Para um usuário de internet, a velocidade em que uma página navega é crucial para ele se manter no site e retornar futuramente.
Nesse sentido, o Accelerated Mobile Pages (AMP) se configura fundamental, pois pode tornar uma página na web até 85% mais rápida. Essa otimização de carregamento é crucial para aumentar o tráfego de visitantes e oferecer uma experiência de navegação satisfatória.
Este artigo abordará um pouco mais sobre essa ferramenta e dará algumas dicas sobre a sua utilização. Então, continue aqui para conferir!
O Accelerated Mobile Pages é uma ferramenta que serve para melhorar o desempenho de uma página da web, fazendo-a alcançar uma velocidade maior — principalmente em dispositivos móveis, como tablet e smartphones, tão presente no cotidiano dos usuários da internet.
Essa proposta tem como objetivo fazer com que a experiência de navegação seja plenamente satisfatória, o que fará toda diferença na permanência do usuário em uma página. Isso porque ele pode desistir de visitar um site se o layout for ruim na tela do smartphone ou se o carregamento for lento.
O AMP funciona como uma configuração que possibilita que os sites carreguem menos elementos na página, o que resulta em um carregamento mais leve e rápido. Contudo, é preciso tomar alguns cuidados com a sua utilização, para que imagens e informações essenciais não sejam omitidas.
Ou seja, aquela clássica aba denominada “sobre a empresa”, que informa ao cliente do que se trata o negócio — sua a missão, visão e valores —, pode ser omitida com o auxílio do AMP, visto que se trata de um dado secundário. Já as imagens ilustrativas e informações mais direcionadas ao produto, serviço ou conteúdo exposto precisam se manter expostas.
Os dois recursos possuem a mesma ideia de otimização de velocidade e melhor adaptação aos dispositivos móveis. Contudo, existem algumas diferenças entre eles — e falaremos sobre as principais delas, a seguir. Veja!
As páginas responsivas mantém seu foco no design, ou seja, no modo como o conteúdo será exposto de forma organizada e eficiente nos dispositivos. O AMP, por sua vez, tem a sua atenção voltada para a velocidade de carregamento.
Por serem versões simplificadas, as páginas AMP exibem o conteúdo em apenas uma coluna, contendo texto, imagens e anúncios. Contudo, barras laterais, menus e pop-ups permanecem ocultos.
Já as páginas responsivas dão a você a liberdade para criar o design que quiser, com cada detalhe que desejar, entendendo que as informações prioritárias devem ser privilegiadas para não comprometer o desempenho do site.
As páginas responsivas, por possuírem mais informações e funcionalidades, tornam-se mais lentas comparadas às AMP. No entanto, oferecem mais opções de navegação e um visual mais rico.
Como o AMP preza pela simplificação — mantendo o foco no conteúdo —, o carregamento é praticamente instantâneo.
Agora que dominamos o conceito e a importância do AMP, daremos algumas dicas de como utilizá-lo na otimização da sua página na web. Veja:
Uma boa experiência de navegação não deve ser subestimada. Isso porque uma página veloz mantém o usuário navegando e fará com que ele retorne para o seu site.
Além disso, as páginas com um carregamento eficiente recebem um melhor rankeamento do Google, fazendo com que ela apareça entre as primeiras opções de busca do usuário. Por isso, não perca tempo e invista agora mesmo em ferramentas como o Accelerated Mobile Pages.
Gostou do artigo? Acredita que seu site está precisando dessa funcionalidade? Então, entre em contato conosco e veja como podemos ajudar!