A pandemia causada pelo coronavírus impactou bilhões de pessoas e empresas em todo o mundo. As medidas de combate à doença, como o isolamento e o distanciamento social, impulsionaram mudanças profundas no comportamento dos indivíduos, o que, por sua vez, reflete na maneira como as empresas administram os seus negócios.
Nesse sentido, as organizações começaram a buscar meios para se reinventar e sobreviver no mercado. Diante desse cenário, a transformação digital foi a alternativa mais viável, mas isso impactou as estratégias de marketing das empresas que ainda não investem em ações na internet. Esse fato impulsionou o crescimento do marketing digital na pandemia.
Mesmo depois das medidas de flexibilização, o comércio eletrônico e as estratégias de marketing digital continuam em alta, mostrando que não é uma tendência passageira, mas sim um imperativo imposto pela realidade digital em um mundo cada vez mais conectado. Então, este artigo falará sobre o crescimento do marketing digital no Brasil, seus métodos e soluções. Continue com a gente para conferir.
Estima-se que 62,4% das empresas brasileiras foram impactadas negativamente pela pandemia. Esse dado foi retirado da Pesquisa Pulso Empresa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), realizada com 2,8 milhões de empresas na segunda quinzena de junho de 2020. A principal dificuldade apresentada por elas foi o fechamento temporário das lojas físicas, imposto pelas medidas para redução do contágio.
No intuito de sobreviver a esses desafios, as empresas resolveram investir na transformação digital, que envolve não somente a adoção de estratégias de marketing digital, mas, também, a aplicação de tecnologia em todos os processos internos da organização. Esse movimento de migração online impactou tanto as vendas quanto as entregas. Ainda, segundo a pesquisa do IBGE, 33,5% das empresas adotaram a entrega de produtos por delivery e a execução de serviços pela internet.
Já em relação às vendas, houve um crescimento exponencial dos e-commerces e marketplaces. Esse fato foi comprovado pela 4ª edição da pesquisa do Neotrust, realizada no segundo trimestre de 2020, que afirmou que o setor de e-commerce faturou R$ 33 bilhões. Em comparação com o ano passado, houve um aumento de 104,2%.
Diante disso, podemos concluir que, durante a pandemia, a maioria dos setores da economia do país foi impactada negativamente. Contudo, aqueles que já tinham ou aderiram ao e-commerce conseguiram se destacar e sobreviver financeiramente.
É importante mencionar que o Brasil é o 4º país do mundo em número de usuários de internet. Esse ponto, combinado com o isolamento social e a preocupação com a contaminação, impulsiona o crescimento das vendas online.
Portanto, é possível verificar uma mudança no comportamento do consumidor, pois pessoas que antes se sentiam desconfortáveis em comprar pela internet, agora, adotaram esse hábito para conseguir consumir produtos e serviços com segurança. Segundo a pesquisa do Neotrust, o e-commerce ganhou 5,7 milhões de novos consumidores em 2020.
Lembre-se de que as organizações que já estavam no mundo digital, hoje, têm uma concorrência maior, e as que ingressaram devido à pandemia precisam encontrar o seu lugar nesse novo mercado. Por isso, não adianta conhecer o perfil do consumidor ou migrar para o comércio virtual se a sua empresa não investe em ações de marketing digital para que as pessoas conheçam a sua marca e os seus produtos ou serviços.
Como já foi mencionado, o comércio eletrônico ascendeu significativamente após as medidas de restrição impostas pelos órgãos internacionais de saúde e, junto a ele, as estratégias de marketing digital passaram a ser essenciais para atingir o público que se encontrava impossibilitado de sair de suas casas.
Essa conjuntura impôs que as empresas adotassem táticas de reaproximação com o cliente utilizando as ferramentas tecnológicas disponíveis e acelerou um processo que já estava em curso. Assim, as organizações, para se destacarem em um mercado marcado pela alta competitividade, precisaram se adaptar a esse cenário.
O marketing digital pode ser a chave para o sucesso da sua empresa na pandemia. Por isso, é importante investir em estratégias validadas pelo mercado para se adaptar a essa nova realidade. Por exemplo, atualize a sua persona, lembre-se de que o comportamento do consumidor mudou e, consequentemente, o perfil do seu cliente ideal também.
Ainda, você deve separar um tempo para cuidar dos seus clientes atuais, para que eles se sintam acolhidos pela organização. Também é necessário revisar a comunicação e produzir conteúdos de acordo com as novas necessidades dos clientes, como divulgar as boas práticas de proteção contra a Covid-19 adotadas no seu processo.
A empresa também pode investir em outros formatos de marketing digital, como a inserção de espaços publicitários no seu site para a inclusão de anúncios. Essa pode ser considerada uma fonte segura de monetização do seu tráfego, bem como ajuda na experiência dos visitantes. À vista disso, existem diversos formatos de espaços. Veja alguns deles a seguir:
Quanto mais diferenciadas forem as suas estratégias, maiores serão os resultados obtidos. Lembre-se de não colocar todos os ovos em uma única cesta. Por isso, organizações que investem em diversas ações de marketing digital saem à frente da concorrência.
Vale destacar que a pandemia impulsionou o crescimento da presença da população na internet, que, por sua vez, representa consumidores que necessitam de informações rápidas para tomar decisões de compra. Por isso, os anúncios são uma boa opção para que eles encontrem a sua empresa no mundo digital.
Essa estratégia pode proporcionar diversos benefícios, entre eles o aumento da visibilidade da marca, a melhoria no tráfego, o aumento do alcance online, a ampliação do engajamento e o crescimento das vendas. A adoção de anúncios pode tanto ajudar a conquistar novos clientes quanto a monetizar o site quando você coloca à disposição dos anunciantes um espaço publicitário.
Existem vários modelos de anúncios. A empresa precisa pesquisar e escolher aquele que oferece o melhor custo-benefício. Atualmente, os consumidores estão muito seletivos, e torna-se importante adotar novos formatos, como o rich media. Este é um anúncio composto por vídeos, áudios, imagens e jogos, que estimula o visitante do site a interagir com o conteúdo.
Se você precisa investir em novas estratégias de marketing com foco em anúncios online, a SimpleAds pode ser a sua parceira ideal, pois é uma empresa que visa simplificar a entrega de campanhas publicitárias na internet. O crescimento do marketing digital na pandemia depende da sua atitude.
Como já entendemos o conceito e a importância do marketing digital no contexto pós-pandêmico, abordaremos, a seguir, algumas perspectivas para o futuro desse ramo, apresentando algumas de suas tendências para que você possa investir. Confira!
Os canais possibilitam a execução das estratégias, promovem a sua presença digital e aproximam sua empresa do público, criando com ele uma relação de confiança. Assim, o LinkedIn, Instagram, Facebook e YouTube constituem-se nos principais canais digitais para a comunicação com os consumidores e tendem a ficar cada vez mais populares.
O LinkedIn vem ganhando cada vez mais espaço como canal de informação e para negócios, possibilitando a prospecção de um público mais segmentado e, apesar de não ser tão popular quanto os demais, vem crescendo consideravelmente.
Já o Instagram, YouTube e Facebook, com novos recursos sendo lançados a todo momento, possuem, literalmente, alguns bilhões de usuários em todo o mundo, permitindo maior interação com os usuários e acesso a feedbacks imediatos. Portanto, é imperioso que as empresas estejam presentes nesses canais.
Tratando-se de estratégias, as principais tendências para o marketing digital são SEO, Branded Content e Social Ads, respectivamente. Falaremos sobre cada uma delas e como podem ser aplicadas a seguir.
SEO, ou Otimização de Sites, é o conjunto de estratégias que tem como principal objetivo ranquear o posicionamento de uma página em um site de buscas, como o Google. Essas estratégias fazem aumentar o tráfego de usuários dentro de um site e potencializam a possibilidade de conversão de leads.
É uma estratégia que se relaciona ao SEO. Ela consiste na produção de conteúdo relacionado à marca, que intenciona a criação e o fortalecimento de uma identidade, além de construir uma forte presença para o sucesso no meio digital.
O Social Ads tem uma importância fundamental para quem deseja impulsionar seu empreendimento. Constitui-se em publicidade e anúncios veiculados em redes sociais e pode servir de apoio às demais estratégias.
Portanto, o marketing digital é essencial no atual contexto marcado pela pandemia. O crescimento do marketing digital no Brasil já estava em curso, mas foi acelerado pelas medidas restritivas que atingiram a circulação de pessoas nas ruas. Dessa forma, as empresas tiveram que adaptar suas estratégias de marketing para o meio digital, e esses métodos utilizados estão mostrando que vieram para ficar.
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