Aposto que já aconteceu com você: ligar a TV e se deparar com um artista falando sobre algum produto ou serviço. Na era digital, esse modelo de propaganda também migrou para a internet, e as celebridades on-line se tornaram influenciadoras. Mas existe outra categoria que pode ser usada nessa estratégia: os micro influenciadores.
De uma maneira geral, os digital influencers são aquelas pessoas que têm status de celebridade na internet e, com isso, contam com milhões de visualizações em seus perfis ou canais. Porém, eles já não são mais vistos como pessoas comuns e, dependendo da estratégia de marketing, acabam não se encaixando nos objetivos de negócios.
Que tal descobrir como essa estratégia deve ser usada? Então, não deixe de ler os próximos parágrafos!
Quando a marca procura alguém que se aproxime da rotina e do estilo de vida do seu público, pode recorrer aos micro influenciadores. Esses profissionais se caracterizam por ter reconhecimento em determinados segmentos e contam com uma boa base de seguidores, mas não gozam do status de celebridade.
Assim, os micro influenciadores se mostram como alternativas interessantes para as empresas que buscam alguém que represente — de maneira bem próxima — o que é o seu público, e que tenha os mesmos problemas que eles. Dessa forma, as marcas conseguem estabelecer uma conexão ainda mais real com seus consumidores.
Agora que você já sabe qual a importância dos micro influenciadores, que tal descobrir como essa estratégia deve ser usada? Então, não deixe de ler os próximos parágrafos!
Ao contrário do que muitas pessoas possam imaginar, não basta contratar um micro influenciador para falar sobre a sua marca, produto ou serviço. Para obter sucesso com essa estratégia, é importante ficar atento a algumas práticas e adotar certos processos a fim de alcançar o resultado esperado. A seguir, explicamos mais!
No marketing digital, existe um princípio: as melhores mídias sociais são aquelas em que o seu público de interesse está. Isso quer dizer que não adianta investir tempo e recursos em campanhas no Facebook se a sua clientela utiliza o Instagram. Fazer isso é o mesmo que não se comunicar com as pessoas certas.
Portanto, antes de contratar um micro influenciador — ou recorrer a uma estratégia de marketing — leve em consideração qual a plataforma usada por esse profissional. Você, certamente, se deparará com pessoas que exercem boa influência no Instagram, outras que se destacam no Facebook e aquelas que tem sua base de seguidores no YouTube.
Dessa forma, avalie quais as mídias sociais fazem mais sucesso entre o seu público-alvo e contrate o micro influenciador que tem mais destaque e abrangência naquela plataforma. Suas chances de sucesso aumentarão consideravelmente.
Existem diversos conteúdos que podem ser produzidos para uma campanha com um micro influenciador. Alguns deles darão excelentes resultados enquanto outros não conseguirão ter o mesmo destaque. Por isso, é importante discutir qual a melhor ação para destacar uma mercadoria ou serviço.
Por exemplo: você vende presentes personalizados. Então, uma boa forma de divulgar o seu trabalho pode ser com um vídeo de unboxing, que consiste em alguém abrindo a caixa, mostrando a surpresa em recebê-la e o conteúdo dela.
Agora, se o seu produto conta com uma forma de aplicação inovadora, a melhor solução pode ser o vídeo time lapse, em que você mostra de maneira divertida alguém usando a mercadoria. É possível, também, fazer tutoriais para exibir todo o potencial daquele produto de maneira mais técnica.
No mundo da comunicação e marketing, o storytelling já se mostrou como uma estratégia vencedora. Para quem está se perguntando sobre o que é isso, vai uma breve explicação: essa ferramenta, adotada há muito na publicidade, consiste em utilizar uma história para divulgar uma marca, produto ou serviço.
O storytelling funciona porque ele tem a capacidade de aproximar o discurso da empresa com a realidade das pessoas. É muito mais fácil, por exemplo, mostrar que os bolos feitos pelas Marias e Josés correm o mesmo risco de não crescer e, para essas pessoas, existe uma solução: o fermento que eu vendo.
Quando se conta uma história em que as pessoas conseguem se identificar e transpor aquilo para a sua rotina, então, a comunicação se torna mais fácil — e, consequentemente, a venda é facilitada. Agora, imagine essa história contada por aquela pessoa que o seu cliente acompanha e confia? Grande chance de sucesso!
Até pode ser tentador contratar aquela celebridade da internet, afinal, ela conta com milhões de seguidores e muitos views nas mídias sociais. Mas há algo para levar em consideração: o seu público escuta ou quer escutar aquela pessoa? O discurso ou a imagem daquele influenciador estão conectados com a sua marca?
Dependendo da escolha, o resultado pode ser o contrário do que você espera. Se a sua clientela é formada em grande parte por mulheres, será um erro contratar um homem que possui um histórico de comentários machistas — mesmo que ele seja o nome do momento na web.
Para acertar, é preciso conhecer bem o seu público-alvo, entender quais os seus desejos e expectativas e saber o que eles gostariam de escutar ou o tipo de conteúdo que preferem consumir. Com esse conhecimento, você, certamente, saberá encontra os influenciadores que trarão melhores resultados para a sua campanha.
Depois de conhecer as boas práticas para o uso de micro influenciadores em sua estratégia de marketing, está na hora de conferir como isso funciona, na prática.
Para você entender melhor como os micro influenciadores podem ser uma excelente alternativa para a sua estratégia, separamos um case de sucesso. Inspire-se:
A humanização é uma das melhores formas de criar identificação entre uma marca e o seu público. Pensando nisso, o banco Bradesco, em parceria com a agência Publicis, identificou mais de 100 micro influenciadores nos segmentos cultura, educação, esporte, família e inovação.
A cada um deles foi pedido um texto contando histórias reais que os fizeram seguir adiante mesmo em momentos de dificuldades. Eles precisavam apenas colocar a hashtag #maisumpasso.
Com isso, o Bradesco conseguiu criar por meio dessa hashtag uma grande rede de histórias marcantes contadas por pessoas de idades e gêneros distintos. O banco, ainda, divulgou as fotos e os textos em suas mídias, demonstrando a importância de ser autêntico na publicidade. O resultado: alto engajamento, melhoria e humanização da marca.
Como vimos ao longo deste artigo, os micro influenciadores podem ter um papel importante em sua estratégia de marketing digital e contribuírem para que a sua empresa consiga bons resultados. Mas fique atento às práticas corretas desse recurso e se inspire no case que apresentamos. Mãos à obra!
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