O tempo de carregamento de uma página impacta diretamente na otimização do seu site e no ranqueamento dos mecanismos de busca. Se o objetivo da sua empresa é se destacar no ambiente digital, é necessário usar algumas ferramentas e técnicas que auxiliem nesse processo — como é o caso do Lazy Load.
Essa técnica de carregamento estratégico promete melhorar o posicionamento do seu site, já que otimiza o tempo de carregamento ao impedir que as páginas abram todos os elementos de uma vez, deixando-as mais leves e fáceis de navegar.
Quer saber como o Lazy Load pode ajudar no seu site e como aplicar essa técnica? Continue a leitura deste post e confira!
Lazy Load é uma estratégia que consiste em carregar um determinado conteúdo apenas quando for solicitado pelo usuário. Essa técnica de otimização facilita o carregamento de páginas da web, permitindo que elas sejam apresentadas de maneira mais ágil e eficiente para o usuário.
Com a evolução da produção e distribuição de conteúdo, contamos com imagens em resoluções cada vez mais altas, aumentando o tempo de carregamento dos arquivos da página. Nesse sentido, o Lazy Load permite exibir os arquivos mais pesados no final do carregamento ou apenas quando eles entram no campo de visão do usuário.
O oposto do Lazy Load é o carregamento imediato (Eager). Os ganhos de desempenho são significativos, pois, com o Eager, há um gasto considerável ao inicializar um objeto — como no caso de acesso a serviços de rede e a listas de objetos de banco de dados (por exemplo, JPA e Hibernate).
Isso o torna ideal nos casos em que o conteúdo é acessado em um servidor de rede, como como ocorre com os sistemas Web.
Grande parte dos sites ficam lentos por conta do uso de imagens de alta resolução, já que prezam pela boa qualidade para ilustrar os seus conteúdos.
Porém, essa escolha acaba prejudicando a velocidade de carregamento da página, justificando o uso do Lazy Load para resolver esse problema. Apesar dessa ferramenta não ser uma novidade, só recentemente foi disponibilizada uma tag para melhorar a performance de imagens.
O Lazy Load surgiu a partir do API Intersection Observer, que permite identificar quando o elemento entra ou sai da área de visão. Sendo assim, conforme o usuário vai rolando a página, as imagens surgem na tela — antes, era preciso esperar que todo o conteúdo do site carregasse para visualizá-lo.
Aliado ao novo formato de imagem WebP — criado com o objetivo de reduzir o tamanho do arquivo, mantendo a qualidade —, o Lazy Load pode melhorar a distribuição das figuras, tornando-as mais estratégicas, eficientes e econômicas.
O Lazy Load funciona de uma maneira bem simples. Imagine que você visite uma página em que o conteúdo é ilustrado com uma ou várias fotos em alta resolução (HD, 4K etc.), o Lazy Load vai priorizar o carregamento de todos os outros elementos, para que o site abra mais rápido.
A ferramenta pode ser aplicada a vários recursos e estratégias. O WordPress, por exemplo, incluiu a técnica nativa a partir da versão 5.5. Isso significa dizer que não é necessário fazer absolutamente nada para ter o Lazy Load no carregamento da sua página.
Já no caso de outras plataformas, a integração precisa ser feita manualmente.
Ao oferecer uma boa experiência aos usuários e ter uma taxa de rejeição menor, os mecanismos de buscas entendem que a sua página cumpre com os requisitos da empresa. Isso faz com que ela passe a aparecer cada vez mais no topo das buscas, atraindo ainda mais possíveis clientes para o seu negócio e garantindo uma boa presença online.
Um estudo publicado no site Money Times concluiu que a Amazon, maior market place do mundo, perde cerca de 1,6 bilhões de dólares ao ano por cada segundo a mais necessário para o carregamento do seu site.
Por isso, para evitar perder vendas e leads qualificados, é essencial manter uma boa otimização do seu site — o que inclui diminuir o seu tempo de carregamento.
O primeiro benefício do Lazy Load é a melhoria no SEO para site, o que impacta no desempenho das buscas. Outro ponto positivo da técnica é o aprimoramento da experiência do usuário com o seu site, já que ele não precisará esperar o carregamento das páginas e terá acesso rápido ao conteúdo.
Para fechar, o Lazy Load impacta diretamente na geração de receita do seu negócio. Quanto mais usuários engajados com o seu site e os seus conteúdos, maior será a fidelização dos seus leitores. Isso fará com que você aumente, também, a sua geração de leads qualificados e o seu faturamento.
A seguir, vamos detalhar mais alguns dos principais benefícios de usar o Lazy Load em seu site. Confira!
Sites com carregamento rápido ajudam na sua usabilidade e, consequentemente, convertem mais. Segundo uma pesquisa elaborada pela Aberdeen Group, as otimizações de performance podem aumentar as conversões em até 16%.
Além disso, de acordo com o mesmo estudo, os usuários esperam cerca de dois segundos para uma página carregar completamente — depois disso, 40% abandonam o site. Portanto, sabendo que cada segundo a mais de carregamento diminui a satisfação do usuário e a receita da empresa, por que não aplicar essa técnica?
Pensando agora na otimização que a técnica proporciona, é essencial manter o usuário nas suas páginas, o que impacta diretamente nas suas vendas, na autoridade do site nos mecanismos de buscas e no tráfego orgânico para os conteúdos.
Isso porque um site com problemas de carregamento dificilmente estará no topo das buscas do Google, já que a velocidade é um dos itens avaliados pelo algoritmo da empresa. Por isso, a aplicação do Lazy Load é muito importante para obter resultados a curto e médio prazo.
Já pensou em como o Lazy Load pode auxiliar na monetização do seu site? Pois é, com a melhora da velocidade de carregamento das imagens e dos vídeos, a tendência é que o usuário passe mais tempo consumindo os seus conteúdos.
Essa prática melhora a geração de tráfego orgânico e, consequentemente, aumenta a performance para os mecanismos de buscas. Além disso, com mais leads qualificados, é possível aumentar a sua monetização em vendas.
O uso do Lazy Load diminui a latência — ou seja, o atraso durante o carregamento de determinados elementos da página. Dessa forma, a ferramenta permite que uma aplicação web alcance um melhor resultado nos Core Web Vitals, sistemas de avaliação que mensuram a qualidade da usabilidade do site.
Com isso, seu site consegue ter um resultado muito positivo e alcançar as primeiras posições no ranqueamento dos mecanismos de buscas, apenas trabalhando com as boas práticas de otimização de conteúdo e SEO — e sem a necessidade de utilizar tráfego pago para obter um retorno.
Para ter um site otimizado, é necessário contar com um conjunto de estratégias e técnicas que melhoram o engajamento do usuário com o seu conteúdo, fazendo com que ele venha a se tornar um cliente no futuro.
Para isso, além de ter um site com carregamento rápido, usando o Lazy Load, é preciso trabalhar com alguns conceitos.
O layout do site é muito importante para a retenção do usuários. É isso o que vai atrair os olhares do visitante em um primeiro momento, para que ele consuma os conteúdos depois.
Por isso, invista em um design profissional e atrativo, para que o seu site se destaque e melhore a experiência do usuário.
Um conteúdo que agregue valor e traga informações relevantes é essencial para construir a sua autoridade de marca.
É por meio deles que os seus leads vão ganhar confiança em sua empresa. Por isso, aposte em conteúdos autênticos e condizentes com o tema proposto pelo seu site.
Já pensou se as suas páginas ficarem desconfiguradas na navegação mobile, fonte da maior parte dos acessos hoje em dia? Isso não pode acontecer de forma alguma!
Oferecer um site responsivo é essencial. Por isso, é preciso investir em sua usabilidade para não perder os seus usuários à toa.
Pensar na estrutura das informações é essencial para melhorar a experiência do usuário com o seu site. Ter um caminho claro indicando os lugares onde estão as informações corretas faz toda a diferença quando o seu usuário entra no site. Só assim ele compreenderá o que deve fazer para chegar ao seu destino.
A aplicação do Lazy Load pode ser útil em tecnologias emergentes, como o conceito de metaverso e a conectividade de dispositivos que integram a internet das coisas.
Considerando a complexidade desse novo espaço chamado de metaverso, o Lazy Load é essencial para garantir a velocidade de acesso dos usuários. Já em relação à internet das coisas, essa técnica auxilia na rapidez da troca de informações entre os dispositivos, tornando-os mais eficientes.
Dentro dos métodos de aplicação, alguns fazem uso de um atributo proprietário na marcação da tag IMG, enquanto outros utilizam o atributo nativo considerado pelos navegadores de internet. Para aqueles que utilizam atributos proprietários, é necessário o uso de uma biblioteca JavaScript ou plugin WordPress para o recurso de Lazy Load funcionar.
Existem quatro formas comuns de aplicação do padrão Lazy Load. Cada uma tem suas vantagens e desvantagens.
Com a inicialização lenta, o objeto a ser carregado é originalmente definido como nulo — todos os pedidos verificam antes se ele está nulo e o criam “on the fly” antes de retorná-lo.
Se o valor nulo é um valor legítimo de retorno, pode ser necessário o uso de um objeto reservado para sinalizar que o principal não foi inicializado.
É um objeto com a mesma interface que o real. A primeira vez que um de seus métodos é chamado, ele carrega o item real, que é, em seguida, delegado.
Um “fantasma” é um objeto que será carregado em um estado parcial — pordendo conter apenas o identificador do item, mas carregando os seus próprios dados na primeira vez que uma de suas propriedades é acessada.
No momento da criação, tudo o que sabemos é que o conteúdo será acessado, mas qual ação ou o que será utilizado são informações desconhecidas.
O value holder é uma interface genérica utilizada na manipulação do carregamento lento, fazendo as mesmas funções do objeto.
É importante ressaltar que o Lazy Load não deve ser implementado na primeira dobra dos sites — ou seja, a parte visível de uma página.
Isso porque os itens dessa página devem ser exibidos imediatamente, para entregar uma boa experiência para os usuários. Existem diversas soluções no mercado para auxiliar na implementação da estratégia, mas muitas delas não levam em conta esse ponto — por isso, é importante ter atenção.
O Lazy Load influencia positivamente nas métricas de velocidade de carregamento do Core Web Vitals, mas pode prejudicar em outras, já que o número de processos durante a exibição da página aumenta. Além disso, o ideal é considerar cada caso em particular, já que o Lazy Load pode prejudicar a visão que o algoritmo do Google tem do seu site — podendo gerar processos que nem sempre são necessários.
Com a emergência de novas tecnologias relacionadas à internet, os mecanismos que proporcionam uma maneira mais rápida e fácil de utilizar todas as suas funcionalidades são cada vez mais necessários. O Lazy Load permite alcançar as melhores posições e se destacar no mercado, além de atrair mais visitantes e reter os usuários, já que proporciona uma melhor experiência de navegação.
Seguindo as dicas deste conteúdo, você pode aumentar ainda mais as suas vendas e garantir a fidelização de clientes por meio de um conjunto de técnicas que deixam o seu conteúdo mais atrativo e relevante para o seu nicho e potenciais clientes.
Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe conosco a sua opinião e as suas experiências com o Lazy Load, nos comentários!