O avanço das novas tecnologias possibilitou o aprimoramento das estratégias de marketing digital, que podem contar com dados valiosos para a elaboração de mensagens, cada vez mais assertivas e com maiores chances de conversão. Nesse sentido, o Google Analytics, uma das ferramentas mais populares dos anunciantes, desenvolveu o Google Signals, um recurso capaz de oferecer informações importantes para os links patrocinados.
Este artigo falará sobre o conceito desse novo recurso, abordando suas vantagens e dando dicas de otimização dos links patrocinados. Confira, a seguir!
O Google Signals, como já mencionamos, é uma funcionalidade que oferece a possibilidade de mensuração de resultados e emissão de relatórios capazes de detalhar a jornada de compra do usuário. Dessa forma, quando um consumidor está logado no Google, independentemente do dispositivo que esteja usando, pode clicar em um anúncio e não comprar.
Nesse cenário, podemos imaginar que, algum tempo depois, ao acessar a internet por outro dispositivo, ao fazer a busca pelo produto ou serviço, decide efetuar a compra. Desse modo, podemos verificar a trajetória do cliente até a conversão — seja de mobile para desktop, ou o contrário.
Nesse exemplo, o trajeto do consumidor foi curto e simples de observar. No entanto, a nova função do Google poderá rastrear todo o percurso dos usuários, independentemente da quantidade de acessos e dispositivos utilizados. Para realizar o rastreio, elaborar e emitir os relatórios, é essencial que o usuário esteja logado em sua conta Google.
Como podemos perceber, por meio do Google Signals, podemos ter acesso a dados valiosos do percurso realizado pelo usuário até o momento da conversão. Sabemos que o acesso a essas informações é uma das promessas do Google, a fim de oferecer às empresas embasamento para a construção das suas campanhas.
Além disso, a precisão dos diagnósticos oferecidos pelo Google Signals dão às marcas dados necessários para que as estratégias sejam mais direcionadas e, portanto, assertivas. Isso resultará em táticas de vendas mais rentáveis e certeiras.
Agora que sabemos o conceito e a importância da utilização desse novo recurso, veremos de que maneira podemos otimizar os links patrocinados — Google Ads —, utilizando o Google Signals. Veja, a seguir!
Para que as suas campanhas tenham o retorno desejado, é necessário, além de conhecer as funcionalidades do Google Signals, conhecer a sua persona. Para isso, é preciso que sua marca busque informar-se sobre o comportamento de consumo desses usuários, até o momento da tomada de decisão.
Quando a marca consegue perceber a influência dos dispositivos para a efetivação da compra, é possível direcionar os esforços objetivando melhorar o retorno sobre investimento (ROI) sobre as ferramentas que mais possibilitam a conversão.
O remarketing se caracteriza como uma estratégia de marketing digital que possibilita aos anúncios do Google Ads aparecerem mais de uma vez para usuários que já demonstraram interesse no seu produto ou serviço. Sabemos que o mercado tende a usar as plataformas mobile, mas ainda existe uma resistência para realizar a conversão por elas.
Assim, analisando as informações referentes à jornada do seu cliente, por meio do Signals, é possível realizar alterações de investimento nas campanhas de remarketing para que elas sejam mais assertivas.
O avanço das novas tecnologias permite que, cada vez mais, ações de marketing sejam aprimoradas, com a coleta e análise de dados dos usuários. Nesse sentido, o Google Signals é uma excelente alternativa, pois verifica toda a jornada do cliente até a compra, emitindo relatórios para que as empresas aprimorem suas abordagens, aumentando as taxas de conversão.
E você, o que achou desse novo recurso? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião!