São muitas as estratégias utilizadas para o posicionamento das empresas nas redes sociais. Aliás, a internet é um conjunto de oportunidades prontinhas pra você fazer negócios. É só saber aproveitar e aplicar da forma mais adequada as informações que constantemente recebemos do mundo virtual.
Nesse sentido, é comum que alguns empresários estejam ainda em busca da estratégia perfeita, afinal, o que estamos sempre buscando é uma inovação e um alto desempenho nas redes, não é mesmo? Mas, como isso é possível? Temos a solução que você está buscando: o Rich Media.
A seguir, você vai saber o que é o Rich Media, quais são os formatos mais utilizados e por que ele é um investimento importante para o seu negócio.
Se você está pensando em como inovar e posicionar a sua empresa de forma mais atrativa, continue a leitura deste post, porque ele foi feito para você!
O Rich Media é uma forma de mídia interativa capaz de promover um produto, uma marca ou um serviço ao mesmo tempo em que o usuário interage com essa oferta. Já imaginou o seu produto alcançando a sua persona dessa maneira?
Por exemplo, você já viu aqueles anúncios de jogos em que o usuário pode jogar o que o anúncio está oferecendo? É uma forma de despertar a atenção e o interesse da persona pelo consumo desse produto, por meio de uma experiência mais satisfatória.
Essa ideia surge conforme a tecnologia digital avança e oferece novas possibilidades de fazer negócios no ambiente virtual. É um modelo de publicidade digital que utiliza vídeos, elementos variados e sons para promover uma maior interação entre os usuários com o produto, de modo que ele consiga compreender melhor a solução que está sendo apresentada e ter interesse em adquiri-la.
A estratégia de interação é uma excelente maneira para oferecer uma experiência de compra diferenciada aos usuários, e o Rich Media é uma aplicação que tem se desenvolvido com grande destaque no ambiente virtual.
Podemos ver esse tipo de publicidade aplicada em diversas plataformas, como em redes sociais, sites, blogs etc. Basta o usuário estar conectado ao ambiente virtual que, em algum momento, ele terá contato com essa oferta interativa.
O criativo do Rich Media oferece excelentes vantagens para os empreendimentos, pois permite gerar publicações mais completas e com um teor maior e mais relevante de informações.
É possível utilizar arquivos variados, como vídeos, imagens e demais elementos, de forma a permitir um monitoramento dos resultados muito mais eficiente para as suas estratégias.
A seguir, veja como esse investimento é vantajoso:
Tudo isso, sem contar que o custo-benefício dessa solução é satisfatório para o empreendedor, que consegue levar o seu produto a um número maior de pessoas e ampliar, dessa forma, as suas possibilidades de vendas.
Além disso, ele apresenta um valor agregado pela conexão que gera com o seu público, influenciando positivamente nos processos de captação e fidelização de clientes.
O criativo Rich Media pode ser utilizado em vários formatos, e as empresas que estão aplicando essas estratégias têm caprichado na criatividade para ter uma maior proximidade com o seu perfil de cliente ideal.
Quer saber quais são os formatos mais utilizados? Vamos explicar cada um deles, a seguir. Confira!
Os criativos dinâmicos oferecem a apresentação de banners com alterações dos conteúdos de forma rápida e ágil.
Dessa forma, é possível levar maior informação sobre o seu produto ou serviço aos clientes e permitir que eles compreendam, de forma proativa, as funcionalidades ou os propósitos daquilo que é anunciado na página.
Esse recurso é aplicado em páginas da web ou na oferta de aplicativos, como vemos com frequência na Play Store.
O banner é disposto nesses canais como um vídeo ou, até mesmo, uma imagem de tamanho específico e que tenha o objetivo de apresentar um produto, uma marca ou um serviço.
Alguns são posicionados como breves tutoriais, outros apresentam usuários interagindo com o produto, mostrando depoimentos etc. Enfim, criatividade é o que não falta quando se trata de interação nas redes.
Um Rich Media expansivo é aquele criativo que se expande quando alguma ação é realizada na web ou nas redes sociais, como o clique ou o deslizar do mouse sobre a imagem ou vídeo que está sendo anunciado.
Geralmente, esse criativo tem a função de se expandir nas páginas da web ou nos aplicativos para revelar novas informações, mas é possível que ele seja movido pelo usuário caso assim deseje.
Sabe quando você encontra um artigo interessante e clica nele para ler o conteúdo completo, mas abre um anúncio na frente do texto e você só consegue retornar à leitura se clicar para fechar a propaganda?
Pois então, esse tipo de publicação flutuante é o formato de Rich Media intersticial, que é muito utilizado em sites e blogs como uma alternativa de chamar a atenção do usuário para a sua marca e gerar um maior número de leads.
Essa é uma sigla em inglês para Video Player-Ad Interface Definition — em português, Definições de Interface para Anúncios de Players de Vídeo.
Para melhor entender esse formato de Rich Media, vamos usar o seguinte exemplo: sabe quando você está assistindo a um vídeo, e aparece um anúncio sobre algum outro produto ou solução que pode ser interessante?
Essa é a função deste formato de Rich Media: levar a sua solução diretamente ao seu perfil de cliente, utilizando os conteúdos que ele já consome.
Com base no que apresentamos neste post, você certamente conseguirá ter várias ideias de onde investir seus conteúdos e quais formatos utilizar, não é mesmo? Se ainda tiver dúvidas de como adquirir essa solução para fortalecer a sua marca, saiba que poderá contar sempre com a ajuda de empresas parceiras.
Na Simple Ads, contamos com uma equipe qualificada para o seu atendimento e podemos auxiliar nas melhores estratégias para o seu negócio. Acesse o nosso site e conheça os nossos diferenciais!