Hoje, com o avanço das novas tecnologias e com as inúmeras estratégias de marketing digital, fica cada vez mais possível aferir o impacto do seu conteúdo e da sua marca frente aos consumidores. Uma das métricas fundamentais é a taxa de cliques, ou Click Through Rate (CTR), que mostra a você a quantidade de pessoas que clicaram em determinado anúncio, oferecendo dados para que se possa mensurar a eficiência das campanhas.
Considerando essas informações, este artigo se propõe a falar sobre a taxa de cliques e sua importância, mostrando algumas dicas de como melhorá-la. Confira, a seguir!
Como já mencionamos brevemente, a taxa de cliques (CTR) é uma métrica que mostra a porcentagem de usuários que efetuaram um clique em determinado link. Para podermos visualizar melhor, podemos pensar na seguinte situação: se, em uma página, metade das pessoas clicou em um link sugerido no call to action (CTA), podemos dizer que esse CTA tem um CTR de 50%.
Trata-se de um indicador muito importante para serem verificadas as campanhas de marketing e, a partir desses números, realizar os ajustes necessários para melhorá-los. Desse modo, é possível rastrear o CTR de:
Para podermos calcular a taxa de cliques para um link, devemos reunir o número de cliques que esse link recebeu. Depois, você precisa dividir esse total pelo número de visualizações da página, do post, do anúncio, ou do destinatário do e-mail.
Em seguida, multiplique o resultado encontrado por 100, a fim de transformar o número encontrado em uma porcentagem. O resultado encontrado diz respeito à sua taxa de cliques.
Como podemos perceber até aqui, a taxa de cliques pode oferecer informações muito importantes sobre a eficiência das campanhas de marketing de uma marca. A seguir, mostramos outras vantagens trazidas pelo acompanhamento dessa métrica. Veja!
Sua taxa de cliques pode informar as preferências do seu público e como o anúncio está sendo recebido por ele. Assim, os dados oferecidos pela análise dessa métrica permitem às equipes de marketing realizar ajustes necessários para a otimização das campanhas, visando ao melhor desempenho.
Se você for adepto do Google Ads, perceberá que o Google atribui aos seus anúncios uma pontuação que se relaciona com a classificação de qualidade e relevância. Dessa forma, ele usa esse número para definir o seu CTR e, a partir disso, decide como priorizará seu anúncio. Ou seja, se você deseja prezar pelo custo-benefício, essa pontuação é fundamental.
Quando melhoramos o CTR, receberemos mais visitantes em nossa página, e esse número se traduzirá em mais conversões pelo mesmo investimento. Desse modo, um único e-mail, site ou anúncio lucrará mais quando o CTR estiver alto.
Agora que sabemos o conceito e a importância da taxa de cliques, citaremos algumas dicas de como você pode melhorar essa métrica. Confira, a seguir.
É importante que sua equipe de marketing volte a comunicação para o seu público. Ou seja, é necessário disponibilizar os links para as pessoas certas, cujos interesses, ou necessidades, façam com que elas se interessem pelo seu anúncio.
Isso é importante mencionar, já que existirão pessoas que jamais clicarão em seus links. Assim, a segmentação de anúncios faz-se essencial para o aumento das taxas de conversão.
Essa dica é essencial tanto para a pesquisa paga, quanto para a orgânica. A escolha de boas palavras-chave pode melhorar consideravelmente a sua taxa de cliques e conduzir mais visitantes para seu site. Dessa maneira, é importante começar realizando um brainstorming com o intuito de elencar todas as palavras que se relacionam com sua mensagem.
Em seguida, comece a estreitá-las e elimine tanto aquelas que não tenham uma alta procura nos sites de busca, quanto aquelas muito competitivas de alto volume.
A responsividade diz respeito à capacidade de as páginas se adaptarem a diversos dispositivos. Ou seja, é essencial que ela carregue rapidamente tanto em notebooks, quanto em tablets e smartphones. Sabemos que tudo que um usuário não quer é interagir com páginas lentas, ou malconfiguradas. E isso afeta seriamente tanto a sua taxa de cliques, quanto o fluxo de visitantes da página.
O assunto do e-mail é a primeira informação que chegará ao usuário. A partir dele, ele pode decidir se deseja ou não abrir a mensagem. Assim, se o assunto não lhes interessar, o e-mail será eliminado rapidamente. Por isso, é importante produzir boas linhas de assunto. E, para isso, é preciso realizar testes A/B — recurso disponível nas plataformas de e-mail marketing.
É importante também comunicar no assunto os benefícios que o usuário terá ao abrir o e-mail. Pode ser uma oferta ou uma informação relevante. Você pode adotar um tom humorístico ou de urgência. As possibilidades são infinitas, mas é necessário manter a objetividade.
Os usuários são mais propensos a clicar em um link se ele chamar sua atenção. Então, é fundamental que esses botões estejam destacados. Nesse sentido, algumas estratégias podem ser utilizadas, como:
Nos botões de CTA, é fundamental manter textos legíveis e grandes o suficiente para serem lidos. Além disso, devemos prezar pela objetividade e concisão, ou seja, frases como: “Baixe o e-book” chama mais atenção que “Clique aqui para obter o e-book e saber mais sobre o assunto”.
A taxa de cliques é uma métrica fundamental para fazer o acompanhamento das suas campanhas de marketing e aferir a recepção do público. Nesse contexto, os dados coletados servirão para que ajustes necessários sejam realizados e a sua mensagem seja cada vez mais assertiva, aumentando as taxas de conversão.
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