Em 2019, a revista Época divulgou uma projeção de que, em 2020, cerca de 25 bilhões de objetos estariam conectados à internet – um crescimento exponencial, considerando os 4,8 bilhões de 2015. Segundo um estudo da Frost and Sullivan, os investimentos na indústria da Internet das Coisas no Brasil podem chegar aos R$10 bilhões.
O que levam as pessoas a investirem tanto dinheiro nessa indústria? Aliás, o que faz dessa indústria tão lucrativa? Se quiser descobrir, continue a leitura e confira!
Houve um tempo em que o fato de você poder conversar com uma máquina era sinônimo de loucura; e poder conversar com uma máquina e poder ser respondido de volta, era literatura sci-fi.
Mas com a evolução exponencial da tecnologia, a contínua expansão do mundo digital, e um maior e mais profundo conhecimento acerca das inúmeras possibilidades que a internet nos proporciona tornou essa fantasia uma realidade.
Esse é, de forma chula, o conceito que compreende a Internet das Coisas. Mas o que ela realmente é, é muito mais prático e tangível. a Internet das Coisas é basicamente uma rede de dispositivos conectados entre si, capazes de processar dados a fim de tomar decisões de forma autônoma e automática. Mas como assim?
A IdC faz com que todos os itens que fazem uso da internet possam interagir entre si, funcionando como uma rede integrada que tem o intuito promover comodidade e praticidade ao usuário.
Ou seja, um aspirador de pó faz o mapeamento da área por m² da sua casa para poder fazer a limpeza diária que você mesmo programou em sua assistente virtual. Você pode pedir para a sua própria televisão reproduzir o filme que você gostaria de ver, sem precisar fazer uso do controle remoto. Além de seu relógio ter a capacidade de medir seus passos, batimento cardíaco e te avisar quando você precisa ingerir mais água.
Estas são apenas algumas entre as inúmeras outras automações pensadas para facilitar a vida das pessoas, poupando tempo e esforço. Portanto, é bom termos em mente que toda a IdC gira em torno da conectividade, inteligência e de hábitos. Mas como o marketing digital pode contribuir para a IdC e como pode usufruir dela ao mesmo tempo?
Segundo estudo da Inmarsat, a tecnologia IdC proporciona benefícios para 70% das empresas globais, entre eles: mineração de dados, cookies, rastreadores e históricos. Enquanto 44% das empresas acreditam que a IdC ajuda a identificar oportunidades de redução de custos e aumentar a produtividade, 41% já a usa para automatizar processos.
Esses mesmos benefícios servem para a estruturação de estratégias das campanhas de marketing digital, com as mesmas vantagens que envolvem um menor orçamento e automatização de processos. Algumas das possibilidades que podemos encontrar com esses recursos são: