Toda ação digital de qualidade é resultado de uma estratégia de Marketing planejada para atingir os objetivos da marca. Nesse universo, existem várias metodologias de eficiência comprovada, uma delas diz respeito aos CTAs de Marketing.
As Calls To Actions, ou chamadas para ação, são técnicas que buscam manter as pessoas engajadas com a marca no funil de vendas. O conceito se baseia em sugerir passos seguintes ao usuário, como acessar outro conteúdo, entrar em contato, assinar uma newsletter etc. Tudo isso sem atrapalhar sua experiência.
Versões online do tradicional ”empurre — ambiente climatizado” colocado na porta de um estabelecimento comercial, os CTAs têm um vasto terreno a ser explorado. É por isso que elaboramos este conteúdo completo sobre o assunto. Continue conosco e saiba tudo a respeito das chamadas para ação e otimize suas campanhas de Marketing!
Trata-se de um acrônimo que representa a intenção de conduzir o visitante de determinada página a continuar envolvido com a marca a partir de outra ação realizada na sequência. Portanto, CTAs de Marketing cumprem papel vital na promoção de campanhas e na geração de leads.
Conforme veremos ao longo do post, há uma enorme gama de alternativas de CTA. A escolha adequada faz toda a diferença nos resultados, já que pode variar de um link direcionando o usuário a outro artigo em um blog até a oferta de materiais ricos e aprofundados, como um e-book.
De qualquer maneira, esse conceito carrega sempre o mesmo intuito principal: fazer com que o visitante da página dê o próximo passo no funil de vendas sem prejudicar em nada o processo de experiência do cliente. Daí a necessidade de jamais usar tons que possam parecer invasivos a ele.
Assim como em outros aspectos relacionados ao Marketing Digital, as ações dependem do público-alvo. Isso exige cuidado ao eleger o Call To Action adequado para cada conteúdo, e você vai entender melhor ao continuar a leitura do texto.
A jornada de compra está ligada ao funil de vendas e, já que em uma campanha de Marketing Digital todos os elementos têm relação entre si, o estágio do funil precisa ser levado em consideração para definir o melhor CTA.
O primeiro passo é identificar o tipo de usuário que o conteúdo em questão tende a atrair. Se o visitante acaba de conhecer a marca, não se pode correr o risco de pular etapas, ou seja, jamais ofereça, por exemplo, um teste grátis de determinado produto ou serviço. Que tal recomendar um e-book educacional sobre o tema?
Caso o público seja majoritariamente formado por pessoas que já chegaram ao estágio de decisão de compra — meio ou fundo do funil, a alternativa da oferta de um produto já se enquadra muito melhor. A seguir, confira os principais formatos de CTAs de Marketing.
Um dos tipos mais comuns de Call To Action hoje em dia são os banners, sobretudo em plataformas como redes sociais, blogs e campanhas de display. A imagem pode transmitir informações de modo flexível, sem posição fixa na tela, e com bastante profundidade de conteúdo.
O banner cai bem tanto no meio de um texto escrito em um blog como na parte lateral dele, por exemplo. A vantagem é que ele fica visível durante toda a experiência do usuário na página. Nas redes sociais, esse formato cumpre uma função interessante como simples publicação, chamando atenção e propiciando a opção da legenda para complementar.
Ao adicionar um botão como chamada para Ação, a marca facilita a tomada de decisão do cliente. Afinal de contas, diminui o esforço dele para que determinada ação seja finalizada.
Presente com frequência em formulários de campanhas de e-mail, e-commerces e especialmente páginas de venda, o botão pode aparecer nos estágios de topo de funil, para baixar um e-book, ou de fundo, para concretizar a compra, por exemplo.
Em conteúdos publicados em blogs, os links são CTAs fantásticos. Isso porque alimentam o tráfego orgânico dentro da página, aumentando a credibilidade e a autoridade da marca sob a visão do visitante.
Outro benefício de usar links é a possibilidade de expandir os horizontes do usuário, que consegue sair de um artigo para plataformas de diferentes conteúdos, como E-mail Marketing ou e-books.
A palavra-chave aqui é planejamento. De acordo com o público que se pretende atingir, a etapa do funil e a identidade da marca, define-se o CTA específico para cada conteúdo. Veja na sequência algumas práticas eficientes para aumentar o nível de assertividade.
Acima conferimos os principais formatos de Call To Action, e eles podem atender a distintos objetivos específicos, que muitas vezes variam entre:
CTAs de Marketing exigem objetividade, indo sempre direto ao ponto. O visitante deve entender logo de cara qual é a intenção da marca, ou seja, a mensagem precisa explicar com clareza o que o usuário fará.
Lembra que lá no começo do texto usamos o exemplo de ”empurre; ambiente climatizado” como ótima forma de contato com as pessoas no ambiente físico? Pois então: no universo digital, a transmissão direta da ideia continua sendo vital.
Vale usar verbos no imperativo, criando frases do tipo ”acesse já”, ”compre agora”, ”confira o conteúdo sobre outro tema”, ”crie seu cadastro” etc. Tudo isso agrega um caráter de imediatismo e escassez, aumentando a possibilidade de o público responder bem.
No Marketing de Conteúdo, relevância é absolutamente fundamental em todos os processos. E para montar o CTA, a máxima segue valendo.
De nada adianta chamar atenção com mensagens capazes de despertar curiosidade e excitação se os passos seguintes forem decepcionantes. O visitante, lembre-se, valoriza o que julga relevante e útil para ele, portanto todas as etapas precisam de qualidade, agregando algo novo a quem as consome.
O poder dos números não deve ser deixado de lado quando fizer sentido usá-los. Eles ajudam a esclarecer contextos e transmitir honestidade às pessoas.
Portanto, mesmo que inconscientemente, o público tende a se sentir mais atraído por chamadas como ”acesse já e aproveite 25% de desconto” ou ”seja um dos 100 primeiros sortudos a comprar nosso serviço pela metade do preço”.
Para que ocupem boas posições nos mecanismos de busca e fomentem o tráfego orgânico da página, os materiais online devem ser escaneáveis, ou seja, fáceis de ler, de assimilar e de navegar.
Nesse sentido, as CTAs de Marketing precisam ter os links sublinhados ou em tonalidades diferentes do resto. Caso se aposte em um botão, vale a pena empregar efeitos tridimensionais, dando a aparência de clicável.
Cores carregam emoções e intenções, por isso consistem em um elemento bem importante ao organizar uma chamada para Ação. Cada estilo se encaixa melhor em um tom, por exemplo:
Já abordamos alguns casos até aqui, mas agora você confere mais a fundo os materiais específicos mais propícios à inclusão de Calls To Action promissores.
O consumo de conteúdo nas redes sociais é extremamente significativo hoje em dia, o que faz dessas plataformas uma excelente opção para veiculação de CTAs. Nelas, qualquer marca consegue alcançar quantidades altas de usuários, tornando-as ferramentas primordiais para campanhas de Marketing.
Cada rede social tem suas peculiaridades, o que demanda a adaptação da CTA conforme essas características específicas. Entretanto, um mero estímulo ao compartilhamento do conteúdo publicado já pode garantir excelentes resultados!
O Marketing de Conteúdo explora muito bem os benefícios de postagens em blogs, ou seja, esse tipo de produção abriga uma incrível diversidade de possíveis chamadas para Ação. Se boa parte dos artigos visam o topo do funil, é preciso usar as metodologias certeiras para ganhar eficiência e manter girando a roda da jornada de compra.
Nas dicas anteriores mencionamos a definição clara dos objetivos, e agora enfatizamos essa máxima: quanto mais alinhado a CTA ao estilo do post, mais chances ele tem de gerar novos leads para a empresa, levando o usuário a outras etapas do funil.
A Call To Action de um blogpost pode variar de um simples incentivo ao compartilhamento até o contato com a marca, passando por opções também já citadas por aqui, como acompanhamento da newsletter ou direcionamento a outros artigos publicados.
Ninguém chega até o site de uma marca por acaso: existe ao menos algum interesse. É aproveitando essa tendência que as diversas páginas de um portal corporativo podem oferecer CTAs para estimular a ação dos visitantes.
Tanto na página inicial quanto em abas específicas, o site tem alta capacidade de incentivar compras ou aproximações da relação entre usuário e empresa. Não se esqueça de que, a partir do momento em que a pessoa está navegando pelo portal, as opções de serviço à disposição podem satisfazê-la de alguma forma.
As newsletter, por exemplo, são ótimos materiais para ofertar dessa maneira, criando um laço duradouro com o visitante que aceita receber materiais de valor via e-mail.
Acima mencionamos as newsletter, que precisam de boas CTAs para encantarem os receptores. Lembre-se: quando o usuário fornece dados como o endereço de e-mail para a marca, ele manifesta claro interesse, vira um lead e se mostra apto a adquirir algum produto ou serviço.
Por outro lado, nada de exagerar na abordagem: e-mails são boas ferramentas para avaliar o nível real de desejo dos receptores. E nesse sentido, chamadas para Ação assertivas tendem a elevar o índice de conversão da estratégia, com mensagens atrativas ao final do conteúdo.
Campanhas pagas visam resultados evidentes. Sendo assim, as pessoas precisam finalizar ações concretas para garantir rentabilidade.
Seja para a compra de um produto ou para a inscrição em determinado curso ou newsletter, o CTA certeiro é aquele que melhor atinge o visitante, de preferência usando palavras atraentes e objetivas.
Métricas existem aos montes no universo do Marketing Digital, e a mais eficaz para medir o desempenho de uma CTA é a chamada Click-trough Rate (CTR). Em português, Taxa de Clique: entre os usuários que podem ter visto a chamada para ação, quantos foram adiante?
Para responder a essa pergunta, basta projetar com antecedência qual será a plataforma de mensuração. Uma vez definida, é hora de elaborar parâmetros de rastreamento do link da CTA. Tempo mais tarde, chega o momento de conferir a quantidade de visitantes desse link, e depois de avaliar quantos desses usuários foram oriundos do conteúdo prévio.
O CTR consiste na divisão do número de visitantes que vieram da CTA e a quantia geral de visitantes na página do CTA. Se 500 usuários acessaram o material que continha a CTA e 25 marcaram presença no link de destino dessa Call To Action, faz-se 25/500, chegando a um índice de 5%.
Seguindo as técnicas adequadas e acompanhando os resultados, a tendência é conseguir alcançar objetivos cada vez melhores. Para otimizar as CTAs de Marketing, a melhor alternativa não deixa de ser simples: mensuração e busca constante por evolução na formatação das chamadas para ação.
Ainda assim, existe um passo a passo interessante para não perder qualidade:
Assim como outros elementos desse setor, as CTAs de Marketing têm um potencial muito grande. Quando desenvolvidas corretamente e integradas a campanhas robustas, visando um público-alvo bem definido e aplicando a linguagem ideal para atingi-lo, essas chamadas podem marcar a diferença entre a conversão e o avanço no funil de vendas ou o contrário.
Se o post foi útil para você de alguma maneira, aproveite a visita ao blog!