Com as transformações nas relações de consumo e na maneira de se comunicar, além dos avanços da tecnologia, o comportamento do consumidor também se transformou.
Além de ter na internet a sua principal fonte de pesquisa e de interação, as pessoas passaram a exigir mais das marcas, esperando que elas tenham um relacionamento mais próximo e humanizado, e que se comprometam mais com causas da sociedade. Tudo isso impacta na forma de se comunicar e no posicionamento nas redes sociais.
Estar na internet não é mais uma escolha das organizações, pois, ainda que não tenham um perfil ou um site, o nome circula na rede. Por isso, o melhor a se fazer é entrar nessa dinâmica e criar um posicionamento forte e estratégico. Para isso, trouxemos ótimas dicas. Continue a leitura deste post e confira!
Ao se posicionar no mercado — e, por extensão, nas redes sociais —, a empresa precisa estar ciente de que isso precisa ter conexão e coerência com a sua essência e com o que o público espera dela. Esses são alguns dos principais pontos que diferem uma boa e uma má repercussão.
O ator Paulo Gustavo, por exemplo, cedeu seu espaço no Instagram para a filosofa Djamila Ribeiro tratar temas relacionados à temática antirracista, o que teve uma ótima aceitação na internet.
Já o proprietário da rede Madero, Junior Durski, sentiu a força das redes sociais ao postar declarações em relação à situação da pandemia no Brasil, que foram consideradas inadequadas pelo público. A repercussão negativa gerou prejuízo à imagem e ao caixa da empresa.
Por fim, o cemitério Jardim da Ressurreição, por meio de uma linguagem leve e bem humorada, passou a brincar com a temática da morte e conquistou uma grande audiência, tornando-se referência em seu setor.
Agora que você entendeu melhor o que é e como funciona o posicionamento nas redes sociais, é hora de partir para a prática, pensando na realidade do seu negócio. Acompanhe as dicas.
Um dos primeiros passos de toda estratégia de comunicação e de marketing é conhecer bem o seu público e a sua persona. Esse aspecto é muito importante para lhe ajudar a construir o posicionamento da sua marca nas redes sociais, tal como a linguagem, a abordagem, os temas e a forma de interagir.
Tudo isso vem do posicionamento e precisa estar em sintonia com o universo simbólico, a linguagem e as expectativas de seus clientes.
Como afirmamos algumas vezes neste artigo, um bom posicionamento tem como base a autenticidade e a coerência. Assim, a falta de planejamento e de estratégia pode fazer com que a sua empresa caia nesse erro e comunique algo completamente oposto ao que acredita.
Portanto, é preciso agir de maneira pensada, seguindo planejamento, conceito, proposta e objetivos, para, então, traçar as ações e executá-las.
O feedback do público é um excelente parâmetro para avaliar se o seu posicionamento nas redes sociais está surtindo o efeito desejado para a sua empresa, e se as ações estão gerando valor para as pessoas e para a sua marca. Por isso, fique sempre atento às interações com as pessoas e ao que está sendo falado sobre a sua empresa.
O posicionamento nas redes sociais precisa também estar antenado com as tendências e os acontecimentos do momento. É relevante conhecer o que está por vir e se integrar aos movimentos do mercado e da sociedade, que façam sentido para sua marca.
É preciso saber como lidar com assuntos complexos e delicados, como a pandemia de Covid-19. Nesse caso, as pessoas, em geral, esperam um posicionamento e uma atuação das empresas.
Como vimos, criar e manter um bom posicionamento nas redes sociais requer, acima de tudo, valores como lealdade, empatia e coerência. Ao respeitar a sua própria essência, as características e as questões envolvidas nas mais diversas causas, agindo de modo estratégico e sintonizado com o seu público, pode estar certo de que os resultados serão positivos.
Para tanto, fique sempre atento ao seu conteúdo, à linguagem, aos termos e às palavras utilizados, e à forma de se comportar e de se relacionar, com o intuito de que seu posicionamento nas redes sociais revele com fidelidade o que sua marca de fato acredita e pratica.
Já que estamos falando delas, acompanhe os nossos conteúdos também nas redes sociais!