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Saiba como melhorar a sua lista de remarketing!

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 Muitas pessoas se perguntam porque são “perseguidas” por anúncios de determinado produto ou serviço que já foi alvo de pesquisa anteriormente. E, apesar de a maioria delas achar que isso é mera coincidência, na verdade, trata-se de uma estratégia de marketing digital denominada remarketing, cujo objetivo principal é, como o próprio nome diz, realizar uma ação para a mesma pessoa, focando no aumento de conversão.

No entanto, para que essa estratégia seja eficaz e alcance os objetivos pretendidos, é preciso saber explorar as suas potencialidades, levando em consideração o público a ser atingido.

Este artigo abordará essa estratégia, trazendo seu conceito, importância e dicas de como melhor utilizá-la em prol dos objetivos do seu negócio. Confira a seguir!

O que é Remarketing?

Como já foi mencionado, o remarketing se configura como uma estratégia de marketing direcionada para uma pessoa que já recebeu a mensagem. Ou seja, o apelo é direcionado ao consumidor que demonstrou algum interesse no produto ou serviço de uma determinada marca.

Na prática, o remarketing é utilizando em campanhas via e-mail, o que possibilita a reativação dos clientes já cadastrados em sua base, incentivando-os a tomarem algum tipo de iniciativa.

Nesse sentido, essa estratégia pode ser aplicada em inúmeras situações, como, por exemplo, o envio de e-mail alertando sobre algum produto deixado no carrinho, ou informando a respeito de alguma promoção que possa interessar o potencial cliente.

Quais são as vantagens do remarketing?

Agora que sabemos o conceito de remarketing, e a sua função para o aumento de vendas de uma empresa, veremos algumas vantagens para o alcance de resultados melhores para a sua marca. Confira abaixo!

Aumento de conversões

O principal objetivo do remarketing é o aumento de conversões e tem como pressuposto o fato de que poucos clientes efetuarão a compra logo na primeira pesquisa, ou primeiro contato com a marca. Dessa forma, cria mecanismos para convencer o consumidor que determinada marca é a ideal para ele, portanto, é muito eficaz.

Mensagens personalizadas

Outro benefício do remarketing é o fato que ele permite que o consumidor tenha um contato mais próximo com a marca, por meio de mensagens personalizadas que são enviadas para as redes sociais.

Isso acontece porque, como o usuário já teve um contato prévio com a empresa por sites ou outros meios digitais, os seus dados referente às suas preferências de consumo ficam registradas e podem ser utilizadas na elaboração de mensagens mais específicas.

Assim, é mais fácil o envio de ofertas com os produtos mais relevantes, fazendo com que o usuário pondere a compra, até que esteja convencido a efetuá-la.

Alguns dados

Caso você ainda não tenha se convencido dos benefícios em se adotar essa estratégia veja abaixo alguns dados relevantes tirados de um relatório publicado pela AgilOne, que mostram como ela pode melhorar os resultados de venda da sua marca. Confira:

  • 58% dos usuários desejam receber e-mails com notificação de promoções daqueles produtos que eles já tenham demonstrado interesse em uma página;
  • 41% dos adultos entre 25 e 34 anos gostam de receber e-mails sobre produtos abandonados no carrinho de compra;
  • 51% dizem gostar de e-mails personalizados e de tratamento diferenciado.

Como melhorar os resultados em remarketing

Como já sabemos, o remarketing possibilita aos anunciantes provocar impactos aos visitantes da sua página ou que utilizaram o seu aplicativo. Nesse sentido, se for bem utilizado, é capaz de melhorar o retorno do investimento (ROI).

Além disso, contribui significativamente para o aumento de conversões. No entanto, é preciso estabelecer alguns métodos para melhor executar essa estratégia, explorando, o máximo, as suas potencialidades. Veja, a seguir, algumas dicas de como utilizá-la melhor.

Defina o público-alvo

Para que as campanhas de remarketing atinjam os objetivos pretendidos, elas devem primeiro definir o seu públicos-alvo, para a partir daí elaborar as melhores abordagens para atingir essas pessoas. Abaixo, citaremos alguns exemplos de segmentação de campanha para pessoas que desejam aumentar as conversões e o valor:

  • Visitantes que não convertem;
  • Visitantes que abandonam seus carrinhos;
  • Clientes existentes que provavelmente repetirão compras;
  • Clientes que compraram outros produtos e adquiridos há algum tempo.

Explore todos os formatos e tamanhos de anúncio

Ao criar campanhas, elas devem oferecer anúncios em diversos formatos e tamanhos para que, gradualmente, você entenda qual anúncio funciona melhor para cada público específico.

Posteriormente, é necessário deixar ativos aqueles que apresentam os melhores resultados. Essa informação pode variar dependendo do mercado e do produto mencionado, por exemplo.

Trabalhe e acompanhe as impressões para melhorar as taxas de conversão

Vários testes mostraram que limites de frequência conservadores e durações de lista não devem ser aplicados. Na verdade, quanto mais vezes os usuários veem anúncios de remarketing, maior a probabilidade de conversão, pois são um lembrete constante de que deixaram ações inacabadas no site ou aplicativo.

Remarketing na Rede de Pesquisa do Google

O Google oferece uma opção de listas de remarketing para anúncios da Remarketing Lists for Search Ads (RLSA) que permite executar essa estratégia com anúncios da Rede de Pesquisa.

Essa opção possibilita a combinação da alta intenção de compra inerente ao uso de palavras-chave na Rede de Pesquisa do Google com a segmentação do histórico de pesquisa, um sinal preditivo de ação futura.

Vários testes mostraram que, em média, a RLSA tem o dobro da taxa de cliques e da taxa de conversão de campanhas de pesquisa regulares.

O remarketing funciona como uma excelente estratégia de conversão de clientes, pois trabalha com um marketing voltado para aquelas pessoas que já demonstraram algum interesse com a marca ou que tiveram contato com o site ou aplicativo da loja.

Dessa maneira, como a marca já possui dados de contatos dos consumidores, pode enviar mensagens alertando sobre abandono de produtos no carrinho ou promoções daqueles que o usuário demonstrou interesse.

No entanto, para que os resultados sejam satisfatórios, é preciso conhecer o público-alvo e direcionar a mensagem para cada situação específica. Além disso, é necessário explorar os diversos tamanhos e formatos de anúncios e verificar qual é mais eficaz, entre outras ações.

Gostou do nosso artigo? Então, continue por aqui e aprenda tudo sobre branded content!

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