Independentemente do mercado que se atua, as marcas devem organizar suas ações de marketing conforme o comportamento de seus consumidores para que elas estejam, de fato, presentes no processo de compra do cliente. As empresas que acompanham o público e as tendências mais promissoras sabem que a influência digital é uma estratégia que tem sido cada vez mais utilizada.
Em uma pesquisa realizada pela empresa norte-americana Lingia, 39% dos profissionais de marketing apontaram que pretendem aumentar os investimentos com ações de influência no meio online, e 92% deles avaliam a estratégia como eficaz e positiva para a marca.
Quer entender mais sobre os impactos da influência digital no seu negócio? Então, continue com a leitura e confira as informações que separamos.
O marketing de influência consiste em aproximar produtores de conteúdo independentes (influenciadores) das marcas que tenham propósitos semelhantes. Eles se comunicam com o público interessado tanto pelos temas abordados em seus canais quanto pela própria figura do influenciador. A grande entrega da estratégia de influência digital é a audiência dos influenciadores, que costuma ser muito engajada e segmentada.
No momento em que uma marca se aproxima de um influenciador, a sua relação com o produto ou serviço é replicada para o público-alvo, podendo influenciar diretamente na decisão de compra de quem o segue. Veja abaixo as principais características e motivações que fazem da estratégia de influência digital uma das tendências do mercado publicitário.
O marketing de influência só faz sentido quando existe uma verdadeira aderência entre o influenciador e a marca. A relação é percebida pelo público dos dois lados: tanto do consumidor quanto da audiência dos influenciadores.
Não faz sentido um influenciador que fala sobre sustentabilidade produzir conteúdo para o lançamento de um veículo altamente poluente, por exemplo, mas para uma marca de bicicletas, talvez faça. É importante manter a autenticidade das partes para que a estratégia de influência gere resultados positivos.
Atualmente, quem vem ganhando força nas estratégias de marketing são os microinfluenciadores, produtores de conteúdos mais específicos e de alta persuasão. Eles geralmente contam com uma audiência menor, porém, altamente segmentada e direcionada para um tema específico, capaz de influenciar o processo de compra de forma efetiva.
Um dos desafios dos profissionais de marketing é integrar as ações que são tendências com o que já funciona. Afinal, assim como as demais estratégias, a influência digital não deve caminhar sozinha.
Ao seguir as tendências de mercado e de comportamento, o marketing de influência terá maior relevância, mas é preciso estar consistente e integrado na proposta da marca para interferir no processo de compra e gerar resultados positivos.
O consumidor é exigente e quer marcas que façam interações transparentes, que se aproximem de exemplos reais e de assuntos que façam sentido para quem compra. Por isso, a influência digital é uma tendência promissora se for feita da forma correta.
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