A comunicação eficiente de uma empresa é aquela que estabelece um relacionamento próximo, atrativo e relevante com o público. A melhor forma de criar estratégias eficientes e que gerem bons resultados é se basear no comportamento do consumidor, ou seja, trabalhar assuntos que sejam atrativos e que se aproximem da sua realidade.
Entender como as pessoas se comportam diante das mudanças do mercado é importante para suas estratégias de marketing. Mais ainda agora, que a pandemia da COVID-19 passou a impactar a rotina de todos.
Quer saber mais sobre o assunto e saber o que deve mudar no comportamento do consumidor daqui para frente? Acompanhe este post!
A importância de entender o comportamento do consumidor não é propriamente uma novidade para o marketing. Porém, com a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), o modo de agir das pessoas tem mudado de maneira significativa diante de um cenário de incertezas permeado por longos períodos de isolamento.
Isso, certamente, terá impacto em suas estratégias de comunicação. Afinal, é preciso se adaptar ao que muitos têm chamado de “novo normal” e buscar formas mais eficientes de se comunicar com as pessoas.
Os objetivos, os hábitos e o modelo de consumo vêm se transformando rapidamente e profundamente. É hora de tornar essa crise em mais uma oportunidade para o seu negócio.
É possível perceber algumas mudanças no comportamento do consumidor que começaram assim que foi decretada a necessidade do distanciamento social. Vamos falar sobre elas, a partir de agora.
Há alguns meses, assistíamos um país dividido em dois lados e com fortes tendências ao individualismo. Com a chegada da pandemia, as pessoas viram que medidas de distanciamento — como o isolamento, evitar abraços e apertos de mão, entre outras — são necessárias para a manutenção do bem-estar coletivo.
Esses novos hábitos reforçaram o sentimento de comunidade e, apesar da distância, as pessoas estão mais próximas e com tendências a defender causas comuns e coletivas. Dessa forma, as empresas devem repensar o seu papel social, rever seus valores e apostar em estratégias que trabalhem tanto o sentimento comum quanto as ações sociais.
Falar sobre si mesmo, seus medos, suas fraquezas e demais sentimentos pode ser um desafio para muitos. Porém, diante da pandemia de COVID-19 e da necessidade do isolamento social, as pessoas têm tomado coragem para compartilhar os momentos de dificuldades e de incertezas.
As empresas podem se tornar um elemento importante nesse processo. Afinal, assim como as pessoas, as companhias também têm inseguranças e temores acerca desse período. Demonstrar isso ajuda a se aproximar do público e a desenvolver diálogos importantes para os dois lados.
Além do aspecto emocional e das mudanças de rotina, a pandemia de COVID-19 também tem levado as pessoas a repensar sobre aquilo que realmente precisam. Afinal, a maioria delas tem sofrido impactos econômicos e convivido com a incerteza quanto a sua estabilidade profissional.
Com isso, as empresas têm um grande desafio, que é trabalhar suas ações e estratégias para demonstrar aos consumidores que seus produtos seguem relevantes. Além disso, precisam investir em soluções que tornem as mercadorias ou serviços atrativos no que diz respeito ao custo-benefício.
Nesse momento em que vivemos uma transformação na rotina e nas relações interpessoais, compreender esse “novo” comportamento do consumidor será essencial para que se construa um posicionamento da sua empresa alinhado com as expectativas e necessidades das pessoas que consomem o seu conteúdo.
Assim, conseguirá estabelecer diálogos mais relevantes entre a sua marca e o seu público, o que terá impacto direto no sucesso de suas estratégias de marketing, no fortalecimento da sua imagem e, consequentemente, em suas vendas.
Gostou deste artigo sobre a importância de entender o comportamento do consumidor para criar estratégias eficientes? Então, não deixe de ler também sobre os benefícios de usar a gamificação na sua empresa!