Algumas marcas são facilmente reconhecidas, mesmo que não vejamos o nome ou o logo delas. Como isso é possível? A resposta é simples: elas têm uma forte identidade de marca! Esse aspecto se refere à missão e aos valores da empresa, que são passados por meio de fatores como o logotipo, a linguagem adotada, os serviços oferecidos e outras questões ligadas ao consumo de conteúdo.
Nesse sentido, é essencial construir uma identidade única e que seja consistente e facilmente identificada pelo público, reunindo elementos que transmitam o que ela é por meio da sua identidade. Dessa forma, ela precisa ser bem definida e ter originalidade, mostrando de forma clara para a sua audiência quem é a empresa.
Veja quais são os principais benefícios que sua marca terá ao investir em uma identidade de marca única no mercado. Acompanhe!
Uma marca que tenha uma “personalidade” forte é lembrada com mais facilidade pelo público. Entretanto, para que isso aconteça, é preciso ter consistência. Pense em marcas como a Coca-Cola ou o Nubank. Essas empresas construíram uma identidade de marca tão forte que conseguimos perceber a essência delas mesmo quando não vemos seus nomes — reconhecendo-as por suas cores, seus slogans ou outros detalhes.
Os valores bem estabelecidos são fundamentais para que o branding e a identidade de marca tenham mais sucesso. É desse modo que empresa e clientes criam uma conexão mais forte e o reconhecimento da marca ocorre.
Quando o público passa a se identificar com a marca, é natural que ele a veja como uma empresa confiável. No entanto, é preciso lembrar-se de que isso é uma construção que envolve dimensões físicas, culturais e subjetivas. Nesse contexto, a identidade de marca deve ser criada para incentivar o consumo de conteúdo e a aproximação entre cliente e empresa.
É nessa aproximação que a confiança vai sendo gerada, conquistando o público até o momento em que ele se torne embaixador da marca. Quem nunca viu pessoas que defendem ferrenhamente determinadas empresas? Isso mostra como essas marcas são confiáveis e têm identidades fortes.
Com mais credibilidade no mercado, a possibilidade de gerar novos negócios também é maior. Quando a marca está mais exposta e mostra que pode solucionar os problemas do público, o caminho natural é que novos clientes passem a optar pelos seus produtos ou serviços.
Assim, além de ganhar novos clientes, ainda será mais fácil engajar o público e fidelizá-lo, pois ele perceberá o valor da marca. A conexão entre público e empresa deve ser fortalecida em cada etapa da jornada do cliente, com estratégias específicas e segmentadas para os mais diversos públicos.
Para que isso aconteça, é necessário aplicar as boas práticas que favoreçam a identidade de marca. Aspectos como a preservação dos padrões da marca, utilização de diferentes canais para oferecer o consumo de conteúdo para o público, automatização de processos e outros pontos são essenciais. Dessa maneira, a identidade de marca será mais forte e entregará resultados cada vez melhores.
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