Credibilidade é fundamental para qualquer empresa, certo? Hoje em dia, com o uso de diversas tecnologias e da internet em todas as atividades diárias, construir e fomentar uma boa reputação online se tornou uma necessidade extremamente relevante para os negócios.
Marcas preocupadas em manter uma evolução constante devem adotar práticas capazes de zelar pela transmissão de uma boa imagem na web. Seguindo a postura correta, o comportamento nas redes sociais, por exemplo, resulta em melhores resultados ao fim de cada mês.
O post a seguir aborda justamente esse assunto. Você nutre interesse pelo fortalecimento da reputação online da sua organização? Então continue a leitura e fique por dentro do tema!
De modo geral, a reputação online de uma companhia está diretamente ligada à relação entre ela e os usuários na internet. Nesse sentido, as redes sociais e o site ou blog figuram como expoentes, visto que são as duas plataformas mais comuns no que diz respeito ao mundo corporativo.
Pode-se avaliar a reputação online de uma empresa observando, por exemplo, a avaliação dela no Google Meu Negócio ou no Facebook. Analisar uma publicação em qualquer rede social é outro hábito válido para notar se o público dá feedbacks positivos ou não.
A reputação da marca, portanto, consiste na soma das atividades e ações diárias desenvolvidas por ela, englobando ainda a maneira como os clientes percebem essas atitudes.
Considerando o poder impactante da internet hoje em dia, alta reputação e crescimento caminham juntos. Desenvolver credibilidade em redes sociais significa aumentar o engajamento dos usuários e, a partir daí, criar elos positivos com eles.
Em determinado momento, quando precisarem, as pessoas tendem a lembrar ou até mesmo dar preferência à marca que, com alguma ação virtual, as agradou. O crescimento começa em uma singela resposta a um comentário no Instagram e termina em uma venda tempos depois — período, inclusive, que pode ser até mais curto do que outro que envolva uma publicidade direta.
Vale lembrar, ainda, que o crescimento não é somente elevar as receitas mensais. Ganhar espaço na web consiste também em ter páginas bem alimentadas, com conteúdos relevantes para os internautas. Investir nesse setor representa pensamento a curto, médio e longo prazo, pois a lógica deve se manter em voga por muito tempo.
Até aqui, falamos apenas da relevância de ter uma reputação satisfatória no ambiente virtual, mas não fomos mais a fundo. Agora, entretanto, com objetividade, listamos algumas estratégias eficazes nesse sentido. Sendo assim, procure sempre colocar em prática os seguintes hábitos.
É importante considerar o cliente como grande prioridade. Afinal de contas, o negócio só existe por causa dele. Se a meta principal consiste na formação de laços estreitos com esse público, nada mais justo do que buscar atender seus interesses em cada campanha.
A qualidade do atendimento estimula o chamado marketing boca a boca, aumentando a reputação da marca sem gastar um centavo a mais por isso. Para tanto, transparência e sinceridade são palavras-chave, sobretudo diante de contratempos que podem surgir.
Na era em que a internet dá as cartas do mercado, conteúdo é valioso. E, acima de tudo, trata-se de uma propriedade capaz de dar vantagens a uma ou outra marca, de acordo com a qualidade dos materiais publicados.
Um blog, por exemplo, é um excelente cartão de visitas e responsável por incrementar a credibilidade corporativa. Cada conteúdo deve carregar informações verdadeiramente relevantes à audiência, gerando um valor real. A longo prazo, essa estratégia de foco no conteúdo aumenta a reputação online da marca e atrai novos clientes.
Canais digitais já caminham sozinhos há muito tempo, mas o contato pessoal da marca com o consumidor não se descola dessa maneira. Atendimentos insatisfatórios ou outras experiências ruins no ambiente físico causam impactos no comportamento da empresa online, portanto jamais esqueça dessa integração.
Um dos grandes benefícios do branding está nesse aspecto: construir uma marca forte o suficiente nos dois espaços. É necessária bastante proatividade para não adotar abordagens diferentes online e offline, ou seja, a equipe precisa estar devidamente treinada para evitar a circulação de informações negativas na web.
Como em tudo na vida, é muito importante manter a devida atenção para não “passar do ponto”. Já que o assunto aqui aborda a internet, isso quer dizer que não se deve abusar das ferramentas de automatização, por exemplo.
Tome bastante cuidado para deixar clara a chamada robotização. Os usos de e-mail marketing e chats são alternativas excelentes, mas que evidenciam, por vezes, falta de humanização.
Dessa maneira, busque sempre valorizar as pessoas que entram em contato com a companhia. Elabore respostas personalizadas, use emojis, chame pelo nome e construa relações mais próximas ao usuário para otimizar todas as práticas citadas anteriormente.
A internet é um ambiente que abriga milhões de interações por dia. Nesse cenário, usuários falam sobre todos os assuntos, incluindo marcas. E tudo acontece em diversos canais, por vezes de maneira privada. Nem sempre é fácil ficar a par das opiniões que circulam sobre a empresa.
Estratégias voltadas ao crescimento da reputação exigem o acompanhamento constante. Elogios, críticas e, até mesmo, ataques devem ser observados, e a equipe responsável precisa agir para que a imagem da marca não sofra danos.
O monitoramento acontece a partir de registros e verificações de todos os materiais lançados em redes sociais, portais, blogs e fóruns de debate. A checagem pode ocorrer via pesquisa de palavras-chave, análise das publicações de concorrentes, sites de reclamação de clientes e por aí vai.
Cunhado em inglês, o termo Online Reputation Management — Gerenciamento de Reputação Digital — norteia o monitoramento que, por sua vez, direciona as produções de conteúdo de campanhas de marketing. Existem três plataformas de destaque no mercado para esse fim:
A construção de uma boa reputação online precisa aparecer entre as prioridades de qualquer empresa. Lembre-se das dicas trazidas ao longo do material e procure adequá-las à realidade da sua corporação para tirar o máximo proveito possível! Reputação e crescimento andam lado a lado, e a cultura organizacional deve prezar por essa união.
E aí, gostou do texto? Foi útil para você? Então aproveite a visita ao blog e entenda a importância da gestão de marca!