Na Internet, as empresas buscam alcançar vários objetivos, que vão desde o aumento do tráfego do site à conquista de mais clientes. Contudo, para obter resultados positivos, é preciso criar um meio eficiente. Nesse cenário, as campanhas online são um ótimo caminho rumo ao sucesso.
As campanhas consistem na reunião de várias ferramentas do universo virtual ligadas a mídia, que possibilitam a conquista de qualquer propósito. Uma das principais vantagens desse investimento é o fato de que as ações têm começo, meio e fim.
Assim, diagnostica-se mais claramente o que precisa ser feito ao longo da jornada para aumentar o retorno sobre o valor investido. Isto é, a criação de campanhas virtuais permite que a marca direcione toda sua atenção à conquista de objetivos específicos, percebendo com exatidão o que deu certo e o que deve ser aprimorado.
A seguir, apresentamos algumas das principais dicas para criar campanhas virtuais de alto desempenho! Confira!
Toda ação de sucesso no marketing digital tem início no planejamento. Antes de colocar a mão na massa, é preciso estabelecer os resultados esperados, as métricas, o público pretendido e as estratégias mais adequadas. Além disso, o período de realização, os responsáveis por cada tarefa e a verba necessária também necessitam ser levados em consideração.
Essas informações são fundamentais para guiar a aplicação de metodologias digitais. Ter um plano organizado é um excelente sinal para que a empresa perceba se está caminhando na direção adequada aos objetivos ou não. O planejamento estratégico facilita ainda a mensuração dos resultados, pois é a marca que define onde pretende chegar.
Um dos fatores decisivos para o sucesso de uma campanha online é falar com a pessoa certa. Ao dirigir uma mensagem para o público correto, as chances de conseguir resultados positivos são muito maiores. Imagine anunciar um vídeo sobre as principais recomendações para evitar incontinência urinária na gestação para mulheres que não desejam ser mães. Seria um provável fracasso, certo?
Por isso, procure identificar minuciosamente o perfil do comprador ideal, os seus principais objetivos e problemas cotidianos. Depois, é preciso entender os recursos que as ferramentas oferecem para separar o público pretendido com sucesso.
É interessante utilizar os “Públicos Personalizados” do Facebook Ads para exibir os anúncios aos clientes atuais, por exemplo. Utilizar o remarketing para que as pessoas que visitaram o seu site vejam a sua campanha é interessante também.
Em suma, a segmentação não passa só pela definição do público, mas pelo conhecimento dos recursos mais eficientes que podem ser aproveitados. Isso certamente evita desperdício de tempo e dinheiro, portanto fique atento!
De fato, a Internet oferece inúmeras alternativas para anunciar e alcançar o seu público. No entanto, é preciso ter cuidado! Nem todos os canais e formatos disponíveis são apropriados para atingir um objetivo. Anunciar em sites qualificados, por exemplo, é uma maneira muito eficiente de se conectar com o seu público.
Apostar nos formatos que utilizam tecnologias de remarketing também é uma excelente ideia, já que por meio deste recurso é possível impactar potenciais clientes que visitaram o site da empresa recentemente. Assim, as possibilidades de gerar negócios são ainda maiores.
A Geolocalização é outro exemplo de um recurso que pode ser aplicado em campanhas segmentadas por região, direcionando a comunicação às pessoas que estão mais próximas da sua empresa.
Além disso, é interessante conhecer recursos avançados para que a sua publicidade consiga captar de fato, o interesse do público. Os anúncios com recursos como vídeo, áudio, galeria de fotos, entre outros elementos, possuem grande impacto e incentivam os consumidores a interagirem com o conteúdo.
Estas são algumas tendências de uma publicidade mais contextual, que prioriza o comportamento e as interações do público para criar anúncios que sejam relevantes. Afinal de contas, é fundamental que o anúncio crie uma conexão verdadeira com as pessoas para não ser ignorado. E com certeza, os recursos que mencionamos podem contribuir bastante para a efetividade da sua campanha.
Segundo pesquisa realizada pelo IBGE, em 2016 o celular era utilizado por 94,6% das pessoas para acessar a Internet, ultrapassando inclusive o computador. Isso significa que cada vez mais consumidores utilizam os smartphones como ferramenta de entretenimento, mas também de consumo.
Dessa forma, no momento de criar uma campanha é necessário considerar que o público poderá acessar a publicidade via qualquer dispositivo. Por isso, é preciso se atentar ao layout dos anúncios para que ele seja responsivo e se adapte facilmente a qualquer tipo de tela.
Caso contrário, o consumidor terá uma experiência negativa com a marca e provavelmente passará a ignorar os próximos anúncios dela. Agindo assim, a possibilidade de construir uma relação de confiança e, consequentemente, gerar vendas, é muito pequena.
Se uma pessoa visualiza um anúncio no Instagram convidando-a para entrar em um site, por exemplo, e essa página fica com as informações completamente desalinhadas, o usuário sairá imediatamente do site.
Isso é prejudicial não só para a campanha, mas para a popularidade do site com o Google. Afinal, o buscador julga esse abandono rápido como resultado de uma página com baixa qualidade. A experiência do internauta deve ser priorizada independentemente do canal escolhido para divulgar o seu negócio.
É de suma importância que as métricas definidas como indicadores de resultado no planejamento sejam utilizadas periodicamente. A vantagem da Internet é que qualquer ação pode ser avaliada a qualquer momento. Desse modo, a empresa não precisa esperar a campanha terminar para averiguar o seu desempenho.
Diante de tantas ferramentas capazes de diagnosticar se um anúncio está atingindo os objetivos ou não, é preciso ter cautela. Lembre-se: nem tudo que pode ser medido deve ser mensurado. Por essa razão, determinar o que precisa de avaliação no planejamento é tão importante.
Afinal de contas, muitas empresas falham neste momento justamente por terem métricas demais para avaliar. Por consequência, se torna praticamente impossível compreender quais dados são realmente úteis nesse processo. Procure definir claramente o que precisa ser examinado com frequência para que o retorno sobre o investimento seja elevado.
Além disso, a periodicidade dessa avaliação é o que facilita uma possível mudança de rota durante a campanha. Portanto, estabeleça um período apenas para monitorar se os anúncios atenderam as expectativas ou se é preciso apostar em novas estratégias.
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