Se você quer otimizar seu negócio e a comunicação com o público, precisa focar no planejamento de mídia para redes sociais. Afinal, planejar é essencial para responder perguntas como a frequência ideal de postagem, o cronograma, as redes que mais fazem sentido e diversas outras. Então, como fazer esse planejamento de forma eficiente?
Para responder essa pergunta e ter um bom planejamento, é preciso investir bastante em uma análise prévia. Apenas assim você consegue coletar todas as informações de que precisa para trilhar um plano que faça mais sentido possível. Portanto, se você quer encontrar um veículo que seja eficiente e barato, continue a leitura. Apresentamos para você dicas de como fazer um planejamento de mídia para redes sociais!
Evidentemente, para começar a elaborar sua estratégia de marketing, você precisa definir aonde quer chegar. Qual é o seu principal objetivo ao usar as redes e o papel delas dentro de uma estratégia mais geral? Mídias sociais podem ser usadas para:
Esses são apenas exemplos, sendo que podem existir diversos outros objetivos ou também uma combinação deles. Essa é a grande vantagem das redes, ou seja, sua capacidade de ser bem versátil. Na prática, o caminho para definir os objetivos é bem simples. Primeiro, pense no seu objetivo maior. Em seguida, procure entender como as redes sociais ajudam a alcançá-lo. Essa também é uma forma de alinhar seu posicionamento nas redes sociais.
O próximo passo é estabelecer KPIs, isto é, os indicadores de performance que ajudam você a saber se está, de fato, caminhando na direção da sua meta. É importante definir o objetivo primeiro, pois KPIs são métricas que o refletem. Por exemplo, se seu objetivo é vender, seu maior indicador é o volume de tráfego que a rede leva para a loja virtual.
O próximo passo é definir com quem você quer falar, pois essa informação acaba influenciando todas as outras. Primeiramente, você identifica os hábitos do seu público. Quais redes ele mais usa e o horário que ele mais acessa, por exemplo. Além disso, é interessante construir uma persona. Essa representação do cliente ajuda a conversar com ele de forma mais direta e pessoal, o que otimiza os resultados.
Esse é um ótimo exemplo de como a identificação do público-alvo é importante. Se sua audiência está no Facebook, não adianta publicar no Instagram, por exemplo. Então, escolha uma rede social que o seu público usa e que esteja alinhada com os objetivos da sua marca. O Instagram é uma rede com um fortíssimo apelo visual. Se seu produto ou serviço consegue explorá-lo, já é uma ótima dica de que vale a pena estar nela.
A frequência dos posts é um grande dilema. Postar muito pouco pode significar que a audiência não vê seus posts. Por outro lado, exagerar também pode fazer com que o público se canse da sua marca, especialmente se você não tiver conteúdo relevante o tempo todo. Então, o que fazer? Existem diversos estudos que mostram a melhor frequência para postar nas redes.
O consenso postar uma vez por dia em cada rede, mas existem estudos que mostram que você pode postar mais. O ideal, então, é experimentar. Use os números do link anterior como guia e experimente aumentar a sua frequência para encontrar o ritmo ideal para sua audiência.
Além da frequência, você também pode descobrir o horário em que seu público mais está ativo, para, a partir desse dado, começar a trabalhar em um cronograma. Essa é mais uma parte importante do planejamento, pois o cronograma ajuda a preparar os posts com mais antecedência, dando tempo para revisá-los e substituir por um conteúdo mais quente, quando necessário.
Uma boa dica ao fazer o cronograma é prestar atenção nas datas importantes do mês e preparar os conteúdos especiais para esses dias. Outros modelos de posts, como os vídeos que são uma tendência de consumo de conteúdo nas redes, levam mais tempo para ser preparados, o que significa que você precisa deixar isso claro no cronograma.
Uma das maiores vantagens das ações de marketing digital nas redes sociais é a possibilidade de fazer testes. Como mencionamos aqui, você pode experimentar com a frequência e o horário, para entender o que tem a melhor performance. Além disso, pode fazer diversos outros testes com os posts. Assim, você acumula conhecimento ao longo do tempo, permitindo otimizar as ações e evitar erros no futuro.
É claro que, para fazer testes, você precisa analisar os resultados. Estude bem os KPIs que você estabeleceu lá no começo e busque entender os motivos que levaram ao sucesso ou fracasso. Faça uma grande revisão dos números ao final do mês, mas não deixe de acompanhá-los no dia a dia. Os problemas podem surgir de diversas formas, o que significa que é preciso estudar os números para reconhecê-los.
Também é por isso que o planejamento de mídia para redes sociais é fluído e um trabalho constante. Ao analisar os resultados, é possível que você perceba erros no planejamento, o que significa que é preciso fazer ajustes. Além disso, mesmo que você faça tudo certinho, o público muda ao longo do tempo. Isso quer dizer que hábitos podem mudar e, por isso, seja necessário refazer a estratégia.
Fazer o planejamento de mídia para redes sociais tem três grandes objetivos. Primeiro, permite otimizar os resultados, já que envolve bastante pesquisa e cuidado na sua elaboração com foco em um objetivo específico. Segundo, como você já tem todas as tarefas bem planejadas, também acaba otimizando sua vida como profissional, fazendo os posts com antecedência. Em terceiro, o planejamento dá mais espaço para improvisação, caso seja necessário fazer um post mais quente.
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