Para desenvolver campanhas de marketing de sucesso, uma coisa não pode ser negada: grande parte dos usuários consome informações por meio do smartphone. Para atingi-los de uma forma efetiva, é preciso considerar o mobile advertising como uma das estratégias mais importantes.
Os dados de mercado comprovam que o acesso pelo celular é um comportamento que só cresce nos últimos tempos. Por isso, a publicidade precisa ser pensada nesse sentido.
Neste post, você vai conhecer o conceito de mobile advertising, a importância que a prática tem para quem trabalha com publicidade e as suas principais vantagens. Acompanhe!
O nome já induz ao conceito, não é mesmo? Mobile advertising é a estratégia de anúncios publicitários no formato para celular. Seja em sites ou em aplicativos, é a mensagem em formato de divulgação que impacta os usuários ao acessarem o conteúdo pelos seus smartphones.
Tudo precisa estar adequado à telinha do aparelho para ter uma campanha de sucesso. Por isso, pensar nas cores, no tamanho de fonte e da imagem, no site e nos apps nos quais o anúncio será exibido são pontos fundamentais.
Para os profissionais da área de marketing, o mobile advertising ganhou espaço no desenvolvimento de campanhas. Isso porque o comportamento do consumidor mudou — e os dados de mercado comprovam o “boom” da publicidade no meio on-line.
Em um estudo desenvolvido em 2019 para mapear a atuação da publicidade no meio web, foi apontado que o Brasil tem tendência a ser o maior mercado de anúncios mobile da América Latina. Isso representa cerca de 50% dos investimentos concentrados nas “terras tupiniquins”, enquanto o México ficaria com 17,7% e a Argentina com 4,2%.
A mesma pesquisa diz que a expectativa é que até 2023 sejam investidos na estratégia de mobile advertising a quantia de 5 bilhões de dólares, o que representa um aumento de 64,1% para 82,1% em gastos com anúncios on-line.
As previsões estão de acordo com o comportamento do usuário, que desde 2016 mostra um crescimento no acesso à internet pelo celular. O IBGE — Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística — levantou informações que fortalecem a ideia: 69% das pessoas no Brasil acessam a internet pelo smartphone, o que representa mais de 116 milhões de brasileiros.
Diante de dados tão relevantes, como o profissional de marketing vai deixar o mobile advertising de fora da sua campanha? Parece impossível, não é mesmo?
Além da questão do comportamento dos usuários, a estratégia de anúncios em sites e apps acessados pelo celular traz vantagens que precisam ser aproveitadas pelos profissionais de marketing. Veja algumas delas.
Você sabe quanto custa uma página de jornal ou 30 segundos no intervalo de programas na TV? Obviamente que os meios de comunicação são diferentes, tanto em resultado quanto na proposta, mas, ao compará-los com anúncios mobile advertising, logo se percebe que a estratégia pode gerar menos custos.
Ainda, o investimento necessário para uma estratégia on-line é flexível, podendo se adequar à campanha e ao orçamento do cliente para atingir os objetivos determinados.
A mobilidade aplicada aos anúncios on-line aumenta o alcance da campanha e não engessa a divulgação em um determinado local. Pense em um restaurante que abriu as portas recentemente: investir em um outdoor, por exemplo, precisa, necessariamente, que o seu público passe pelo ponto para que seja impactado.
Já com o mobile advertising, ele pode mostrar a sua divulgação para um número maior de interessados, de acordo com a região e o comportamento pertinentes, e nos horários mais adequados, não dependendo do ponto físico para divulgar.
Ainda falando de alcance, mas agora sob um recorte on-line, a estratégia pode aumentar o número de visitas no site do cliente e, se ele tiver um e-commerce, é uma ação positiva para as vendas.
O engajamento também pode ser ampliado — caso a estratégia direcione para as redes sociais —, assim como a autoridade da marca, quando boas informações são entregues em blogs com conteúdos bem estruturados.
Esse é o grande diferencial das estratégias on-line: a possibilidade de mensurar resultados. Em uma estratégia de anúncios mobile, é possível acompanhar o desempenho das campanhas, corrigir rotas, aplicar mais ou menos investimento e testar o que é mais aderente ao público.
Voltando ao exemplo do outdoor, medir quantas pessoas foram impactadas pela divulgação é feita por uma estimativa, já que não se pode contabilizar quem viu a publicidade exibida. No mobile advertising, isso é possível. Verificar quantas impressões, quantos cliques e o quanto isso gerou de venda faz parte da prática.
Esse é o ouro do marketing digital como um todo, pois, por meio de ações publicitárias no ambiente on-line, é possível coletar dados dos usuários e direcionar cada vez mais a campanha, de forma mais certeira.
No caso das mídias mobile, isso fica mais evidente ainda. Afinal de contas, o consumidor já vem utilizando o aparelho com maior frequência, e identificar comportamentos, acessos favoritos e jornadas de compra pelo smartphone só enriquece a estratégia e potencializa os resultados da campanha publicitária.
Os formatos de mídias para fazer publicidade no smartphone são muitos, e cada um deles possui particularidades que impulsionam o objetivo da divulgação. A variedade de meios para impactar os usuários oferecem diversidade para a estratégia de marketing, assim como formatos e propósitos distintos.
Vale ressaltar que eles podem ser complementares e estruturarem uma mesma campanha, levando o consumidor ao objetivo final de quem anuncia, que pode ser conversões em vendas, aumento da autoridade e fortalecimento da presença digital, entre outros.
Ficou evidente a importância de incluir o mobile advertising nas suas ações digitais? Para ter os melhores resultados, tanto de execução quanto de mensuração da performance, a dica é contar com quem entende do assunto.
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