O Natal e está chegando e, com ele, o aumento expressivo nas compras de final de ano. Nesse sentido, é fundamental que sejam criadas campanhas de Natal eficazes, uma vez que a concorrência do mercado, que já é bastante expressiva, tende a ficar ainda maior. Essa estratégia poderá potencializar suas vendas e atrair novos clientes para o seu empreendimento.
Assim, este artigo explicará como você pode fazer campanhas de Natal que atinjam os objetivos do seu negócio, ressaltando a sua importância durante um período tão importante para o comércio. Então, continue conosco e confira!
As festas de final de ano são muito importantes tanto para o consumidor quanto para os lojistas. Isso porque, nessa época, as pessoas costumam comprar bem mais do que em outros momentos.
Isso porque, além dos festejos natalinos e de réveillon, existem também as populares confraternizações. Todos esses eventos estimulam o emocional dos consumidores, que seguem a tradição ocidental da troca de presentes.
Para se ter uma ideia, em 2020, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo projetou uma movimentação de R$ 38,1 bilhões para o varejo brasileiro — que, mesmo com a pandemia, teve um aumento em relação ao ano anterior de 2,2% para 3,4%. Logo, é uma excelente oportunidade para criar estratégias que visem potencializar os resultados.
Até aqui, já podemos entender sobre a importância do Natal, tanto para os comerciantes quanto para os consumidores.
Assim, para melhorar os ganhos e atrair novos clientes, você precisa contar com uma boa campanha, que envolva o público e o atraia para o seu empreendimento.
A seguir, veremos alguns exemplos de estratégias que podem ser utilizadas nesse período.
O e-mail marketing é uma boa estratégia para convencer o cliente a visitar a sua página ou loja física. Esse é um canal efetivo entre a empresa e o cliente para o envio de ofertas, novidades ou qualquer outro tipo de mensagem.
Esse método só é possível com o consentimento do cliente, ou seja, é preciso que ele já tenha uma experiência prévia com o seu negócio e ofertado esse dado.
Embora as pessoas forneçam seu e-mail para uma empresa, elas não desejam ser importunadas o tempo inteiro com mensagens inconvenientes. Então, tenha cuidado ao abordá-las, enviando mensagens personalizadas e questionando sobre o seu desejo de continuar com o recebimento.
O avanço das novas tecnologias permitiu outras formas de abordagem com o público, acirrando a concorrência pela sua atenção. Com o expressivo crescimento das empresas no ambiente virtual, a mídia paga passa a ser um diferencial para quem deseja se destacar.
Para tanto, é necessário que você se informe das opções para não acabar pagando caro por um retorno pouco expressivo.
As redes sociais oferecem anúncios pagos que terão um maior alcance, por um preço mais baixo. O ponto máximo dessa estratégia é a possibilidade de acompanhar os resultados, verificando se a conversão está acontecendo por meio desse tipo de publicidade.
Com a alta expressiva das vendas em todo o comércio, oferecer uma promoção pode fazer com que a sua empresa se destaque dentre as demais. Com as novas ferramentas tecnológicas, fica cada vez mais fácil que os consumidores busquem por preços mais em conta e promoções relâmpagos.
Uma dica é oferecer descontos exclusivos para quem já é cliente, por exemplo, ou baixar o preço de alguma mercadoria “encalhada” no estoque. Isso tudo, levando em consideração a realidade financeira do seu negócio.
Escolher um presente pode não ser uma tarefa muito simples para algumas pessoas, mas a sua loja pode ajudar os usuários.
Para isso, você terá que criar em seu site ou blog conteúdos relevantes que os orientem nessa decisão, levando em consideração inúmero fatores — como gênero, o relacionamento entre as pessoas e o valor que se pretende gastar, entre outros aspectos.
Então, invistas em textos bons, claros e concisos. Na conclusão, indique algum produto da sua loja, instigue a curiosidade do público e convença-o de que comprar na sua empresa será um bom negócio.
As redes sociais têm uma influência muito grande na vida das pessoas e possui um número muito grande de usuários. O Instagram, por exemplo, tem mais de 1 bilhão de usuários ao redor do mundo, fazendo dele um importante canal de comunicação entre a empresa e o cliente.
Nesse sentido, divulgue nas redes os seus produtos ou serviços, apontando os seus diferenciais. Crie um destaque para as suas promoções e não esqueça em investir em um bom conteúdo para a sua audiência.
Como já mencionamos, o Natal é um período que influencia no emocional das pessoas, por tudo o que a data representa. Então, para entrar no clima natalino, você deve transmitir os símbolos e significados dessa data no layout da sua página, nas redes sociais e na loja física.
Contrate profissionais para modificar temporariamente a identidade visual do seu site, criando um clima de festa de fim de ano para que o seu público sinta toda a magia que circunda essa época do ano.
A SimpleAds é uma empresa especializada em mídia online desde 2016, com o objetivo de simplificar a entrega de campanhas publicitárias na internet.
Nesse sentido, ela auxilia anunciantes a entregarem a mensagem exata para o público certo, em um momento oportuno, com segurança e foco no usuário. Então, se você estiver precisando criar campanhas natalinas eficazes, visando o amento da taxa de conversão do seu cliente, a SimpleAds pode ajudar!
Boas campanhas natalinas têm o poder não apenas de prospectar novos clientes, mas também de fidelizá-los, caso a sua experiência de compra seja satisfatória. Por isso, invista em boas estratégias, visando a satisfação do seu público — caso ele tenha as expectativas atendidas, poderá indicar o seu negócio para outras pessoas, fortalecendo a sua imagem frente ao mercado.
Caso tenha se interessado por criar campanhas de Natal na sua empresa, entre em contato conosco!