A pandemia pegou muitas empresas de surpresa, não é verdade? As restrições de funcionamento impostas pelo governo impulsionaram a busca por maneiras mais rápidas para reduzir custos e manter a saúde financeira. Dentre as principais medidas tomadas por elas, podemos destacar a adoção do home office e a redução das verbas destinadas ao marketing.
Porém, é muito importante que as organizações tenham em mente que, durante esse momento em que é exigida a interrupção temporária do atendimento presencial, a comunicação é a única chance que elas têm de enfrentar a crise.
Por isso, as empresas precisam ajustar o seu orçamento e garantir que as ações estratégicas de marketing digital possam continuar sendo executadas, ou melhor, que elas sejam intensificadas. Assim, é possível sobreviver no mercado e manter o seu posicionamento de marca.
Se você quer entender um pouco mais sobre a relação entre marketing e pandemia, continue lendo este texto e fique por dentro das principais informações. Vamos lá!
Não é segredo para ninguém que a pandemia do novo coronavírus afetou a rotina de bilhões de pessoas em todo o mundo. A Covid-19 é uma doença que chegou de repente e impactou a saúde física, mental e financeira de profissionais e empresas.
O isolamento e o distanciamento social exigido pelas autoridades de saúde do país fizeram com que diversas organizações adotassem rapidamente medidas para se reinventar e sobreviver, como o home office, as entregas por delivery e as vendas pelo WhatsApp, entre outras ações.
Diante dessa nova realidade, a transformação digital dos processos internos foi a alternativa mais viável para continuar funcionando. Por isso, os empreendimentos que eram apenas físicos passaram a ingressar o mundo online por meio do e-commerce e do marketplace.
Segundo uma pesquisa do Neotrust, o e-commerce faturou R$ 33 milhões no segundo trimestre de 2020. É importante mencionar que houve um aumento de 104% em comparação com 2019. Portanto, essa foi uma opção rentável para as empresas.
Vale destacar que a relação entre a publicidade e a pandemia deve ser usada a favor das campanhas para garantir a humanização da marca. Ou seja, os anúncios durante a pandemia precisam ser utilizados com muito discernimento para não afastar os consumidores.
Lembre-se de que é um momento em que todos estão muito sensíveis com a situação do país. Por isso, é importante escolher as imagens e as mensagens certas para inserir nos seus anúncios.
Antes da pandemia, o marketing digital era apenas um complemento das ações do marketing tradicional. Agora, os meios online se tornaram a principal forma para a captação e fidelização de clientes.
Nesse sentido, as organizações tiveram que se adaptar para aprender a lidar com redes sociais, blogs e e-commerce, entre outras ferramentas desse tipo de marketing. Essa transformação digital associada com o fechamento temporário das instituições impulsionaram o crescimento de e-commerces e marketplaces para substituir as vendas físicas.
Com a adoção do comércio eletrônico, a utilização de estratégias de marketing digital são imprescindíveis, pois, para que uma empresa seja conhecida, é necessário divulgá-la. As redes sociais e os anúncios online são algumas das melhores alternativas para isso.
Ainda de acordo com a já mencionada pesquisa do Neotrust, o Brasil ganhou mais de 5,7 milhões de usuários ativos de e-commerce. Por isso, é importante mencionar as alterações no comportamento do consumidor: se antes ele tinha receio de comprar pela Internet, com o isolamento social e o medo de contágio pelo coronavírus, começou a adquirir produtos e serviços pelos mecanismos de vendas online.
Podemos afirmar que a principal mudança no marketing das empresas foi o aumento da presença digital. Os gestores compreenderam que é necessário criar e manter ativas as suas ações no mundo online. Dessa forma, seus empreendimentos se tornam conhecidos e conquistam a autoridade necessária para que os consumidores os reconheçam como especialistas na sua área de atuação — e as vendas de produtos e serviços será uma consequência natural disso.
As empresas que não investirem no marketing digital para se manterem conhecidas durante a pandemia podem ser esquecidas quando esse período ruim passar. Por isso, é necessário criar estratégias inovadoras para que a sua companhia seja reconhecida no mercado.
Lembre-se de que o perfil do consumidor e o contexto no qual as empresas estão inseridas mudaram, portanto, é imprescindível repensar as ações de comunicação.
Segundo a pesquisa Barômetro Global Covid-19, realizada pela Kantar em março de 2020, 88% dos entrevistados acreditam que as empresas precisam comunicar aos consumidores quais são os seus esforços para enfrentar a pandemia, 86% afirmam que querem saber como as marcas poderão ser úteis para eles nessa nova realidade e 80% enfatizam que as organizações precisam evitar explorar qualquer situação relacionada ao coronavírus para promover sua marca.
Portanto, investir em ações de marketing digital associadas a responsabilidade social pode ser uma alternativa viável para as organizações que pretendem estreitar relacionamento com os clientes, que estão cada vez mais sensíveis com a situação que estamos vivenciando.
Essa é uma forma de apresentar-se de forma socialmente relevante e ganhar a confiança dos consumidores. Também é importante criar comunicações úteis para ajudá-los a passar por esse momento com mais tranquilidade — ou seja, não ignore o momento atual e muito menos exagere nas mensagens promocionais.
As empresas já estavam passando por uma transformação digital antes da pandemia, mas a chegada do coronavírus impulsionou a aceleração desse processo. Porém, ele não envolve somente as ações de marketing online, inclui também a adaptação dos processos internos.
Neste momento, as organizações que apostam no digital conseguem sobreviver em meio às adversidades, pois é a opção mais segura para chegar até os consumidores.
Por isso, investir no marketing digital é muito importante para as empresas que pretendem continuar crescendo em meio a pandemia, pois ele ajuda a transformar a marca em uma boa referência no mercado e, com isso, agrega valor ao negócio.
As estratégias online conseguem apresentar para os consumidores as características e os benefícios dos produtos ou serviços de maneira mais clara, bem como oferecem diversos canais de comunicação online para que a empresa possa manter contato com seus clientes e impulsionar as suas vendas.
Atualmente, o Brasil é o 4º país do mundo em número de usuários de Internet, por isso, é muito importante que as empresas aprendem a lidar com o digital, já que as pessoas estão cada vez mais passando várias horas do seu dia no mundo virtual — e, em especial, nas redes sociais.
Lembre-se de que as ações de marketing digital não geram grandes gastos e, em alguns casos, a empresa não precisa desembolsar nada. Portanto, essa realmente é uma aposta segura para aquelas que pretendem se manter no mercado tanto durante quanto depois da pandemia.
Quando o assunto é o pós-pandemia, existe uma grande expectativa em relação a mudança do perfil do consumidor, que agora está mais consciente na hora de realizar as suas compras, pois está valorizando mais o ser do que o ter.
Por isso, é importante que a empresa adote mecanismos para analisar os dados relacionados aos seus concorrentes e clientes, para entender qual é o perfil detalhado de cada um deles. Assim, ficará mais fácil criar estratégias assertivas para atingir novos consumidores.
Também é importante ficar atento às tendências de publicidade e marketing para o novo normal. Por exemplo, os aplicativos de pedidos online e delivery adotados pela maioria das empresas durante a pandemia para conseguir vender seus produtos, provavelmente, continuarão sendo utilizados.
Lembre-se de que eles são uma alternativa de marketing digital personalizado, que atende às necessidades do novo consumidor.
A adoção de uma postura mais responsável socialmente também é uma prática muito vista nesse momento, e que também deve estar presente depois da pandemia, pois a mudança do comportamento do cliente exige que essa tendência seja consolidada. As marcas que fazem diferença na sociedade e são úteis para as pessoas terão um lugar garantido no mercado.
Neste momento que estamos vivenciando, é necessário reinventar os processos internos da empresa, bem como adotar uma postura mais socialmente aceitável.
Em geral, as empresas estão adotando medidas práticas e baratas. A customização da logomarca, por exemplo, ganhou uma máscara no seu desenho. Além disso, vídeos nas redes sociais demonstram as mudanças no formato das entregas e na higienização da empresa, para evitar a contaminação dos clientes e funcionários.
As organizações estão criando campanhas de marketing digital que englobam as ações de responsabilidade social, para mostrar para sociedade que a marca se importa com as consequências da pandemia na vida da população.
Investem, também, na fabricação ou distribuição de álcool em gel, doação de lucro para o SUS, liberação de cursos online gratuitamente, oferta de frete grátis, campanhas de conscientização sobre o isolamento social, entre outras ações.
Esses são alguns dos exemplos que as empresas podem fazer para se adaptar às mudanças e demonstrar para os consumidores que se importam com a saúde deles.
Em longo prazo, essas ações proporcionaram uma melhor visibilidade no mercado. Consequentemente, quando acabar essa crise, a população lembrará dela como uma instituição que apresenta uma boa reputação. Esse é um fator imprescindível para se tornar uma opção de compra para os consumidores.
Independentemente do tamanho da sua empresa, sempre tem uma estratégia de marketing digital que pode ser adotada.
Se ela não tem dinheiro ou está fechada devido às restrições impostas pelas medidas governamentais para reduzir o número de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus, é importante investir em marketing de conteúdo. Ou seja, oferecer conteúdo relevante para os seus atuais e futuros clientes, por meio do blog ou das redes sociais.
Para tanto, é possível elaborar textos, vídeos e imagens que mesclem os cuidados com a doença e os produtos ou serviços que oferece, mas de maneira mais sútil.
Por exemplo, se você tem uma barbearia, pode criar posts falando sobre os cuidados para manter o cabelo e a barba saudáveis na pandemia, ou como cortar o cabelo em casa. Já no caso de uma academia, é possível fazer vídeos ensinando exercícios físicos que podem ser praticadas em qualquer lugar, ou textos explicando a importância de tomar água durante os treinos.
Outra ação interessante que você pode adotar é utilizar o WhatsApp Business para manter contato direto com o seu cliente. Porém, lembre-se de que é importante sempre enviar uma mensagem com conteúdos interessantes.
Esse recurso também pode ser usado para fechar vendas, já que ele oferece a opção Catálogo, para que o consumidor possa escolher um item e recebê-lo pelo sistema de delivery. Mas, se você tem recursos financeiros para aplicar nas ações de marketing, pode investir em um e-commerce ou marketplace para amplificar a sua presença digital.
Você também pode incluir a publicidade online nas suas ações. A criação de anúncios para divulgar seus produtos e serviços é muito importante para que as pessoas consigam visualizá-lo quando estiverem com a intenção de comprar.
No caso de produtos, lembre-se de configurar o anúncio para que ele apareça apenas para pessoas que moram onde você consegue entregá-los.
Também é legal adotar novos formatos, como o rich media, que abrange vídeos, textos, imagens e jogos, pois facilita a interação com os consumidores. Você ainda pode otimizar suas campanhas de Social Ads para atrair novos leads nas redes sociais.
Em primeiro momento, marketing e pandemia representam uma mistura que você não acreditava que pudesse funcionar, não é verdade? Porém, o marketing digital é a chave para a manutenção da sua empresa no mercado.
Como vimos no texto, existem diversas maneiras para aplicar ações estratégicas assertivas e conquistar a confiança dos consumidores — e você não pode perder a oportunidade de colocá-las em prática no seu empreendimento.
Quer saber mais sobre a adaptação do marketing digital ao novo normal? Então, curta a nossa página no Facebook e encontre mais textos como este.