Sabemos que atrair visitantes para o site é um dos principais objetivos das empresas que investem em marketing digital. No entanto, ter uma grande audiência não assegura a geração de vendas. Por isso, é necessário criar uma página de captura para identificar alguns dos potenciais clientes que acessam a sua página.
Dessa forma, a marca tem a oportunidade de captar as informações de contato dos consumidores — como o e-mail. Essa é uma estratégia muito eficiente do Inbound Marketing, pois as pessoas aceitam disponibilizar os seus dados em troca de recompensas valiosas, que podem ser um e-book ou um infográfico, por exemplo.
Além de ajudar a identificar as pessoas interessadas pelo seu negócio, as landing pages permitem que a empresa crie uma estratégia para educar esses leads por meio do conteúdo de valor. Com isso, é possível relacionar-se com potenciais clientes até que eles estejam propensos à compra utilizando o e-mail marketing.
Portanto, a utilização das páginas de captura é uma excelente estratégia para educar os consumidores sobre os produtos e serviços oferecidos e, assim, aumentar a aquisição de clientes. Existem algumas técnicas que potencializam as conversões de uma landing page.
Neste artigo, selecionamos algumas das melhores práticas para alavancar os seus resultados! Acompanhe!
O primeiro passo na criação de uma página de captura eficaz é conhecer todos os detalhes do cliente ideal. Ao compreender os principais problemas que essas pessoas enfrentam, fica mais fácil criar uma recompensa que capte o interesse delas.
Ou seja, entender o que realmente importa para a persona é imprescindível para oferecer um material que agregue valor à sua vida. Suponhamos que uma empresa que trabalha com softwares de gestão percebe que o seu público tem sérios conflitos para controlar seu estoque. Assim, ela cria uma planilha para a organização do estoque em poucos minutos e disponibiliza isso por meio da landing page. Quais são as chances de que os consumidores se interessem em baixar o material em troca do e-mail? Por esse motivo, a definição da persona é a etapa inicial antes de desenvolver qualquer conteúdo rico.
O texto da página de captura é um fator fundamental para aumentar a sua taxa de conversão. Algumas empresas cometem erros terríveis ao negligenciar essa etapa. Várias técnicas podem ser utilizadas para que, mesmo diante de tantos estímulos, os potenciais clientes se sintam atraídos pela recompensa.
É importante que o texto siga a metodologia “AIDA” — ou seja, é importante que ele desperte atenção, interesse, desejo e que convide o consumidor para uma ação. O título deve ser esclarecedor e chamar a atenção, deixando explícito o que a pessoa ganhará.
As pessoas têm apenas alguns instantes para visualizar a sua oferta e considerá-la valiosa ou não. Por isso, o texto precisa ser objetivo e, ao mesmo tempo, ressaltar os benefícios que a pessoa terá ao acessar o material oferecido.
As chamadas para ação (call to action) são peças-chave no aumento de conversões. É interessante utilizar cores chamativas nos botões, com frases de impacto que conduzam as pessoas a realizar a ação que o seu negócio deseja. Um exemplo disso são chamadas do tipo “economize agora” e “baixe grátis”.
Os botões clicáveis devem ficar evidentes para que as pessoas entendam que, ao clicar, realizarão uma ação em direção à recompensa que a empresa oferece. Para que isso aconteça, eles precisam ficar em destaque na página.
Uma das táticas mais eficientes para convencer pessoas é utilizar o senso de urgência. Ou seja, deixar claro que a sua oferta ficará disponível apenas nas próximas 2 horas é uma forma de estimular que a atitude das pessoas seja tomada mais rapidamente.
A prova social também é uma técnica que pode ser aplicada para elevar as conversões. Na landing page o ideal é que os consumidores possam ver, abaixo do formulário, o depoimento de pessoas que já adquiriram essa oferta e foram bem-sucedidas. Isso inspira credibilidade e faz com que outras pessoas confiem mais na sua empresa.
Quanto mais valor o seu material tiver, mais informações a empresa pode solicitar que o lead preencha. Contudo, é importante ressaltar que o nível de importância do conteúdo fornecido deve ser medido pelos olhos da persona e não pelos profissionais do negócio.
Afinal, de nada adianta o setor de marketing achar a recompensa sensacional se a persona não tem a mesma visão. Para começar, o nome e o e-mail são dados suficientes. Os formulários muito extensos tendem a perder muitas conversões.
No entanto, também é preciso observar se existem algumas informações que são decisivas no momento da geração de leads e, portanto, indispensáveis. No caso da planilha para controle de estoque, por exemplo, a empresa pode entender que é essencial identificar o cargo da pessoa que está baixando o material.
Outro aspecto essencial é o layout da landing page, que deve ser bonito e, acima de tudo, agradável para o usuário. É importante que a página seja criada pensando também nos dispositivos móveis para que as pessoas consigam preencher o formulário em qualquer aparelho e tamanho de tela.
Muitas empresas perdem oportunidades incríveis de continuar engajando com o lead devido à falta de uma página de agradecimento. Quando o consumidor baixa um e-book, ele pode ser direcionado para uma página com as orientações sobre a chegada do material via e-mail.
Ainda nesta página, a empresa pode indicar a leitura de um artigo no seu blog sobre um assunto complementar ao material baixado pelo potencial cliente. Essa é uma ótima forma de aproximar-se do lead e fazer com que ele seja conduzido ao longo das etapas do funil de vendas.
Apontamos neste artigo algumas das práticas mais eficientes para gerar conversões na sua página de captura. No entanto, sabemos que a divulgação da landing page em diferentes meios digitais também é outro elemento que contribui bastante para o sucesso da sua estratégia.
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