Estar de olho nas tendências de publicidade é fundamental para acompanhar o dinamismo do mercado da propaganda. E essa tarefa não se limita aos donos de agência de comunicação!
Anunciantes, veículos e intermediadores precisam estar atentos às novas mídias e oportunidades que surgem a todo o momento. Só assim, as campanhas são otimizadas, alinhadas com os novos formatos e adequadas para que a experiência do consumidor com a marca seja mais certeira.
Quer conhecer as principais tendências de publicidade? Então, acompanhe este post e fique informado!
O marketing digital é o grande ditador das mudanças e das tendências de publicidade da atualidade. Mas nem sempre foi assim. As mídias offline já tiveram seus momentos de destaque, com estratégias em horários nobres na TV, patrocínio de programas de grande audiência, mídias externas em formatos diferenciados e muitos outros espaços de impacto para uma estratégia de comunicação.
A verdade é que a mídia offline ainda cumpre um importante papel no mercado da publicidade. Porém, quem traz as maiores novidades e amplia as possibilidades é a tecnologia. A internet, o uso de dados, o comportamento do consumidor e a sua jornada no meio online mudaram o jogo.
Hoje, agências e clientes perceberam que, com a publicidade na web, é possível mensurar, acompanhar os resultados, ajustar as rotas e ter a noção exata dos investimentos e do desempenho. Isso deu credibilidade ao mercado da propaganda e aponta, a cada momento, às novas tendências.
Acompanhar tendências não é uma missão exclusiva para quem tem a mira em prêmios e reconhecimentos publicitários. Ela é mais prática que isso: é capaz de proporcionar um melhor desempenho da campanha e impulsionar melhores resultados, tanto para agências quanto para clientes.
Veja algumas das principais tendências de publicidade, a seguir!
O recurso de voz está na lista das tendências de publicidade há alguns anos, e apresentam novidades a todo o momento. Os podcasts viraram febre, e vêm cada vez mais ganhando adeptos que buscam informações e entretenimento nas plataformas por meio do áudio.
Lembra o bom e velho rádio? A diferença é que cada podcast aborda um tema e uma audiência interessada no seu conteúdo, que acompanha periodicamente as publicações e costuma ser engajada. Inserir anúncios que fazem sentido para a marca em programas de podcast deixa a divulgação mais personalizada e contextualizada para o ouvinte, além de alinhada com o formato que está sendo amplamente consumido.
A grande tendência é a interatividade que algumas plataformas começaram a testar. Um dos recursos é o anúncio por voz que chama o usuário para uma ação. A ideia é que, ao final, o ouvinte responda da mesma maneira: falando! Ele poderá responder se quer mais informações sobre a marca que está promovendo o anúncio, por exemplo.
O streaming é o formato que transmite conteúdos pela internet sem a necessidade de fazer download, permitindo acesso a filmes, séries, programas e até livros. As empresas que estavam atentas ao streaming inovaram a forma como os consumidores passaram a consumir vídeos.
Impossível falar de streaming e não lembrar de plataformas gigantes como a Netflix e a Amazon Prime, não é mesmo? Porém, a tecnologia fez com que grandes emissoras de TV também disponibilizassem seus conteúdos nesse formato para se adaptar à nova forma dos usuários de assistir a vídeos.
Não importa a emissora ou plataforma. Quem trabalha com vídeos precisa considerar o streaming como ferramenta essencial para atingir o seu público. Praticidade, qualidade na transmissão e facilidade de acesso são pontos importantes para ter sucesso com o formato.
A mídia externa é amplamente conhecida pelos formatos, como outdoor, backlights, pontos de ônibus e relógios digitais, certo? Quando se fala em tendência, o formato também ganhou um bom incremento de inovação.
As DOOH — Digital Out of Home — são campanhas digitais externas, aplicadas em telas expostas em diferentes lugares das grandes cidades. Se você já viu uma imagem da Time Square, em Nova York, sabe do que estamos falando: a avenida é um grande exemplo de exposição de mídias desse formato.
Como tendência, a DOOH também pode ser interativa. Cada vez mais anunciantes investem em divulgações com telas sensíveis aos movimentos e ao toque, e integradas com dispositivos móveis. A interatividade amplia a experiência de quem é impactado pela divulgação e gera melhores resultados para a marca.
A tecnologia integra o mundo real com o virtual, amplia a interação do usuário e enriquece a experiência do consumidor. Por mais que exemplos de realidade aumentada estejam cada vez mais comuns, a inovação é uma tendência de publicidade, na qual marcas apostam na estratégia para estarem cada vez mais próximas do público.
Se você usa o Instagram, já deve ter visto ou aplicado em suas publicações os famosos filtros. Essas intervenções nas suas imagens são um exemplo simples de realidade aumentada aplicada.
Outros exemplos são rótulos de produto que, quando enquadrados nas telas de smartphones, ganham vida e efeitos, promovendo o interesse do consumidor em interagir com a proposta. Ainda, lojas aplicam a realidade aumentada em provadores para que clientes experimentem roupas virtualmente.
A verdade é que, com o cenário no qual a disputa pela atenção do consumidor envolve praticidade, diversão e personalização, a realidade aumentada é uma tendência que ainda vai se desdobrar em muitas outras ferramentas para a publicidade.
Como estar atento a tantas frentes, novidades e tendências de publicidade? Um dos caminhos é contar com empresas parceiras, de acordo com as necessidades da marca.
A publicidade atual é formada por vários segmentos que se propõem a ter conhecimento técnico e específico sobre determinadas soluções. Quer fazer um anúncio diferenciado, por voz ou realidade aumentada? Procure por especialistas, para que a ação seja bem executada e o investimento aproveitado de ponta a ponta.
Como vimos, não basta ter um anúncio bem produzido. É preciso saber como entregar esse conteúdo para o público que a marca pretende atingir. A dica de ouro para acompanhar as tendências de publicidade é essa: faça parcerias com empresas que entendem sobre o assunto e que apliquem o conhecimento de forma estratégica.
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