A evolução do marketing digital trouxe inúmeros benefícios para as empresas que buscam espaço dentro do seu segmento de mercado. Os diferentes tipos de mídia disponíveis para anunciar a marca são muito importantes para o seu negócio.
Existem três tipos de mídias no marketing digital: owned, earned e paid. Apesar de diferentes, estão sempre conectadas. Quando o trabalho é bem executado nas três opções, os resultados tendem a ser ainda melhores.
Neste post, vamos destrinchar a importância e função de cada uma das mídias, quais devem receber mais investimentos e o planejamento necessário para escolher os canais de comunicação mais eficientes para o seu negócio. Continue a leitura para ficar por dentro!
Em qualquer negócio ou mercado, não saber em que está investindo o tempo e o dinheiro certamente renderá prejuízos. No marketing digital, isso não vai ser diferente.
Portanto, conhecer as mídias no marketing digital é fundamental para alocar corretamente os seus investimentos e, futuramente, colher os resultados positivos traçados ainda no planejamento.
Além de conhecer as funções e peculiaridades de cada mídia, é importante analisar como cada uma impacta o seu público-alvo. Assim, após um estudo, é possível delimitar os orçamentos específicos para cada mídia e ter maior certeza de que a estratégia montada será eficiente.
Após entender as diferenças entre elas e realizar uma análise aprofundada sobre como cada uma se encaixa no seu negócio, você vai conseguir balancear os investimentos da maneira que melhor se aplica ao seu negócio.
Apesar de diferentes, os três tipos de mídias no marketing digital estão correlacionados. Dessa forma, é melhor entender qual a função de cada um e como a eficiência de um está relacionado ao sucesso da outro.
Para uma empresa que está começando, por exemplo, mídia paga é a alternativa mais eficiente para investir em um momento inicial. Consiste nas campanhas pagas em redes sociais ou buscadores, banners em diferentes sites e portais ou até mesmo em pagar influenciadores digitais para anunciar os seus produtos.
A vantagem desse modelo é um controle maior sobre o impacto do seu anúncio, já que você é quem vai determinar o veículo de divulgação. O lado negativo é a pouca credibilidade que uma propaganda feita, por exemplo, por um influenciador digital, vai passar para o cliente.
Com o tempo, você vai estabelecendo um público mais fiel, tornando a sua marca mais conhecida e, assim, um investimento maior no próximo tipo de mídia fará mais sentido.
Também conhecida como mídia própria, o nome já explica o seu conceito: é todo espaço ou canal de comunicação que a própria marca tenha o controle. Os principais exemplos são sites, blogs, canais de vídeo ou perfis em redes sociais.
Como tudo o que acontece nesses canais é de controle da empresa, um dos principais desafios é criar uma comunicação de confiança com o consumidor. Uma ação eficiente pode ser a criação de um blog com conteúdo sobre a área de atuação da empresa, mas que não seja uma propaganda, fale pouco da marca e mais sobre problemas e soluções.
Mas antes de realizar qualquer investimento, estude a fundo se, por exemplo, as suas mídias próprias terão audiência e engajamento. Não que você deixe de lado a ideia, mas se ainda não tiver um público regular, talvez ainda não seja hora de investir tão alto em uma equipe para produção de conteúdo.
A utilização de mídia ganha (earned) ocorre quando algum influenciador ou veículo de comunicação, por livre e espontânea vontade, divulga a sua marca ou o seu produto. O bom funcionamento das estratégias nas duas mídias já citadas talvez seja a melhor forma de conquistar espaço na mídia ganha.
Vale também quando consumidores falam sobre a sua empresa nas redes sociais sem que alguma transação tenha sido realizada. Ou seja, falaram porque gostaram do seu produto ou da sua marca.
Com a sua marca já estabelecida, a tendência é conquistar espaço na mídia espontânea, que talvez seja a mais importante dentre as três, já que não requer investimento e, portanto, passa mais credibilidade ao consumidor.
Importante ressaltar, porém, que qualquer investimento feito em mídias no marketing digital deve ser planejado e analisado para torná-lo mais eficiente. Investir sem nenhum estudo, certamente, acarretará em resultados negativos para o seu negócio.
Por isso, listamos algumas dicas simples, mas que podem ser muito importantes para definir os tipos de mídia que a sua empresa deve investir.
De nada adianta colocar uma quantia muito grande em um anúncio pago se o seu público-alvo não consome determinado site, por exemplo.
Dessa forma, fica evidente a importância de estudar muito bem o perfil do seu consumidor para entender melhor quais os canais de comunicação que terão maior influência sobre a sua decisão.
Vai pagar para um influenciador divulgar um produto da sua empresa? Busque informações sobre ele. Por exemplo, quais outras marcas ele já anunciou? Combinam com o perfil da sua empresa? São concorrentes? E, mais importante, analise se o canal de comunicação escolhido, de fato, tem impacto no seu consumidor.
Não ultrapasse etapas. Faça uma análise profunda das suas mídias próprias e descubra se faz sentido investir pesado em uma equipe de marketing de conteúdo, por exemplo. Ainda não? Então talvez seja o momento de focar em mídia paga para construir um público e, só assim, começar a investir mais em canais próprios de comunicação.
Abordamos no texto as diferenças entre os três tipos de mídias no marketing digital, além da importância de conhecer profundamente as características de cada um para equilibrar os investimentos e conseguir resultados melhores.
Além disso, destacamos como é fundamental escolher corretamente os canais de comunicação utilizados para que as suas campanhas alcancem as expectativas e tragam bons resultados.
Quer saber mais sobre o assunto ou como conseguir resultados ainda melhores para a sua empresa? Entre em contato conosco e vamos lhe ajudar!