Como profissional de marketing, você tem muitas opções quando se trata de divulgar uma marca. Algumas delas envolvem pagar para espalhar a palavra, enquanto outras estão relacionadas à promoção de sua marca em locais sobre os quais você tem controle total. Algumas, ainda, envolvem fazer com que outras pessoas percebam sua marca e a promovam para você.
Earned media é a publicidade obtida organicamente, a partir de métodos alternativos à publicidade paga. É aquele conteúdo sobre sua empresa que não foi publicado em canais próprios ou pelos quais você pagou.
Por que ela é tão importante? Nós explicamos, neste artigo. Acompanhe!
Como mencionamos, earned media — ou mídia espontânea — é qualquer publicação gratuita sobre sua empresa que é gerada usando métodos orgânicos. Geralmente é publicada por terceiros e não é paga ou feita por você ou sua empresa. É uma das melhores formas de publicidade que se pode obter, pois reforça a reputação da sua marca.
A earned media assume várias formas. Pode incluir menções ou publicação em artigos online ou artigos de terceiros, links para seu conteúdo por sites não afiliados e avaliações de entidades terceirizadas não afiliadas. Pode até vir na forma de um tweet.
Ela também está amplamente presente na mídia tradicional, como em artigos de revistas ou jornais e, até mesmo, no boca a boca.
Para você entender como ela funciona na prática, veja alguns exemplos de earned media:
Para entender melhor o conceito de earned media, é bom conhecer as diferenças entre mídia própria e paga.
Mídia própria é qualquer propriedade online que você possui e controla, como blogs e sites.
Ter mais canais de mídia próprios lhe dá um alcance maior em termos de audiência. Isso, por sua vez, pode dar a você uma presença de marca mais extensa.
Qualquer extensão da sua marca, como páginas de mídia social, é considerada mídia própria.
Mídia paga refere-se a canais de mídia pelos quais você paga para alcançar clientes. Pode ser promoção de conteúdo pago, anúncios de mídia social e engajamentos pagos com influenciadores, entre outros.
Esses tipos de mídia são necessários para criar uma estratégia de marketing digital abrangente, com cada elemento trabalhando em conjunto para criar resultados como melhor tráfego, melhor compartilhamento e engajamento de conteúdo e melhor visibilidade.
Os consumidores de hoje são muito influenciados por amigos e familiares, assim como pelo conteúdo que consomem online.
Todo mundo está tão conectado hoje em dia, que aquilo que eles compartilham sobre uma marca pode ser visto por centenas, milhares ou até milhões de pessoas. Muitas delas ouvem essas histórias e as usam para tomar decisões de compra.
Se isso não for suficiente para convencê-lo por que a earned media é tão importante, veja alguns de seus benefícios adicionais.
Um dos principais benefícios da mídia ganha é que ela não tem custo, sendo uma exposição puramente lucrativa para sua marca.
Isso significa que você recebe todos os outros benefícios listados abaixo, sem precisar se aprofundar no seu orçamento de marketing.
É uma maneira eficaz de aumentar a conscientização geral da sua marca além do que suas campanhas de marketing existentes podem alcançar.
A mídia ganha também pode ser uma excelente maneira de alcançar clientes em potencial que estão fora de sua base tradicional, mas ainda podem estar interessados em seus produtos ou serviços.
Você é responsável por criar seu conteúdo próprio ou pago. Como tem interesse no sucesso de sua empresa, isso significa que não importa quão bem produzido ele seja, não corresponderá à credibilidade da promoção não remunerada de fãs e clientes fiéis.
O boca a boca é uma ferramenta poderosa quando se trata de construir sua base de clientes. A mídia espontânea fornece à sua organização um capital social valioso que, muitas vezes, leva a novos clientes. Eles podem procurá-lo depois de ver alguém que conhecem falar bem de sua empresa.
Essas são apenas algumas das razões pelas quais a mídia espontânea é tão importante. Na verdade, se as marcas construírem proativamente processos e campanhas para converter amplificadores de mídia ganhos em assinantes, participantes e, finalmente, clientes, elas poderão criar uma poderosa máquina de geração de leads.
A mídia espontânea tende a uma abordagem mais orgânica, mas como você ganha esse tipo de mídia?
O que você deseja alcançar com a mídia espontânea? Para que você vai usá-la? Ter objetivos claramente definidos ajuda você a desenvolver uma campanha mais abrangente, que permite identificar melhor seus principais indicadores de desempenho (KPIs).
Ter influenciadores discutindo ou publicando seu conteúdo é uma forma de mídia espontânea. Ao se engajar no marketing de influenciadores, encontre uma personalidade que corresponda ao seu setor, objetivos e demografia-alvo.
Criar conteúdo envolvente e relevante é uma das melhores maneiras de promover sua marca. Ao criar conteúdo, lembre-se de que você deseja que seu público o compartilhe. Faça o seu melhor para criar algo original, útil ou engraçado.
Engajar-se com seu público é muito mais fácil com as mídias sociais. Para ganhar mídia espontânea, invista na criação de um relacionamento com seu público. Use sua própria mídia para compartilhar conteúdo valioso com seus leitores, especialmente aqueles que já estão engajados em sua marca.
A earned media confere a credibilidade de terceiros, reforçando a sua reputação e permitindo que você alcance melhor seu público-alvo, além de oferecer um alcance mais amplo. Embora possa levar algum tempo até que veja os resultados, não deve ignorá-la como um componente crucial em sua estratégia de marketing digital.
Já que estamos falando em estratégias eficazes, continue no nosso blog e entenda o que é Rich Media!