O universo do Marketing Digital possui várias estratégias que visam o aumento de tráfego dentro de uma página na internet.
Nesse sentido, as táticas de SEO se configuram como uma das mais importantes e ajudam a melhorar a posição de um site nos mecanismos de busca, podendo aumentar a visibilidade de uma empresa frente a um mercado cada vez mais competitivo.
Nesse sentido, é fundamental a utilização de ferramentas de SEO para atingir seus objetivos e melhorar suas métricas. Neste post, falaremos sobre algumas delas e como utilizá-las. Continue a leitura e confira!
Como mencionamos, as estratégias de SEO (Search Engine Optimization — ou, em português, otimização para mecanismos de busca), como o próprio nome sugere, têm o objetivo de melhorar o rankeamento do seu site ou blog nos mecanismos de busca da web.
Para ajudar no progresso desses resultados, existem as ferramentas de SEO, que analisam o seu site e informam quais são os ajustes que precisam ser realizados, levando em consideração os critérios de posicionamento.
Agora que já sabemos do que se trata o conceito de SEO e qual é a sua importância na melhoria dos resultados pretendidos, citaremos 4 ferramentas para a execução dessa estratégia que poderão ser bastante úteis!
Essa ferramenta é a mais popular entre as que existem. Segundo alguns especialistas em estratégia de marketing, se você tem um site, deve, necessariamente, utilizar o Google Analytics.
Isso porque ele reúne uma quantidade expressiva de dados, informando sobre o comportamento dos visitantes da sua página e auxiliando na elaboração de estratégias de marketing.
É válido salientar que a ferramenta é totalmente gratuita.
Esse software é indicado para aquelas pessoas que desejam ter acesso às análises de sites alheios, sendo possível, inclusive, elaborar relatórios.
Embora forneça dados básicos, o nível de detalhamento é considerado satisfatório. Além disso, é possível verificar quais aspectos precisam ser melhorados, para que os objetivos em SEO sejam alcançados.
O software ainda ensina a fazer a verificação dos dados, separando-os por categorias, por meio de vídeos.
O nTopic é indicado para aquelas pessoas que desejam basear suas decisões em estatísticas. Para tanto, a ferramenta fará esse trabalho a partir de uma análise de outra página (um concorrente, por exemplo), traçando um comparativo com sugestões do que pode ser melhorado dentro do seu site.
O Google Search Console é considerado uma das melhores ferramentas de SEO, podendo ser usado junto ao Google Analytics.
Ele tem o objetivo de oferecer um diagnóstico e apontar problemas de SEO em páginas da web. Além disso, pode responder a alguns questionamentos, como “como saber a posição do meu site no google?”, oferecendo uma resposta com base em como o algoritmos do mecanismo de busca leria esse rankeamento.
A ferramenta também pode verificar quais são as palavras-chave que possuem maior número de busca, fazendo com que seus resultados sejam mais expressivos.
As ferramentas de SEO se tornaram muito importantes para melhorar o tráfego de visitantes do seu site, aumentando as chances de conversão. Isso porque elas podem colocar a página em uma posição favorável nos sites de busca, impactando, de maneira favorável, nos resultados das suas estratégias de marketing digital.
Gostou do nosso artigo? Então, assine a nossa Newsletter e não perca nenhuma novidade!