Levando tudo isso em consideração, criamos este conteúdo para falar um pouco mais sobre essa ferramenta focada em estratégias de SEO — otimização para motores de busca —, trazendo seu conceito, suas métricas, seus modos de execução e a importância dela para uma organização. Continue a leitura e confira!
Como já foi brevemente mencionado, o Core Web Vitals é um instrumento do Google que utiliza uma série de sinais fundamentais para propiciar uma melhor experiência do usuário, baseando-se em algoritmos que avaliarão a usabilidade de uma determinada página na web.
Esse processo envolve alguns indicadores, como:
A pretensão do Google ao desenvolver essas métricas era unificar os critérios qualitativos de uma página, em vez de fazer uso de inúmeros indicadores e ferramentas de avaliação. Além disso, procurou orientar os donos das páginas nos processos de melhoria da experiência do visitante.
Assim, as páginas que desejam manter o seu ranqueamento alto devem estar atentas aos modos de utilização do Core Web Vitals, embora existam outras ferramentas — como a Yoast SEO — que também auxiliarão nesse trabalho.
Para o Google, ao seguirem as recomendações das métricas do Core Web Vitals, as páginas conseguem aumentar a retenção do usuário em até 24%, um número bastante significativo e que pode impactar positivamente nos resultados obtidos. Dessa forma, a ferramenta constitui-se essencial para as estratégias de SEO.
Nessa conjuntura, todas as partes são beneficiadas: os usuários, que têm a sua demanda atendidas; a sua marca, que conseguirá estabelecer uma forte relação com o publico (evitando práticas como Black Hat SEO); e o buscador, que propicia melhores experiências na web.
Além disso, o Core Web Vitals trabalha qualificando o algoritmo do Google e propõe os ajustes de SEO que melhorarão a navegabilidade e retenção de usuários. Para tanto, a ferramenta utiliza alguns indicadores, os quais veremos mais profundamente adiante.
Para aferir a qualidade da experiência em um site, precisamos levar em consideração inúmeros fatores. Contudo, o Core Web Vitals acabou simplificando esse aspecto, reunindo os elementos fundamentais que qualificarão uma página em relação à interação com o visitante.
A seguir, veremos cada uma delas. Acompanhe!
Como já foi dito brevemente, a LCP é responsável por aferir a velocidade de carregamento total da página. Esse aspecto é muito importante, pois, caso um site leve alguns minutos para carregar, o usuário o abandonará.
Em sua tradução para o português, Largest Contentful Paint significa “impressão do maior conteúdo”. Ele é utilizado em substituição a outras métricas, que mediam apenas a velocidade de carregamento de parte dos elementos que compunham a página.
Desse modo, o Google orienta que o LCP deva se manter abaixo dos 2.5 segundos, considerando esse tempo como aceitável para que os usuários não tenham a sua experiência comprometida. Caso esse tempo seja ultrapassado, significa que ajustes devem ser realizados para que você não perca visitantes.
FID significa “atraso de primeira entrada”. Esse é o responsável por avaliar a velocidade de resposta referente à primeira ação do usuário na página — como um clique.
Portanto, o First Input Delay verifica o tempo gasto desde a interação inicial até a resposta do site, que acontece em alguns milésimos de segundo — o buscador orienta, como limite, 100 milissegundos.
Para o Google, a experiência satisfatória do usuário não se relaciona apenas ao carregamento do conteúdo, mas também ao tempo de resposta. Dessa forma, é interessante utilizar todas as métricas visando uma melhor satisfação do visitante.
Esse indicador tem como finalidade aferir a frequência e a gravidade de mudanças abruptas no layout de uma página. Na sua tradução, Cumulative Layout Shift significa “mudança de layout cumulativa”.
Essa mudança ocorre, geralmente, quando uma página possui elementos mais pesados de serem carregados ou anúncios redimensionados de modo automático, por exemplo. Isso faz com que o visitante que deseja clicar em um ícone acabe acessando um link indesejado, devido à mudança de layout ocorrida durante o carregamento total da página.
O Google estabelece uma pontuação de mudança de layout, resultado da multiplicação entre a Fração de Impacto (que afere o impacto da visualização do elemento) e a Fração de Distância (responsável por verificar o quanto o elemento se moveu). A média aceitável é uma pontuação abaixo de 0.1.
É válido salientar que os indicadores do Core Web Vitals podem ser aferidos tanto no laboratório — ou labdata —, quanto no campo — ou field data.
No primeiro caso, a análise consiste na utilização de ferramentas que simulam o carregamento do site em um ambiente controlado. No field data, por sua vez, a verificação leva em consideração a interação de visitantes reais, sendo capaz de captar comportamentos que o labdata não consegue.
Dessa maneira, o FID constitui-se de um indicador passível de ser aferido apenas em campo, uma vez que precisa que um usuário interaja com a página. Nesse sentido, as ferramentas podem se valer de outra métrica para se aproximar dele, como o Total Blocking Time (ou TBT). Já o LPC e o CLS podem ser utilizados tanto em campo, quanto em laboratório.
Como cada instrumentos utiliza metodologias distintas, os resultados variam. Desse modo, é necessário dominá-los para combinar os resultados obtidos, tanto os de laboratório, quanto os de campo.
Os processos de análise e mensuração de resultados requerem muita atenção e domínio dos instrumentos disponibilizados pelo Google.
A seguir, falaremos de algumas ferramentas que auxiliarão durante essas etapas.
Uma das ferramentas é O Chrome User Experience Report, que se vale de dados de campo com a finalidade de verificar os indicadores do Core Web Vitals, além de outros referentes a diagnóstico das páginas.
É possível acessar os dados das seguintes maneiras:
O PageSpeed Insights é um instrumento muito conhecido para aferir a velocidade das páginas. Mais recentemente, passou a trabalhar com as métricas do Chrome UX Report, divididas entre desktop e mobile, além de oferecer pareceres de melhorias. Está disponível na internet e como API.
O Page Speed Insights traz informações sobre dados de campo do Crome UX Report e também os de laboratório, oferecendo uma pontuação global referente à velocidade.
Essa ferramenta é fundamental para as práticas de SEO e possibilita a emissão de um relatório completo sobre o Core Web Vitals, fazendo o uso de dados reais do site.
Nesse sentido, os resultados são agregados levando em consideração os seus status —Ruim, Melhorias necessárias e Bom —, que possibilitam apontar quais páginas precisam de ajustes.
Caso você tenha feito o uso das ferramentas citadas e chegou à conclusão de que o desemprenho do seu site está abaixo do desejado, é necessário promover alguns ajuste. Porém, tenha em mente que alguns deles devem ser realizados por profissionais especialistas.
Veja, a seguir, como melhorar a sua pontuação no Core Web Vitals.
A respostas dos elementos em tela dependem do recebimento do conteúdo do servidor para o navegador. O tempo gastos nesse processo influencia em todas as métricas de carregamento, sobretudo o LCP e o FID.
Para que esse intervalo seja breve, algumas ações podem ser executadas, tais como:
Alguns elementos definem o carregamento da página e afetam o LCP. Para otimizar esse carregamento, é preciso:
A principal função de um web worker é permitir que o JavaScript — responsável por atrasar as respostas ao visitante de uma página — seja executado em segundo plano.
Assim, as operações que não fazem parte da interface com o usuário são movidas para uma thread de trabalho. Desse modo, o navegador é capaz de exercer as tarefas requisitadas, melhorando o FID.
Sempre inclua atributos de dimensão em imagens e vídeos de conteúdo. A falta dessa configuração é uma das principais razões para o baixo desempenho do CLS, uma vez que esses elementos podem levar muito tempo para carregar e causar mudanças repentinas de layout.
Por outro lado, ao definir as medidas de largura e altura, o navegador já sabe que precisa alocar o espaço correto para aquele conteúdo — o que melhora significativamente o seu desempenho.
Sempre inclua os atributos de tamanho nas imagens e vídeos do conteúdo. A ausência dessa configuração é uma das principais razões para que o CLS tenha seu desempenho comprometido, já que esses elementos podem demorar a carregar e causar mudanças repentinas no layout.
Por outro lado, quando você define as medidas de largura (width) e altura (height), o navegador já sabe o espaço correto que precisa alocar para aquele conteúdo.
Anúncios e conteúdos dinâmicos também tendem a causar movimentos inesperados de layout durante o carregamento. Eles podem mudar de tamanho dependendo do que vai aparecer, empurrando o conteúdo principal.
Uma das soluções para evitar que isso aconteça é reservar um espaço estático para esse tipo de conteúdo, em vez de deixar o anúncio se ajustar automaticamente ao tamanho do seu espaço. Portanto, tente definir a dimensão mais provável com base no histórico, ou escolha o maior tamanho possível para evitar excesso de espaço.
Estamos vivendo um período muito particular no que se refere ao avanço tecnológico, e já podemos falar em realidades antes impensáveis, como o Metaverso. Esse cenário trouxe também a criação de diversas ferramentas que auxiliam as empresas na criação de estratégias de melhoria de resultados.
Nesse contexto, o Core Web Vitals foi desenvolvido pelo Google: um instrumento que utiliza métricas para mapear o que precisa ser melhorado em um site, levando em consideração, sobretudo, a experiência do usuário.
Sabemos que quando um visitante frequenta uma página e ela apresenta problemas em sue carregamento, as chances de que ele abandone o site e não volte a interagir com ele são grandes. Isso acontece porque, no universo da tecnologia, a velocidade de interação tem um papel fundamental.
Portanto, é imprescindível que as organizações estejam atentas a essa demanda, já que ela é crucial para reter e atrair visitantes — e, consequentemente, aumentar as chances de conversão.
Logo, ao utilizar as principais métricas que influenciam essa experiência, o Core Web Vitals orienta aos donos de sites sobre os aspectos que devem ser modificados para satisfazer as necessidades do púbico. Portanto, é uma poderosa ferramenta que auxiliará na obtenção dos resultados desejados.
E você, já utilizou essa ferramenta? Deixe o seu comentário e compartilhe a sua opinião conosco!