Ganhar posições no Google é uma tarefa árdua e que exige bastante trabalho. Porém, alguns empresários e gestores, ao tentar encurtar esse processo, apostam em certas técnicas que são condenadas e punidas pelo buscador. Mas você sabe quais tipos de anúncios correm o risco de serem penalizados?
Os buscadores online estão entre as principais ferramentas de aquisição de tráfego pela internet. Para manter o bom funcionamento, essas plataformas adotam normas para que as melhores páginas alcancem o topo das páginas de resultados. Porém, quando essas regras são quebradas, o site sofre algumas sanções.
Quando isso acontece, o Google costuma dar as seguintes punições, em ordem da menor para maior:
Nos próximos parágrafos mostramos alguns tipos de anúncios que podem prejudicar sua posição no Google. Confira!
Seja parcialmente ou integralmente, duplicar um conteúdo é considerado uma infração bastante grave pelas diretrizes do Google. E tem mais: o plágio é facilmente descoberto pelos mecanismos de busca, o que torna essa prática um grande risco para os sites.
Para evitar penalizações por causa de conteúdo duplicado, aposte na produção de conteúdos originais. Por mais que busque referências em outros artigos, certifique-se de que o seu texto tenha autenticidade.
As palavras-chave são elementos importantes para o ranqueamento no Google — tanto para o bem quanto para o mal. Se por um lado elas podem levar aos primeiros resultados da pesquisa, por outro, podem ser responsáveis por penalizações ao seu site.
Isso acontece porque algumas pessoas escondem palavras-chave ao longo do site (atrás de elementos como imagens e plug-ins, usando a mesma cor do background, formatadas com tamanhos mínimos, etc.). Evite essa prática e insira suas palavras-chave adequadamente.
Interação e engajamento contam muito na internet, pois conseguem aumentar a visibilidade e o alcance de um determinado conteúdo. Mas não é por isso que você pode abusar. Algumas pessoas costumam entrar na página de comentários de domínios com grande fluxo de usuários e deixar o link do site por lá.
Essa técnica consiste em uma tentativa de furtar a autoridade daquele site. Porém, ela é mal vista e pode ser penalizada caso o Google entenda você como um spammer. Além disso, muitos sites costumam indicar para o Googlebot quando tem alguém usando essa estratégia.
Inserir títulos que não tenham relação com o texto — ou mudar a URL com esse objetivo — é uma ideia ruim, pois, quando identificada, pode render punições por parte do Google. O mesmo acontece quando se vale da técnica de cloacking (ou camuflagem) para que o texto apareça de um jeito para o buscador e de outra maneira para o usuário.
Para evitar punições devido a essas práticas, certifique-se de publicar título e URL condizentes com o conteúdo produzido.
Com este artigo, você aprendeu quais os tipos de anúncios são penalizados pelo Google. Portanto, leia e siga todas as regras da plataforma, além de fazer revisões das suas campanhas para não receber punições e nem perder posições de ranqueamento no principal buscador da internet.
Gostou deste artigo com os tipos de anúncios que podem ser punidos pelo Google? Então não deixe de ler este texto sobre a importância da publicidade segura para garantir engajamento.