Utilizar os canais corretos para alcançar o seu público é fundamental para qualquer marca ter bons resultados. É por isso que você precisa colocar os anúncios em mídias sociais entre as suas prioridades.
Não basta apenas estar presente no Facebook, no Instagram e no LinkedIn, entre outras redes. Para realmente explorar todas as possibilidades de anúncios online que essas plataformas oferecem para a visibilidade e as conversões da sua marca, é necessário ingressar no mundo dos anúncios em mídias sociais.
Isso se torna possível por meio da elaboração de um bom planejamento de marketing digital que seja capaz de prever as iniciativas certas e, claro, aponte os canais adequados para utilizar em suas campanhas. Afinal, não é porque existem diversas alternativas de mídias sociais para explorar que você precisa estar presente em todas elas.
No artigo a seguir, você vai conferir todas as informações de que precisa para desenvolver um planejamento para anúncios em mídias sociais. Boa leitura!
A maioria das mídias sociais da atualidade possui uma plataforma de anúncios. Esses sistemas possibilitam impulsionar conteúdo para segmentos específicos de público, direcionar essas publicações para objetivos específicos e aumentar o seu alcance a partir de investimento.
Toda essa variedade de canais é bastante benéfica porque isso permite que você consiga atingir o seu público exatamente onde ele estiver. Criar anúncios em mídias sociais é, então, uma forma de ir até onde o seu cliente em potencial está e exibir a mensagem certa para convertê-lo.
Além disso, é possível escolher entre várias opções de formato de anúncios para escolher aquele que melhor se encaixa ao que a sua campanha deseja comunicar. Você geralmente pode usar fotos, vídeos, texto, GIFs animados e diversas outras possibilidades.
Para desenvolver anúncios em mídias sociais que realmente convertam em resultados efetivos, é fundamental que você conte com um bom planejamento. Isso permitirá que as suas campanhas sejam realmente assertivas ao impactar o público certo com a mensagem mais adequada para o momento em que vivem.
Nenhuma iniciativa de marketing deve ser ativada sem um planejamento minucioso. É preciso prever para quais fins serão destinadas cada uma das partes do seu orçamento, qual público você pretende atingir e as metas que definirão o seu sucesso.
Além disso, se devidamente documentado, o seu planejamento pode ajudar iniciativas futuras a evitar os mesmos erros e a aprender com os seus acertos passados. Também é uma ótima forma de atualizar todo o seu time em relação às decisões tomadas durante as campanhas de anúncios em mídias sociais.
Para contar com os benefícios que uma campanha de anúncios em mídias sociais pode trazer para a sua empresa, é fundamental que você adote boas práticas na hora de planejá-la. São alguns passos essenciais que garantem o cumprimento de cada etapa importante para garantir que não ocorram erros e que você alcance o máximo do seu potencial.
Veja, a seguir, os principais aspectos que definem um bom planejamento de anúncios em mídias sociais!
O processo de elaboração de um planejamento de mídia envolve um olhar aprofundado sobre o perfil do seu público-alvo. Trata-se de um conhecimento fundamental para desenvolver as melhores abordagens para impactar essas pessoas da forma correta e ampliar o seu potencial de sucesso.
Sem dar a devida importância ao planejamento de mídia da sua marca, você abre mão de um processo valioso de aprendizado que tende a beneficiar até outras áreas da sua empresa. É o caso, por exemplo, das suas estratégias de vendas e desenvolvimento de novos produtos.
Ativar uma campanha de mídia digital é um processo delicado que envolve muitas etapas que precisam estar interligadas de forma harmoniosa. Muito disso depende de um planejamento bem estruturado que preveja todos esses aspectos.
Isso também se refere à hora de delegar tarefas. Afinal, parte do trabalho envolve designar os responsáveis por cada etapa, o que garante que os especialistas certos conduzam cada parte do conjunto completo.
Uma parte fundamental de um planejamento de anúncios em mídias sociais envolve definir metas e os seus indicadores mais importantes. Portanto, dar a devida atenção a esse processo possibilita que você consiga ter um melhor entendimento sobre os seus próprios resultados.
O planejamento de mídia também permitirá que você tenha certeza a respeito do seu próprio sucesso. Basta se basear nas métricas apontadas como mais importantes para obter os diagnósticos mais corretos sobre as suas campanhas.
Nenhuma iniciativa de marketing deve ficar relegada ao acaso. Para que seja possível alcançar bons resultados com os seus investimentos nesse setor, você precisa de um planejamento de qualidade.
Esse processo inclui definir quais canais de mídias sociais serão empregados, além dos valores de cada impulsionamento e as peças destacadas. Depois, torna-se mais fácil consultar essas informações para evitar erros capazes de custar caro.
Outro benefício que reforça a importância de um bom planejamento de anúncios em mídias sociais é a documentação de tudo isso. Em alguns meses ou anos, você precisará conferir informações sobre essa campanha que está em curso para aprender com seus acertos e erros.
A devida documentação de processos ajuda muito nesse aspecto, e o seu planejamento é exatamente isso. Ele atuará como um registro vivo da sua campanha, especialmente se acoplado a um relatório de desempenho de seus resultados.
Você pode escolher entre diversos formatos para os seus anúncios. As opções disponíveis costumam variar dependendo dos objetivos de campanha escolhidos. Além disso, alguns deles são exclusivos de posts patrocinados, então tendem a se destacar no feed de notícias dos usuários.
Além do post convencional com texto, foto ou vídeo, você também pode patrocinar um carrossel (sequência de imagens), uma apresentação multimídia interativa ou criar um anúncio para o Facebook Messenger.
As principais opções de pagamento ao trabalhar com anúncios no Facebook são por objetivo, impressões e conversões. Essas escolhas também são condicionadas pelos objetivos de campanha que você definirá no início de tudo.
Vale ressaltar que o seu orçamento também é definido nesse começo. Ou seja, não há risco de ultrapassar esse valor e o sistema é capaz de distribuí-lo apropriadamente ao longo da campanha.
Uma campanha de anúncios no Facebook é sempre inciada a partir do Gerenciador de Anúncios da plataforma. Por meio dela, você pode criar campanhas, conjuntos de anúncios e anúncios respeitando a hierarquia da sua estratégia.
Também é por meio dessa ferramenta que você pode criar os seus posts patrocinados, fazendo o upload de vídeos e imagens conforme as suas necessidades. Outra etapa importante é a definição do público-alvo, em que você consegue acompanhar estimativas em tempo real da audiência alcançada a partir das escolhas feitas.
Ainda dentro do Gerenciador de Anúncios, você pode acompanhar os resultados das suas campanhas de anúncios em tempo real. Isso possibilita otimizar as suas decisões a partir de suas métricas de sucesso e, assim, maximizar o seu potencial de crescimento.
Não decida o objetivo da sua campanha na pressa. Trata-se do principal fator que direcionará os esforços do algoritmo do Facebook para trazer os resultados que você deseja. Não deixe também de fazer testes A/B em suas campanhas para chegar até as combinações mais otimizadas para as suas peças.
Por pertencer ao Facebook, a publicação e veiculação de anúncios no Instagram também passa pelo Gerenciador de Anúncios. Dessa forma, é possível contar com a mesma variedade de objetivos, o que permite usar todo o potencial dessa rede social ao máximo.
Tendo a publicidade online no Instagram controlada pelo Gerenciador de Anúncios do Facebook, a sua marca terá as mesmas opções de publicação que posts orgânicos. Isso exigirá criatividade da sua parte para se destacar usando esses formatos.
O principal diferencial é que você pode criar anúncios para serem exibidos no Instagram Stories, também. Assim como nas publicações convencionais, podem ser em formato de foto ou de vídeo.
Da mesma forma que o Facebook, você pode escolher como deseja pagar por resultados, além de definir um teto de orçamento para a sua campanha logo em seu início.
A criação de campanhas ocorre por meio do mesmo Gerenciador de Anúncios do Facebook. Em determinado estágio da configuração, é possível escolher os canais em que as suas peças serão exibidas — e é o momento de selecionar o Instagram.
Ele também aproveita muito da base de dados do Facebook a respeito dos usuários, o que permite impactar as pessoas certas baseando-se nos interesses e nas características delas. Você também pode veicular anúncios nas duas plataformas e ampliar o potencial de visibilidade da sua marca.
É recomendado que você fique sempre de olho no Gerenciador de Anúncios para acompanhar os resultados das suas campanhas de Instagram. Esse é o momento de detectar possíveis oportunidades de melhorias e aplicá-las em tempo real.
Por fim, lembre-se de que essa é uma rede social primariamente visual. É necessário tomar um cuidado extra com a qualidade das suas imagens, já que elas estarão em plena concorrência com outras publicações de alto nível.
Por oferecer um público muito mais qualificado e uma base relativamente menor, o LinkedIn pratica preços de CPC mais caros do que alternativas como o Facebook e o Instagram. Portanto, é importante ficar de olho no seu orçamento e mensurar apropriadamente o quanto vale a pena investir nessa plataforma para alcançar os seus objetivos.
Para que seja possível criar anúncios, você precisa criar uma página para a sua empresa. Depois disso, basta associá-la a uma conta da plataforma LinkedIn Ads para começar a publicar seus conteúdos patrocinados.
O Gerenciador de Campanhas do LinkedIn possibilita monitorar os seus anúncios de forma organizada, além de acompanhar seus resultados em tempo real. De forma similar ao Facebook, também é possível definir um teto de gastos para que a plataforma distribua seus investimentos ao longo da duração da sua campanha.
Trabalhar com o LinkedIn é mais caro, porém pode gerar resultados mais qualificados para a sua empresa. Se você deseja impactar um público específico no segmento B2B, por exemplo, vale a pena optar por essa plataforma. No entanto, é fundamental que você acompanhe os seus resultados de perto para fazer ajustes sempre que necessário.
Ao anunciar no Twitter, você pode optar por leilão automático, que é otimizado pela própria plataforma, ou o chamado lance máximo, em que você determina o teto de gastos para cada objetivo definido em suas campanhas.
A plataforma de anúncios do Twitter é bastante simples de usar, possibilitando a criação de campanhas com orçamentos bem definidos e um acompanhamento próximo dos seus resultados.
É possível criar anúncios a partir da plataforma, ou promover tweets que você já publicou. As opções de segmentação se baseiam primariamente nos interesses revelados pelos usuários a partir de quem seguem e com quais tipos de conteúdo interagem.
O Twitter é uma rede social muito fundamentada no tempo real, então a sua otimização não pode ignorar esse aspecto da plataforma. Um novo assunto que surge tem potencial de influenciar os seus resultados, exigindo adaptação da parte da sua campanha.
Além disso, é importante monitorar o desempenho das suas campanhas e o quanto elas conseguem alcançar o perfil de público definido por você. Por contar com opções de segmentação mais limitadas que plataformas como o Facebook e o LinkedIn, esse acompanhamento se faz mais necessário.
Mesmo tendo a característica de permitir que os usuários pulem anúncios, os seus resultados e investimentos não são prejudicados por isso. O YouTube somente cobra (e efetivamente registra um anúncio como visto) quando o público assiste a 30 segundos dele ou interage por meio de um clique.
Os valores de investimento respeitam o teto de orçamento definido por você ao início da campanha, podendo ficar mais caros ou baratos dependendo do nível de segmentação e qualificação do público.
Os anúncios do YouTube são configurados a partir da plataforma Google Ads, a mesma que também gerencia publicidade para links patrocinados do site de buscas. A partir dela, você pode escolher os seus objetivos de campanha e os formatos de anúncios, além de monitorar os seus resultados.
As campanhas podem ser direcionadas para públicos específicos e palavras-chave de pesquisa no YouTube. Dessa forma, é possível anunciar para pessoas que estejam em busca de determinado tipo de informação ou conteúdo.
Por se basear nos ricos dados que o Google possui sobre seus usuários (tanto do YouTube quanto do sistema de buscas), é possível alcançar bons resultados ao segmentar seus anúncios para os perfis adequados de pessoas. Utilizando a plataforma de YouTube analytics, você pode realizar testes e fazer ajustes nas suas campanhas para que elas possam performar melhor.
Agora que você já conta com todas as informações que precisa para elaborar o seu planejamento de anúncios em mídias sociais, está na hora de colocar as suas ideias no papel e ativar as suas campanhas. Lembre-se de que esses esforços precisam ser constantes, já que nunca uma estratégia será definitiva e imutável. Bons resultados para você!
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