Você se amarra numa boa história? A técnica de formular narrativas que apresentam um enredo caiu no gosto das estratégias de marketing de conteúdo. Hoje, muitas empresas a utilizam para fisgar o leitor enquanto dividem com ele uma sequência de fatos e informações no formato de storytelling.
Mas o que é storytelling, na prática? Não se engane: não é apenas contar uma história! Existem elementos fundamentais para que a narrativa seja fluida e passe por momentos que envolvam e engajem o público. Descubra quais são e a importância deles, neste post!
Storytelling é a habilidade de contar histórias. Aplicada no marketing digital, é um método que entrega para o leitor conteúdo com enredos que chamam a atenção pela sequência de informações, com começo, meio e fim.
Para produzir um material com storytelling, é essencial usar palavras e recursos audiovisuais, como imagens. Essa combinação, quando estruturada, promove um conteúdo que conecta o consumidor com marcas, empresas e produtos.
Uma pitada de emoção é fundamental no fio condutor da história. É ela que conecta as experiências do consumidor com o conteúdo apresentado.
As marcas que produzem conteúdo com storytelling conseguem, além de criar uma conexão com o leitor, abrir outras portas, como divulgar a marca de uma forma mais emotiva, próxima e sutil. Afinal, uma história bem contada prende a atenção, faz com que o interlocutor queira acompanhar o desenrolar dela para, enfim, saber como termina.
Ainda, costumam gerar mais engajamento. O usuário, quando se identifica com a narrativa, sente empatia, fica mais disponível para receber outras informações e se sente mais à vontade para interagir com ela.
Para saber o que é storytelling, é importante conhecer alguns elementos que são primordiais para estruturar o conteúdo. Aqui, serão apresentados os principais deles:
Como a maioria das narrativas que envolvem o leitor, é preciso criar personagens. São eles que dão vida para o conteúdo. Entre eles, é importante ter um protagonista, que será o eixo da narrativa.
O protagonista é o herói da narrativa. É ao redor dele que os fatos vão sendo apresentados e resolvidos, até chegar o momento de entregar o final para o leitor.
É o local onde tudo acontece. Contextualizar o leitor do lugar no qual a história se desenvolve facilita para que ele se envolva com o conteúdo, busque identificações e acompanhe a narrativa.
Pense em uma peça de teatro ou em uma novela, por exemplo: o ambiente é o cenário onde o conflito se desenrola.
Um dos elementos mais significativos para envolver o usuário é o conflito. Ele mostra o “x” da questão que será apresentado na narrativa. Uma dica importante é: o conflito deve ser complexo, apresentar superação e ter fôlego para envolver o leitor.
Histórias com conflitos muito simples ou óbvios demais não prendem a atenção o suficiente para reter quem a empresa tem interesse em engajar.
O objetivo do storytelling é passar uma mensagem para o consumidor dentro da narrativa estruturada. Geralmente, a mensagem é a entrega final da história. Ela é revelada depois que o protagonista vive o conflito e apresenta o resultado, o fechamento dos fatos. Importante destacar que a mensagem deve ser relevante para o público-alvo do conteúdo.
Um dado curioso é que histórias acionam partes do cérebro de quem se envolve com elas, as quais estimulam que o consumidor se aproprie da narrativa, imagine os fatos e aproxime a ideia das suas próprias vivências. Cientificamente falando, o nome disso é acoplamento neural, um processo que envolve a liberação de hormônios ligados a emoções e à memória, que facilitam a lembrança e a relação da marca com as experiências do leitor.
A sua empresa conta boas histórias? Agora que você sabe o que é storytelling e conhece a importância para o negócio, já pode incluir a técnica na sua estratégia de conteúdos para que eles sejam cada vez mais relevantes.
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