A inovação é um fator importante para o desenvolvimento das empresas que desejam soluções automatizadas e tecnológicas, e aquelas que utilizam a inteligência artificial no marketing sabem que este tipo de recurso faz a diferença!
Não importa o motivo: pode ser para agilizar o atendimento ou para ainda facilitar a experiência do cliente, aplicar dispositivos ou softwares para facilitar estes processos é uma prática eficiente, capaz de gerar excelentes retornos para os negócios.
Que tal saber um pouco mais sobre o que é inteligência artificial e como ela se relaciona com o marketing? Acompanhe neste post e esclareça suas dúvidas sobre o tema.
Para quem não tem aproximação com o tema, inteligência artificial — ou IA — pode parecer um assunto relacionado ao futuro e ainda distantes do dia a dia das pessoas, não é mesmo? Mas não é bem assim.
A inteligência artificial faz parte dos estudos da ciência da computação. É uma vertente que desenvolve mecanismos capazes de simular as habilidades humanas relacionadas ao raciocínio.
Desta forma, a tecnologia é programada para tomar decisões e resolver situações da mesma forma que uma pessoa faria. Para que isso aconteça, os dispositivos de inteligência artificial buscam dados, cruzam informações conforme critérios programados e de forma computacional.
No caso das empresas, não é diferente! Aquelas que aplicam soluções com esta tecnologia costumam ganhar agilidade em seus processos, despontam quando o assunto é inovação e conseguem acessar dados essenciais para estratégias de sucesso.
Falando em empresas, um dos setores que mais consegue agregar resultados da inteligência artificial é o time de marketing.
Como uma das demandas de quem trabalha com mercado é o relacionamento com o cliente, os dispositivos e softwares de IA contribuem com a gestão do público-alvo. Também, auxilia na identificação de tendências, demandas e necessidades de quem compra.
Veja abaixo 3 exemplos de aplicações de inteligência artificial no marketing das empresas:
Por meio dos mecanismos de IA, é possível mapear o comportamento de consumo dos clientes. Desta forma, as aplicações identificam padrões e replicam soluções que favoreçam para que objetivos da empresa sejam atingidos, como uma recompra, por exemplo.
Neste tópico, a inteligência artificial aprende os passos do consumidor, dando subsídios para a equipe de marketing promover intervenções de forma automatizada para conquistar novos clientes ou fidelizar aqueles que já efetuaram compras.
A diminuição de tarefas operacionais de qualquer equipe dá espaço para que as atividades sejam mais estratégicas, com isso aumentam a qualidade das soluções oferecidas pela empresa. Esse é um dos benefícios da automação no atendimento, uma prática que conta com a inteligência artifical para otimizar o relacionamento com o cliente.
Um exemplo utilizado com frequência são os chatbot, que são chats respondidos por aplicações de IA disponíveis para atender o público em sites, whatsapp e redes sociais de forma automatizada.
Se você costuma comprar pela internet, já deve ter percebido que muitas lojas e marketplaces exibem produtos recomendados conforme as suas buscas e interesse de compra.
Essas recomendações são promovidas por mecanismos de inteligência artificial, que identificam as compras de usuários semelhantes e seu perfil para sugerir outros produtos.
Se você tem interesse em implementar a inteligência artificial no marketing da sua empresa, é importante verificar os objetivos que se quer atingir e pesquisar ferramentas e empresas especializadas no assunto.
Siga a leitura aqui no blog e adquira mais conhecimentos sobre temas como este. Leia o post sobre os tipos de publicidade na internet que estão perdendo espaço e aproveite!