A pandemia do Novo Coronavírus causou um impacto significativo na sociedade em escala global. A necessidade de distanciamento social para conter o avanço da transmissão do vírus fez com que uma série de aspectos da vida passassem a ser conduzidos de forma remota, com o apoio da tecnologia.
Com isso, foi possível detectar o surgimento e a popularização de novos mercados na pandemia. Cinemas, teatros, academias de ginástica, agências de turismo, entre outros, foram altamente prejudicados pela situação. Enquanto isso, outros cresceram exponencialmente, graças a essa reconfiguração de comportamento global.
Para quem deseja investir em mercados aquecidos, é sempre importante estar de olho nos acontecimentos do mundo e na forma como eles influenciam os negócios. Quem não quer se deixar abalar pelos reflexos negativos desse evento global, deve ficar de olho nessas oportunidades e realizar os investimentos mais estratégicos.
É fundamental acompanhar como o mercado se modifica a partir de um evento global, como a pandemia do Novo Coronavírus. Veja, a seguir, os 6 mercados que se valorizaram a partir dela.
Segundo dados do relatório Neotrust, o e-commerce teve o seu faturamento impulsionado em 27%, no primeiro trimestre de 2020, com a pandemia do Novo Coronavírus. Ou seja, as pessoas não deixaram de consumir, apenas passaram a fazê-lo mais pela internet.
A possibilidade de adquirir produtos sem precisar sair de casa se tornou muito mais valiosa em um tempo de distanciamento social. Esse é um formato de vendas altamente popular em diversos mercados, desde eletrodomésticos até vestuário e perfumaria.
Quem começar a trabalhar com vendas online e entregas, tende a aproveitar um mercado aquecido. Assim como qualquer outra iniciativa, é preciso contar com a estrutura adequada para ter bons resultados.
Ter mais oportunidades de venda é algo que também significa uma exigência maior a respeito de estoques e logística de entrega. Somente comece a trabalhar com esse segmento se estiver preparado.
Sem a possibilidade de ir ao cinema, as pessoas se viram restritas a aproveitar o entretenimento por meio do streaming. Isso vale tanto para serviços como Netflix e Amazon Prime como também para as transmissões ao vivo pelas redes sociais, que também se enquadram nessa categoria.
Contar com a infraestrutura adequada para comportar um streaming eficaz e acessível não é fácil. Portanto, quem deseja entrar para esse segmento precisa de um apoio tecnológico suficiente. Essa estrutura também deve ser capaz de comportar todo tipo de usuário, desde aquele com conexão mais rápida até mais lenta.
Também é preciso considerar o aspecto do conteúdo. Oferecer uma programação que atenda às expectativas e necessidades do público-alvo é essencial, ainda mais considerando a concorrência pela atenção das pessoas dentro e fora do mercado de streaming. O público tem muitas opções de lazer em casa nos tempos modernos.
Com o distanciamento social, foi ampliada a necessidade de se contar com boas ferramentas focadas em comunicação online. Tanto na vida pessoal como na profissional, estamos sempre em busca de formas para interagir com nossos contatos, seja pelo vídeo, seja por áudio ou texto. Por conta disso, esse é outro segmento que se valorizou no novo cenário de pandemia.
A adoção em larga escala a serviços como Zoom e Google Meet denuncia o quanto as pessoas estão em busca de sistemas que as coloquem em contato com quem conhecem de maneira fácil e prática. Esse mecanismo viabiliza uma série de contextos, muitos deles destacados nesta lista.
Entrar nesse mercado exige uma estrutura capaz de comportar a demanda ampliada que ele está experienciando. Também é fundamental contar com alta confiabilidade, ou seja, garantir o máximo de qualidade e o mínimo de falhas nas transmissões.
Impedidas de frequentar academias de ginástica, as pessoas que valorizam a qualidade de vida se viram obrigadas a acompanhar aulas virtuais para manter o condicionamento físico. Seja por meio de vídeos gravados, seja em transmissões ao vivo pelas redes sociais, elas mantêm contato com os instrutores e realizam exercícios sob a supervisão deles.
Esse movimento fez com que se popularizasse um segmento focado em qualidade de vida de forma remota. Isso vale para a realização de exercícios e até práticas como ioga, pilates e crossfit. Tudo isso é realizado a partir da condução de instrutores que adaptaram as suas aulas para a forma remota.
Enquanto as academias tradicionais vivem um período crítico, quem tem a possibilidade de oferecer esse tipo de serviço de forma digital tem acesso a um mercado aquecido. É possível ter bons resultados ao oferecer os meios que o público precisa para se manter saudável, mesmo sem poder sair de casa.
Trabalhar de casa não é uma dinâmica nova para diversos segmentos de empresas. No entanto, com a pandemia do Novo Coronavírus, até mesmo aquelas que não estavam acostumadas a essa modalidade de trabalho foram forçadas a experimentá-la. Isso fez com que o home office e suas ferramentas se popularizassem bastante.
A produtividade nesse modelo requer o uso dos recursos certos para que os profissionais consigam executar as suas tarefas, realizar reuniões de forma remota, controlar entregas, entre outros. Empresas responsáveis por soluções que facilitam esses processos tiveram um impulso considerável em procura.
Por exemplo, quem atua na área de tecnologia, pode desenvolver soluções que ajudam no dia a dia de profissionais em home office, como ferramentas para gerenciar projetos, tarefas, arquivos e equipes. A ideia é sempre aproximar virtualmente os profissionais e ajudá-los a organizar as suas demandas, sem que estejam fisicamente no escritório.
O omniconsumidor busca uma experiência de alta qualidade, não importando em qual canal de consumo esteja, além de esperar linearidade nesses contatos. Ou seja, se ele inicia uma transação no Instagram, por exemplo, não pode ser tratado como um novo cliente ao interagir com a marca pelo e-commerce.
Em um período de valorização do comércio eletrônico, é fundamental olhar para o impacto que isso gera no comportamento dos clientes. Eles não têm mais um papel passivo diante do marketing conduzido pelas empresas. Em vez disso, ele sabe o que quer e exige uma experiência integrada.
Dessa forma, as empresas precisam se preparar para atender a esse perfil de cliente. Isso envolve aproveitar os dados certos para personalizar sua experiência, aprender com o comportamento desse público e até criar produtos pensados especialmente para as necessidades dele.
Ficar de olho em novos mercados na pandemia e também naqueles que estão aquecidos nesse novo contexto global permite preparar o seu negócio adequadamente. Nem sempre as condições de sucesso serão ideais, portanto, é fundamental saber como se adaptar e identificar tendências capazes de impactar a sua própria estratégia.
Continue lendo sobre os impactos desse novo cenário global. Veja como as campanhas publicitárias devem ser adaptadas em período de pandemia.