Clientes são pessoas que devemos manter sempre por perto. Esse relacionamento pode ser mantido por meio das redes sociais. Para isso, é fundamental você envolvê-los em suas publicações das formas mais dinâmicas e produtivas possíveis. Então, poste conteúdos visuais, textos, promoções, informações etc, pois assim seus clientes ficarão sempre motivados a segui-lo.
Criar relacionamento é decisivo para que sua marca seja sempre lembrada e gere engajamento, conquiste novos clientes e a sua fidelização. Neste post, vamos apresentar alguns diferenciais para você ter um relacionamento envolvente e produtivo com o seu cliente. Acompanhe a leitura!
Ter uma estratégia de vendas eficiente é o princípio para ter sucesso no fechamento dos seus negócios. E um dos pontos iniciais para fazer uma boa abordagem é conhecer a dor do cliente. Os primeiros momentos de contato são determinantes para que a relação empresa–cliente flua com naturalidade.
É ótimo ter alguém que se preocupe com as suas dores. Com os seus clientes, isso não é diferente. Tudo começa a partir de um diálogo, e, por isso, esteja atento às palavras que o seu cliente relata, como : “eu preciso de…”, “eu tenho vontade de…”, “já me disseram que é muito bom…”.
Fique alerta! Essas são algumas formas de o cliente demonstrar suas dores e suas necessidades. E é por meio delas que a empresa inicia as suas técnicas de venda.
Veracidade e integridade são posturas que devem ser sempre mantidas pela sua empresa em todas as suas ações, pois são comportamentos marcantes que potencializam o nome da sua organização e da sua marca.
O foco deve ser o cliente em todas as situações. Em alguns casos, como diz o ditado, “é preciso perder para ganhar”. Ceder para ganhar um novo cliente, ou para conquistar a fidelidade, é determinante para a empresa, pois perder clientes é pior que perder finanças.
Outra prática positiva e verdadeira é admitir os equívocos que afetaram o cliente quando ele expõe essas práticas. Procure resolver de forma a não decepcioná-lo, pois ele deve sair do estabelecimento com o sentimento de que é valioso, mesmo que nessa hora ocorra perda financeira.
As mídias sociais são canais de longo alcance e, atualmente, os mais acessados pelos possíveis prospects. Quando o assunto é empresarial, o planejamento de publicação requer um pouco mais de cuidados, pois os conteúdos de marketing digital têm, a princípio, o objetivo de gerar engajamento, sendo este o grande condutor para a realização das vendas e dos serviços. Redes como Facebook e Instagram são as mais acessadas e com bastante público.
As ações de engajamento — como comentar o post, compartilhar com amigos, comentar nas redes sociais e, no final do processo, transformar-se em cliente — perpassam uma elaboração de conteúdo, seja blog post, vídeo, imagens, infográfico, e-books, podcast etc., segundo o tipo de clientes. Observar o público-alvo é fundamental para acertar nas escolhas das postagens.
A interatividade é um motivador para chamar a atenção dos seus clientes e incentivá-los a permanecerem seguindo você nas redes sociais. Ela pode ser de várias formas.
O processo interativo é a reciprocidade de informações entre cliente/empresa e ótimo para gerar engajamento. Por isso, é preciso estar atento para os feedbacks dos clientes, sejam eles positivos ou negativos. Se receber uma crítica, ela deve ser encarada como uma dica para aperfeiçoar o que você oferece. Portanto, agradecer a contribuição ajudará até mesmo a fazer com que o cliente fique menos chateado.
Os comentários deles, a assinatura na newsletter e outras ações de seus seguidores são relevantes para você, futuramente, fazer novas postagens. Uma ótima estratégia é você observar as dúvidas sobre determinados assuntos ou as perguntas feitas com mais frequência e tomá-las como norteador para criar blogposts, vídeos, lives, gravar entrevistas com profissionais da área e outras interações.
Mas atenção! É importante você fazer uma prévia. Antes de postar sobre esses assuntos, deixe um comentário de que isso vai acontecer e informe o assunto que será tratado. Em se tratando de lives ou vídeos ao vivo, divulgue o horário, pois assim você terá mais pessoas aguardando e interagindo nas suas redes sociais.
A celeridade nos feedbacks é um diferencial imensurável quando se trata de cliente/empresa. Pense bem! Vamos dar um exemplo da mídia social WhatsApp, que bate recorde de acesso durante o dia e, por isso, é uma excelente fonte de informações.
Suponha você postar uma publicação sobre seus serviços ou produtos, justamente quando um amigo ou cliente esteja necessitado daquilo naquele momento. Ele fará contato com você para obter informações. Caso você responda prontamente, a satisfação desse seu cliente estará concluída. Consequentemente, haverá uma grande chance da consolidação do negócio. Percebeu como uma resposta rápida é o diferencial?
Portanto, nas outras mídias sociais, como Facebook e Instagram, isso também é possível para fechar negócios. Manter a interatividade e fazer o cliente ficar bem informado são práticas que proporcionam uma boa impressão da sua marca e, ainda, oferecem grande chance de indicar o seu excelente atendimento a outros amigos e familiares.
Uma boa estratégia para que o feedback da sua organização realmente dê atenção aos seus clientes da forma que eles merecem, sobretudo pela agilidade do WhatsApp, é destinar um colaborador específico para atender às redes sociais.
As mídias sociais são ótimas para impactar os clientes, leads e prospectos. É bom lembrar-se de que, nas redes sociais, você também lida com concorrentes. Por isso, é sempre importante seus usuários terem uma noção dos canais que você usa e do que costuma publicar nos seus meios de comunicação.
Uma boa ideia é você criar uma personagem fictícia que esteja sempre nas redes sociais conversando com as pessoas. Isso mesmo, falando em primeira pessoa e segunda pessoa do singular, como “eu” e “você”. Isso causa proximidade, humaniza e dinamiza suas redes sociais. Diferencie os assuntos, dê dicas sobre como utilizar o seu produto etc.
Você pode intensificar as publicações de conteúdos visuais, demonstrar seus produtos, inserir textos promocionais dos produtos, oferecer serviços e produtos de maneira lúdica para chamar atenção dos seus usuários. Mas deve fazer tudo de forma moderada, pensando, principalmente, no público-alvo.
Se existe uma coisa que decepciona um cliente é ele se sentir enganado! As redes sociais são fontes de entretenimento e formas de os usuários se manterem informados em diversas temáticas. Portanto, esteja atento às informações que você publica, como eventos, vídeos ao vivo, demonstração de novos produtos e outras informações.
Tratando-se de publicações de produtos ou serviços e valores promocionais, é necessário que todo grupo organizacional esteja alinhado a essa informação. Isso porque o cliente não pode ser impactado negativamente ao se direcionar ao estabelecimento. Lembre-se sempre de que a sua organização e a sua marca devem estar continuamente no patamar das mídias sociais.
Entender as vantagens das mídias sociais nos relacionamentos com os seus clientes é promissor para o seu negócio. Por isso, é necessário conhecer pontos que podem fazer essas vantagens se perderem, como repetir publicações, fazer spam, estar em todas as plataformas, gerar déficit de informações etc.
Portanto, atente-se, pois publicar seus produtos e serviços dentro de padrões que satisfaçam os clientes, leads e prospects pode dar a oportunidade de turbinar o seu negócio. Percebeu como criar relacionamento nas redes sociais é promissor para o seu negócio e tem alguns cuidados a serem tomados?
Nosso post foi esclarecedor para você? Então, compartilhe nas suas redes sociais e deixe que mais pessoas fiquem informadas!