A plataforma anteriormente conhecida como DoubleClick Search, que passou por um rebranding para se tornar Search Ads 360, é a mais recente sensação da Google. Apesar de ter seu nome já tomando conhecimento, a ferramenta ainda é vista como uma opção paga do Google Ads (antigo Google Adwords) e poucos profissionais de marketing sabem realmente seus diferenciais e como utilizá-la.
Dessa forma, surgem diversas dúvidas sobre o Search Ads 360: quais as diferenças entre a plataforma e o Google Ads? Como a ferramenta funciona? Como saber se uma empresa ou agência deve usá-la? E, principalmente, o investimento para aquisição e uso da ferramenta compensa? Confira, abaixo, tudo o que você precisa saber sobre o Search Ads 360.
O Search Ads 360 é uma plataforma paga, desenvolvida pela Google, que reúne os dados de integrações com Google Ads, Google Marketing Platform, Google Analytics e diversas outras ferramentas de anúncios e mecanismos de pesquisa.
Essa plataforma foi criada para ser a solução em gerenciamento de mecanismos de pesquisa. Isso porque ela permite que agências e empresas façam a administração de suas campanhas de pesquisa paga em várias ferramentas, com diversas contas, campanhas e estratégias de orçamento — todas elas no mesmo local!
A ferramenta da Google tem diversas funções e possibilidades de uso, de acordo com as necessidades do usuário. Dentro de seu funcionamento, a plataforma usa dados e aprendizado ao longo do tempo para facilitar a criação de anúncios online personalizados com os objetivos da empresa.
Para entender melhor como ela funciona, pode-se dividi-la em três etapas: criação de campanhas, estratégia de lances e relatórios. Veja cada uma delas, abaixo.
A primeira funcionalidade também é o primeiro passo para começar a usar uma conta no Search Ads 360: criação de campanhas. A vantagem de utilizar essa plataforma é a possibilidade de criar campanhas para diferentes motores de busca (como Google, Bing, Yahoo! etc) em uma mesma ferramenta.
O gerenciamento delas feito de um mesmo local permite que profissionais de marketing digital criem estratégias e orçamentos em comum para diferentes canais. Ainda, que analisem os resultados por objetivos estabelecidos, independente de onde os anúncios são exibidos.
Uma das motivações para criar uma ferramenta que unifica o gerenciamento de anúncios em diferentes plataformas foi reduzir a complexidade envolvida na definição de lances para palavras-chaves. Usando o exemplo de outra ferramenta familiar — o Google Ads —, para gerenciar os lances, é necessário fazer alterações manuais ou escolher uma estratégia por grupo de anúncios ou campanhas.
Porém, nele, não existe como automatizar a tática de lances por palavra-chave. Já no Search Ads 360, o usuário tem a oportunidade de definir lances automáticos com base em um conjunto de regras personalizado, que pode ser padronizado por palavra-chave.
Além disso, os profissionais de marketing também podem criar grupos de orçamento interconectados, que sofrem alterações automáticas nas estratégias de lances, de acordo com o alcance de metas definidas na ferramenta.
Considerando a viabilidade de integração com várias plataformas que o Search Ads 360 oferece, é de se imaginar que seus relatórios sejam bastante completos. A primeira possibilidade é ver resultados de tráfego pago e orgânico.
Dessa forma, pode-se gerar relatórios com os termos que mais exibem determinadas páginas, como os usuários chegam a determinados links (por busca avançada no Google ou outras interações entre canais), e, na pesquisa paga, quais palavras-chaves aumentam as chances de exibição do anúncio e interação do usuário.
A coleta dos dados necessários para gerar os relatórios é feita com uma mistura de informações das plataformas com as quais o Search Ads 360 está integrado (Google Ads, Microsoft Ads, etc), materiais fornecidos pelo Google Analytics e tags do Floodlight.
Explicando melhor: o Floodlight é o sistema de acompanhamento de conversões para a Google Marketing Platform, outro produto da Google. Assim como outros sistemas de registro de conversões, o Floodlight utiliza tags que rastreiam o comportamento dos usuários no site e registra compras, cadastros ou outros tipos de conversão, a partir de visitas em determinadas URLs, como é o caso de páginas de obrigado.
Outra opção na funcionalidade de relatórios da ferramenta é gerar modelos semelhantes a planilhas. Essa função permite que o profissional crie fórmulas, adicione filtros e use diferentes pesos, de acordo com a relevância da conversão, CPA, entre outras classificações.
Sabendo como o Search Ads 360 funciona, quais os benefícios dessa plataforma e por que utilizá-la, em vez de outras opções do mercado?
Em primeiro lugar, é preciso falar de produtividade. Ao usar o Search Ads 360, nota-se logo a diferença entre o tempo gasto para criar, gerenciar e analisar os resultados de campanhas, se comparado com outras plataformas.
Esse fato se torna ainda mais relevante quando se olha para a abrangência de resultados que podem ser atingidos em um único lugar. A possibilidade de fazer integrações ininterruptas, rastrear chamadas e ainda fazer o upload de conversões off line facilita, em grande parte, o esforço de agências que precisam acompanhar campanhas de várias empresas diferentes.
Usando outras ferramentas, as agências e profissionais de marketing costumam reunir diferentes equipes e criar contas variadas para gerenciar seus clientes. Com o Search Ads 360, os resultados podem ser agrupados em níveis de palavras-chave, campanhas, empresas e até mesmo para toda a conta, sendo possível medir o desempenho da agência como um todo.
Outro ponto a favor do Search Ads 360 é o quanto a plataforma facilita a tomada de decisão de quem a utiliza. Justamente por reunir tantas ferramentas diferentes em um só lugar, e deixar que todas sejam analisadas em conjunto, é possível ter uma visão muito mais completa sobre o desempenho de campanhas de marketing.
Para dar um exemplo prático, analise o caso de uma agência fictícia, chamada “Digital World”: o negócio faz o gerenciamento de campanha de dois clientes diferentes. O primeiro é uma empresa de eventos, que recebe leads e conversões pelo site e, presencialmente, no balcão de atendimento em um shopping.
O segundo cliente é um e-commerce de produtos sustentáveis e reutilizáveis, como copos, canudos de metal, entre outros. Monitorando a campanha da empresa de eventos pelo Search Ads 360, a agência percebe que muitas visitas e contatos feitos pelo site se tornam conversões apenas de maneira presencial, pois as pessoas gostam de interagir de forma online, mas contratam o serviço no balcão de atendimento do shopping pela praticidade e fácil acesso.
Já no caso do e-commerce, nota-se que os clientes demoram mais que o esperado para concluir a compra, e acabam saindo da página de pagamentos, visitando as redes sociais da empresa. A partir disso, levanta-se a hipótese de que os clientes procuram por comentários e mais imagens dos produtos.
Com essas informações, todas reunidas no mesmo lugar, a agência “Digital World” pode notar que, no caso da empresa de eventos, o investimento em marketing digital pode ser muito melhor aplicado nas fases de descoberta. Assim, é provável que esse investimento retorne por meio de conversões presenciais.
Para o e-commerce, a agência nota a possibilidade de um maior investimento orgânico em redes sociais ou a criação de páginas de produto mais detalhadas, com comentários, revisões e exemplos de uso. O objetivo, aqui, é reduzir o tempo de conversão dos usuários.
Esses são só dois exemplos de como o Search Ads 360 facilita a tomada de decisão de quem gerencia campanhas. Com ele, é possível coletar dados de vários canais e analisar, tendo como base ROI, CPA, objetivos ou outro KPI que seja relevante para as empresas.
Assim como nos exemplos anteriores, sobre geração de relatórios e análise de resultados, pode-se perceber um aumento do ROI no marketing de busca quando se utiliza Search Ads 360.
Primeiramente, a própria Google afirma que é possível melhorar o desempenho dos anúncios de 15% a 30% com a utilização da plataforma. Isso, por conta da facilidade de gerenciamento dos lances e do aprendizado integrado que a ferramenta tem, analisando dados de usuários em diversos canais até a realização da conversão.
Além disso, os próprios profissionais de marketing recebem o poder de criar múltiplas estratégias e objetivos, que serão otimizados pela plataforma para ter um orçamento mais eficiente (o melhor resultado possível com o menor gasto).
Por fim, a plataforma ainda tem a funcionalidade de criação de regras para lances e palavras-chaves. Desse jeito, existem automações para alterar os gastos das campanhas, de acordo com a interação do usuário com palavras-chaves, alcance de metas e objetivos e outras ordens personalizadas criadas para cada negócio.
Entendendo como funciona a plataforma recentemente atualizada pela Google, levanta-se o maior questionamento: qual a diferença entre usar o Search Ads 360 e o Google Ads (também conhecido como Google Adwords)?
As duas plataformas acompanham o posicionamento no Google de anúncios criados para redes de pesquisa e oferecem formas para planejar o uso de palavras-chave. No entanto, a diferenciação começa na quantidade de configurações que cada uma oferece para quem as usa.
O grande diferencial que chama a atenção é o gerenciamento de lances e palavras-chaves. Falando do Google Ads, o profissional de marketing tem a opção de criar automações de lances, mas estas só podem ser utilizadas em um nível de grupo de anúncios ou campanha.
Já no Search Ads 360, é possível criar automações de lances em nível de palavras-chaves, sem precisar fazer ajustes manuais em cada uma, independente do grupo de anúncios ou campanha na qual elas se encontram.
Aliás, outro aspecto que a plataforma tem como vantagem em relação a seu irmão gratuito é o acompanhamento e a criação de campanhas em diferentes mecanismos de busca, incluindo Bing, Yahoo!, Gemini, Baidu etc.
Já entendendo o como funciona o Search Ads 360, como saber a hora de usá-lo e em que casos a plataforma é aplicável? O primeiro sinal de que é preciso utilizar uma plataforma escalável e completa como o Search Ads 360 é quando existe o gerenciamento de grandes contas de anúncios no Google Ads ao mesmo tempo.
Especialmente quando se trata de agências de marketing, que criam grandes orçamentos para mecanismos de pesquisa, e diferentes contas para cada um de seus clientes, a plataforma paga da Google facilita bastante a administração de cada uma delas. Além disso, possibilita uma avaliação geral do desempenho da agência como criadora de campanhas.
O Search Ads 360 também é ótimo para empresas que precisam criar campanhas em diferentes canais e redes de pesquisas. Isso porque a ferramenta disponibiliza esse acompanhamento, fazendo uma administração de palavras-chaves em quase todos os mecanismos de pesquisa disponíveis.
Empresas e agências que trabalham bastante com marketing de conteúdo têm várias vantagens ao utilizar o Search Ads 360. Afinal, a funcionalidade de acompanhamento do comportamento de usuários permite análises mais aprofundadas quanto ao retorno do investimento em conteúdos e os resultados orgânicos e pagos do que está sendo produzido.
Para finalizar, a plataforma é indicada quando uma agência precisa acompanhar os resultados de campanhas integradas em vários canais de marketing, utilizando também o Google Marketing Platform ou o Analytics 360. Para esses casos, o Search Ads 360 vai ajudar a centralizar todas as informações coletadas de diversas ferramentas em um só lugar, além de gerar economia de tempo e dinheiro investido para fazer o gerenciamento de campanhas.
Com tudo isso dito, o aumento de produtividade gerado pelo Search Ads 360 compensa o investimento financeiro? Para as agências e profissionais de marketing que procuram uma forma de aumentar o desempenho de suas campanhas, ou para aqueles que querem economizar tempo no gerenciamento de contas de clientes e reduzir a complexidade de gerenciar vários canais e redes de pesquisas, a resposta é um grande sim!
Gostou das possibilidades que a plataforma da Google oferece e quer descobrir como colocar seus benefícios em prática? É o momento de entender mais sobre Search Engine Marketing!
O SEM é uma das soluções da SimplesAds, que utiliza palavras-chaves inseridas pelos próprios usuários para buscar conversões e gera maior custo-benefício em suas campanhas. Saiba como a SimplesAds gera mais conversões por meio de pesquisas online.