As empresas modernas dificilmente conseguem sobreviver sem as ferramentas de marketing digital. Afinal, o mercado é cada vez mais ágil, e os clientes têm demandas de atendimento e ofertas personalizadas. Portanto, entregar o que consumidores tão exigentes demandam, sem a ajuda da tecnologia, é praticamente impossível.
Por outro lado, existem diversas opções de ferramentas de marketing digital no mercado. Neste post, você conhecerá melhor as principais soluções pagas. Entenda para que elas servem e quais são as mais interessantes para o dia a dia da sua empresa. Continue a leitura até o fim e confira!
As ferramentas de marketing digital são softwares que ajudam a facilitar o dia a dia do profissional de marketing. Com a evolução da tecnologia, cada vez mais as tarefas podem ser automatizadas, exigindo menos intervenção humana, de modo a permitir explorar a criatividade nas ações em si.
Ou seja, o objetivo das ferramentas é diminuir o trabalho manual e permitir mais inovação e aproximação com o cliente. Por exemplo, imagine que uma empresa quer enviar e-mails de divulgação de determinado produto. Porém, para ter os melhores resultados, essas mensagens são divulgadas apenas para pessoas que já compraram itens semelhantes.
Por meio das ferramentas, o gestor consegue criar uma lista mais segmentada e fazer o contato automaticamente, com muito pouco esforço. O maior tempo gasto é no copy perfeito e em uma campanha digital que seja mais eficiente.
O exemplo acima é apenas um dos usos das ferramentas de marketing digital. A verdade é que é praticamente impossível fazer publicidade online sem elas, não importa qual seja o seu objetivo.
As ferramentas de marketing podem servir para:
Enfim, existem inúmeros usos das ferramentas, o que torna um pouco mais complicado o processo de escolha. Portanto, é preciso começar olhando para a sua empresa e o que você precisa. Aí sim, você pode procurar ferramentas que se encaixam na sua necessidade.
Além dos usos acima, as ferramentas de marketing digital também têm diversas vantagens. Confira as duas principais.
Sem dúvida, essa é a maior vantagem de usar as ferramentas de marketing digital. Automatizar tarefas significa que o tempo do colaborador é melhor utilizado, além de permitir ações que seriam impossíveis sem ela.
Voltando ao exemplo que demos acima, imagine enviar o e-mail para cada um da lista? Além disso, como você segmenta as mensagens, sem uma ferramenta de controle?
As ferramentas também podem ajudar a reconhecer crises, monitorando as menções da sua empresa nas redes digitais, por exemplo.
Pense no tempo gasto para acompanhar as redes sociais todo dia, para descobrir qual é a reputação online da empresa? Uma ferramenta ajuda muito nesse processo, reunindo os comentários negativos e atuando antes que eles se transformem em crises.
No sentido oposto, a ferramenta pode reunir os comentários recorrentes, transformando-os em possíveis ideias que podem ajudar a empresa a crescer.
O resultado de todas as vantagens de usar as ferramentas é uma maior aproximação ao cliente. Afinal, o foco deixa de ser no processo e passa a ser no público, o que significa ações cada vez melhores. Em consequência, a empresa conquista mais vendas e um maior retorno no investimento.
Em certos casos, as ferramentas gratuitas podem ser suficientes. Porém, eventualmente, você encontrará problemas. Naturalmente, essas opções têm suas limitações. Por exemplo, podem existir limites de projetos ou número de usuários, além de funcionalidades com acesso limitado ou que simplesmente não existem.
Outro ponto muito importante a se atentar é na usabilidade da ferramenta. É natural que as opções pagas tenham um atendimento dedicado, com um processo de onboarding muito mais eficaz.
Por exemplo, a empresa que fornece o software pode oferecer vídeos, conteúdo e até mesmo profissionais para ajudar você a usar a solução da melhor forma possível. Além disso, caso você tenha algum problema no uso, ao longo do tempo, terá uma resposta mais rápida e pessoal.
Nas ferramentas gratuitas, você provavelmente terá apenas o apoio de fontes externas, como fóruns, cursos e muito mais. É um processo mais trabalhoso e não tão eficaz.
Uma das maiores vantagens das ferramentas pagas é que grande parte delas têm um período de teste. Assim, você sempre pode experimentar as opções que chamaram sua atenção e escolher a que faz mais sentido. Então, conheça as principais.
A TinyPNG é uma ferramenta bem interessante, para ajudar o seu site a carregar mais rapidamente. Assim, você diminui o número de pessoas que abandona as páginas por ficar sem paciência, o que gera um resultado positivo nos principais motores de busca, como o Google. Essa ferramenta comprime as imagens, diminuindo o seu tamanho, mas sem comprometer a qualidade.
Uma das ferramentas de marketing mais conhecidas no mundo, especialmente para quem trabalha com SEO. O SEMRush traz funcionalidades de pesquisas e controle de palavras-chave, além da possibilidade de medir resultados dos concorrentes.
O Yoast SEO funciona como um auditor de SEO em tempo real. Ou seja, ele detecta problemas nas páginas e avalia o conteúdo, além de trazer oportunidades de otimização. É um plugin do WordPress, o que significa que é preciso também usar essa ferramenta.
Mais uma ferramenta de SEO, o SimilarWeb é interessante pois permite uma análise direta da concorrência. Com ele, você descobre de onde vem o tráfego no seu site e também dos concorrentes. Assim, pode trabalhar o benchmark mais preciso.
Outra ótima ferramenta para quem quer saber tudo sobre SEO. O Ahrefs é uma boa opção para gerenciar tanto o on-page quanto o off-page, com foco especial nos links internos e externos. Também traz pesquisas de palavras chave e outras ferramentas.
O Ubersuggest é a ferramenta de pesquisas de palavras-chave e SEO do Neil Patel, um dos maiores gurus de marketing do planeta. Além de ter funcionalidades semelhantes às anteriores, a vantagem é que o Neil sempre tem muito conteúdo no seu canal no YouTube e no Blog sobre como usar a ferramenta. Tudo em português.
Fechando as ferramentas de SEO, a MOZ é uma das maiores do mundo, com duas opções bem robustas. A versão pro é uma das mais completas e procuradas no mercado.
Uma das principais ferramentas de marketing digital para campanhas de e-mail marketing, o MailChimp é bem completo, com diversas funcionalidades para otimizar suas ações.
Outra opção extremamente completa, o E-goi pode fazer praticamente tudo o que você precisa. Ele tem funcionalidades de comunicação, de conversão para e-commerce e muito mais.
Mais uma ferramenta voltada para o e-mail marketing, com foco também em funcionalidades de disparo de SMS e de gestão de newsletter. O Mailify é uma ferramenta europeia.
O WordPress é uma plataforma de gestão de conteúdo. Por meio dele, você consegue fazer o seu site, e-commerce, blog e muito mais. Existe uma versão gratuita, mas o modelo pago permite funcionalidades específicas que podem ser bem interessantes, especialmente para um site ou blog profissional.
Outra das maiores ferramentas de marketing do planeta, o HubSpot é uma plataforma de CRM completa, podendo também ter modelos focados em e-commerce, atendimento e muito mais.
Ferramenta totalmente brasileira, a RD Station é uma plataforma de automação de marketing. Também é bem completa, com funcionalidades de e-mail, landing pages, testes A/B e muito mais.
O Leadlovers é uma ferramenta de marketing digital tudo em um, como eles mesmo dizem. Porém, o nome deixa claro que o maior objetivo é a gestão de leads, por meio de diversas ações.
Uma ferramenta bem interessante, o Harvest é uma solução de gestão de tempo. Com ela, você consegue medir o quanto tempo determinado projeto demandou, além de organizar melhor a equipe. É ótimo para qualquer empresa, especialmente agências.
Uma das melhores ferramentas de design do mercado, o Canva é a plataforma perfeita para você trabalhar os seus criativos. Também tem uma versão gratuita com funcionalidades limitadas. Você pode fazer desde stories do Instagram até logotipos e apresentações.
O Trello não é exatamente uma ferramenta de marketing digital, mas certamente pode ajudar muito, especialmente as agências. Ele ajuda a organizar tarefas e projetos por meio de quadros e post-its virtuais. Tem como padrão o modelo Kanban, mas você pode organizar como quiser.
Outra ótima ferramenta de gestão de projetos, o Asana é ótimo pois divide bem as tarefas em relação ao tempo, de acordo com os dias da semana.
A Reev é uma plataforma voltada para Outbound, otimizando os processos de vendas de equipes remotas.
O PromoRepublic é uma ótima ferramenta de gestão de redes sociais. Com ela, você pode controlar todas as suas páginas em um único ambiente, conectando conteúdo e enviando automaticamente para até 5 redes. Além disso, ele também ajuda a criar postagens com milhares de templates, incluindo GIFs e imagens.
Outra opção para gestão de redes sociais é o Hootsuite, que também tem versão paga e gratuita. Assim como o anterior, você pode responder as mensagens em todas as redes diretamente na plataforma, facilitando e agilizando o processo.
Focada no monitoramento de redes sociais, a Scup também tem funcionalidades de atendimento. Essas ferramentas são ótimas para ajudar a criar uma comunidade em torno da sua marca.
Que tal conhecer o potencial de conteúdos antes mesmo de publicá-los? Com o BuzzSumo, você consegue varrer as redes sociais e os motores de busca por determinadas palavras-chave, de modo a conhecer o potencial de conteúdo, além de novas ideias.
O Answer The Public é mais uma ótima plataforma para ideias de conteúdo. Com ele, você consegue identificar o que as pessoas perguntam sobre determinado assunto.
Imagens, vídeos, músicas e muito mais são importantes para tornar o seu conteúdo mais rico e mais atraente. Com o Shutterstock, você tem acesso à uma biblioteca completa de todos eles.
O Hotjar é uma solução para ajudar a medir a interação dos usuários nos sites e nas plataformas. Para isso, ele usa ferramentas como mapas de calor, scrollmaps, clickmaps e muito mais, para saber como os usuários passam o mouse na tela, como eles scrollam e como clicam. Assim, você pode otimizar suas páginas de acordo com o comportamento do usuário.
A Hotmart é uma plataforma para quem se interessa por marketing de afiliados. Com ela, você pode encontrar produtos que sejam relevantes para sua audiência e vendê-los.
Se você quiser saber a opinião dos clientes sobre a sua empresa, o SurveyMonkey é uma ferramenta para envio de pesquisas e formulários. É interessante para medir a opinião sobre a sua empresa, testar hipóteses e prever a aceitação de produtos.
Percebeu como existem muitas opções? Provavelmente, algumas delas chamaram a sua atenção. Isso é ótimo, mas acaba gerando outro pequeno problema: como escolher a ferramenta ideal?
O primeiro passo é entender como é o seu processo. Mapeie bem todas as ações de marketing que você faz na empresa e encontre os seus gargalos — ou seja, tarefas que consomem muito tempo. O ideal é reunir toda a equipe e deixar que cada um dê a sua opinião. Acompanhar os KPIs de marketing também é uma ótima fonte de inspiração.
Após fazer isso, você praticamente tem a lista de funcionalidades pronta. Agora, basta comparar com as ferramentas que as oferecem. Também é importante observar alguns aspectos extras, como o atendimento que já mencionamos acima.
Ferramentas customizáveis e com recursos que facilitam a sua vida merecem ainda mais atenção. Conferir a reputação da marca na internet e conversar com colegas que usam as ferramentas também são ótimas fontes de informação.
Além das ferramentas de marketing digital, uma parceria com a empresa certa também pode ajudar muito a otimizar seus processos. É o caso da SimpleAds, simplificando e otimizando ainda mais os anúncios das suas campanhas de marketing. Ao invés de se preocupar em encontrar e usar a opção ideal, nós cuidamos de tudo para você!
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