O uso da internet para a divulgação e venda de produtos alterou a relação entre marcas e consumidores. Hoje, com apenas poucos cliques, o público consegue acessar um grande volume de informações relacionadas a determinada empresa e seus concorrentes. A consequência é um processo de decisão de compra muito mais complexo. Por conta disso, a gestão de marca torna-se essencial.
O consumidor moderno, chamado de 4.0, encontra-se no topo da hierarquia do mercado. A intensa concorrência lhe dá o poder de escolher entre diversas opções diferentes, o que também faz com que ele seja mais criterioso. Mais do que a qualidade e utilidade de um produto, o público dá extrema atenção à credibilidade e reputação da companhia.
Por isso, se você quer atingir o seu público-alvo de forma eficiente, é imprescindível contar com uma gestão de marca qualificada. Quer saber mais sobre o assunto? Neste texto, vamos definir esse conceito e a sua importância, falar sobre seus elementos e, ainda, listar seus principais benefícios. Continue a leitura e confira!
Gestão de marca refere-se a um conjunto de ações tomadas com o mesmo objetivo: criar, consolidar e gerenciar os elementos que caracterizam uma empresa. Ao contrário do que muitos pensam, isso não se resume à identidade visual, embora a definição de uma logomarca seja um passo importante nesse processo.
A marca vai além disso. Ela expressa não apenas o visual adotado pela companhia, como a missão, a visão e os valores que estão por trás das operações. A ideia é que, ao pensar em seus produtos ou entrar em seu estabelecimento, o cliente tenha uma experiência única, que crie uma conexão com a empresa.
Um exemplo clássico é a Coca-Cola. A relação entre o refrigerante e o sentimento de felicidade vem sendo trabalhada há anos com propagandas, campanhas e posicionamentos da empresa. Hoje, se você pensar em uma bebida refrescante para beber com os amigos, provavelmente vai se lembrar da gigante americana. Isso sem falar na forte conexão que a marca criou com o Natal.
Um fenômeno parecido ocorre com a Apple. Nesse caso, a marca é mais atrelada à sensação de luxo e exclusividade. Isso se converte em um público fidelizado, mesmo que os preços dos produtos sejam mais caros que a média do mercado. O visual minimalista adotado nas embalagens e peças publicitárias da empresa reforça essa identidade.
Uma boa gestão de marca, portanto, humaniza a companhia e a torna facilmente identificável para o público-alvo. Para tanto, é fundamental adotar uma estratégia clara e que contemple todos os seus canais de comunicação.
O sucesso de qualquer empreendimento depende da estratégia adotada para se relacionar com o público. Essa afirmação não é uma novidade, mas sua relevância é ainda maior quando lidamos com o consumidor 4.0. Com rápido e fácil acesso à informação, esse perfil seleciona, com cuidado, as empresas com as quais se relaciona, dando preferência àquelas que refletem suas próprias visões e seus valores.
É por isso que, cada vez mais, vemos as marcas se posicionando politicamente, abraçando ações de diversidade e inclusão. Essa é uma forma de mostrar para o público que a organização compartilha os mesmos valores. Conceitos como o brand persona, ou a personalidade da marca, ajudam o público a se conectar mais facilmente, aumentando a fidelização e a chance de compra.
O objetivo anterior reflete a importância principal da gestão de marca, mas existem diversos benefícios práticos em fazê-lo. Confira, a seguir, alguns dos principais.
Com tantas opções semelhantes de produtos e serviços, criar uma vantagem competitiva é a única forma de fazer a sua marca se destacar das demais. Um processo de branding conduzido eficientemente é capaz de diferenciá-la e posicioná-la no topo da mente dos consumidores
Para tal, é preciso entender o mercado e, principalmente, os fatores determinantes para a decisão de compra do público-alvo. Empresas envolvidas em um nicho que consome muitos recursos, por exemplo, podem construir a marca em torno da sustentabilidade na produção.
Essa preocupação com a preservação do meio ambiente, além de benéfica para a sociedade de modo geral, pode ser o necessário para que o público dê preferência a fazer negócios com a empresa. Isso nos leva ao próximo benefício.
No livro que introduz o conceito de consumidor 4.0, o especialista Philip Kotler fala do posicionamento de marca como um dos principais fatores para a fidelização do público. Segundo ele, as pessoas não querem mais ser vistas pelas empresas como meros compradores, mas, sim, como seres humanos plenos.
Isso significa, em suma, que o cliente está cansado de atendimentos padronizados e marcas que pouco se diferenciam. Ele deseja lidar com empresas que apresentem personalidade autêntica, o que só pode ser alcançado a partir de uma gestão de marca qualificada.
Portanto, além de criar uma vantagem competitiva e atrair oportunidades para a sua empresa, essa gestão auxilia na retenção de clientes. Quando isso acontece, outro fenômeno pode ser observado — é o que falaremos no próximo tópico.
O boca a boca é a forma de marketing mais antiga de que se tem notícia, mas isso não reduz sua eficiência. De fato, décadas de investimentos massivos em publicidade televisiva por parte de grandes companhias gerou um efeito curioso. As pessoas são cada vez mais céticas em relação ao modelo tradicional de propaganda e dão mais valor à opinião passada por terceiros.
Ao gerir sua marca de forma adequada e pertinente ao público, você proporciona uma experiência satisfatória. Isso gera ações de engajamento por parte da audiência, que se sente encorajada a comentar suas publicações, avaliar produtos e indicar seus serviços para terceiros.
Dessa maneira, os esforços para otimizar a sua gestão de marca acabam convertendo-se em um canal orgânico e eficiente para aumentar o seu alcance. Então, é só aproveitar a oportunidade e potencializar a captação de leads.
Os benefícios de uma gestão de marca qualificada são evidentes. Esforços nesse sentido facilitam a conexão entre empresa e consumidores, o que é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Se bem realizada, essa gestão ainda cria e identifica vantagens competitivas, o que possibilita a atração e fidelização de mais clientes.
Enquanto fazer uma boa gestão de marca tem ótimos benefícios, é um processo que não é necessariamente simples. Afinal, qualquer interação com o cliente, por menor que seja, tem impacto na sua marca. Por exemplo, um pequeno problema no atendimento pode afetar a reputação. Pessoas têm o mesmo efeito, já que sua marca ass escolheu como representantes. Isso se aplica tanto a garotos propaganda e influenciadores, quanto para os funcionários da organização.
Nesse sentido, a gestão de marca pode ser dividida em duas etapas: a visual e a estratégica. O logotipo, a paleta de cores, as fontes, o estilo das imagens, o tom de voz, a linguagem, e diversos outros, são ligados ao aspecto da percepção — ou seja, como o público usa os seus 5 sentidos para reconhecer sua marca. Pode ser a visão, a audição e, até mesmo, o olfato.
É um aspecto crucial, pois é questão de reconhecimento. A ideia é que, a partir de uma mínima interação, o público consiga reconhecer a sua marca. Um vislumbre de um logo, uma imagem compartilhada nas redes sociais ou mesmo o cheiro de um restaurante ao passar na rua é o suficiente para gerar uma lembrança e uma memória positiva.
Combinando percepção com conteúdo, também é preciso pensar na estratégia da gestão de marca. São 4 elementos principais:
Para conseguir alcançar esses objetivos, é preciso trabalhar estratégias de construção de marca. Como já mencionamos, o posicionamento é um ponto importante. A organização deve posicionar-se claramente em relação ao mercado, não somente de acordo com o preço, mas, até mesmo, politicamente.
Alinhado a isso, é preciso fazer o marketing de marca. Ou seja, não adianta apenas falar sobre quão bom é o seu produto, mas também sobre a empresa em si. É um aspecto que pode ser bem sutil, visto que praticamente qualquer ação impacta uma marca, positiva ou negativamente. Um exemplo é a criação de branded content.
Por fim, um ponto crucial é a medição de marca. Pesquisas constantes devem ser feitas para entender como o público percebe a organização. A imagem percebida é a mesma que é transmitida? Ruídos nessa comunicação podem significar muito dinheiro e tempo desperdiçados.
A gestão de marca é um processo complexo e que exige um bom nível de conhecimento sobre o mercado. Por isso, contar com um parceiro especializado para planejar e executar as suas campanhas digitais de branding pode fazer toda a diferença.
Está pronto para otimizar a gestão de marca da sua empresa e alcançar resultados ainda maiores? A SimpleAds pode ajudar. Entre em contato conosco e confira como melhorar a percepção da marca da sua organização!