Um site responsivo proporciona uma melhor apresentação aos visitantes, e isso, sem dúvidas, aumenta automaticamente as chances de os clientes desejarem fazer negócio com sua empresa.
Você, por acaso, tem visitantes acessando seu site pelo desktop e também pelo mobile? Você garante que seu site está preparado para ser visualizado nesses dispositivos citados? Todos estão acompanhando a grande evolução dos aparelhos que são carregados na palma da mão e, por isso, é cada dia mais necessário oferecer um site responsivo aos usuários, por ele se adaptar a qualquer formato.
Hoje em dia, as empresas que não contam com um site responsivo estão ficando ultrapassadas diante da concorrência. Essa configuração tecnológica necessária acabou trazendo facilidade para a vida das pessoas na internet.
Então, considerando a importância de usar um site responsivo, preparamos este artigo para mostrarmos as vantagens dessa configuração, e o que fazer para tê-la em sua página! Confira e aproveite a leitura!
Você já acessou algum website pelo seu smartphone e notou que a formatação estava confusa? Ou teve que dar zoom para fazer a leitura de todo o conteúdo? Isso acontece quando o site não tem um design responsivo.
Essa configuração consegue identificar a largura de cada aparelho, especificar a quantidade de espaço que está disponível e definir que forma a página vai ser apresentada para que tais espaços sejam mais bem aproveitados. Além disso, ela ajusta as dimensões das fontes, das imagens e de todos os outros elementos de uma página para garantir que eles não fiquem desproporcionais.
De forma mais resumida, podemos afirmar que se trata de um site que, com o mesmo layout, é capaz de se ajustar a toda e qualquer resolução harmonicamente, passando a mesma experiência de leitura aos visitantes, não importando qual o aparelho que está sendo usado para acessar a página.
Usar um site responsivo não se trata somente de ter um layout mais proporcional e bonito, mas também de garantir um site que promova a usabilidade, possibilitando que os usuários executem diversas ações sem interromper sua experiência. Veja, a seguir, as principais vantagens que uma página responsiva traz!
Um dos fatores que mais influenciam na jornada de compra é a experiência do usuário. É aí que entra a importância de se ter um site responsivo, pois ele permite uma navegação bem maior e mais fácil entre as páginas. Com toda certeza, isso aumenta as chances de conversão do serviço ou produto.
Por exemplo, quando os consumidores acessam seu site pelo celular e conseguem encontrar o que estão procurando de maneira bem rápida, a experiência passa a ser positiva. Ao notar que a navegação do site é bem simples já no primeiro acesso, há muita chance de o usuário voltar.
Ter uma página responsiva também vai diminuir a quantidade de visitantes que entram e já saem logo em seguida, sem nenhuma interação. Isso acontece porque a taxa de rejeição está totalmente ligada à experiência do usuário: se ele não tiver uma boa recepção ao acessar o site, as chances de ele sair e desistir são bem grandes.
Lembrando que essa taxa deve ser avaliada com bastante cautela, pois, caso ela esteja alta demais, o Google pode interpretar como um sinal de que o conteúdo do site não tem relevância. Se isso acontecer, pode ser que a página perca posições.
Um fator fundamental para que o usuário não abandone sua página é a agilidade da navegação. Vale destacar que o Google recomenda um carregamento da página em menos de 2 segundos.
Normalmente, isso acaba sendo inviável quando se carrega uma versão desktop em um aparelho móvel. Por essa razão, o site responsivo é criado para se adequar às características desses dispositivos, para conseguir otimizar o processo de busca dos visitantes.
Adotar um layout com configuração responsiva vai garantir uma velocidade de carregamento bem maior, deixando a página mais leve. É importante lembrar que, quanto mais rápido for seu site, maiores serão as chances de o usuário ficar nele e, claro, fazer negócio com sua empresa.
Não vai adiantar muito você executar uma incrível estratégia de marketing para levar os leads até seu site se você não conseguir convertê-los por não terem encontrado o que buscavam.
Ter um site responsivo vai garantir que os clientes acessarão todos os tipos de conteúdos disponibilizados na sua página, independentemente da plataforma que eles escolherem para a navegação. Nesse mundo tão imediatista e ligeiro, procure estar disponível a um toque de smartphone para que você consiga fechar vendas.
Antes de qualquer coisa, é preciso ter em mente que fazer um site responsivo vai exigir conhecimento técnico, por isso é importante contar com a ajuda de pessoas especializadas para garantir que tudo saia como planejado. Dito isso, vamos aos principais passos para tornar um site amigável!
Muitas pessoas acabam desenvolvendo um website focado em um dispositivo de tela grande, como PC ou laptop. Não se trata de algo errado, porém, esse é um método que pode trazer alguns problemas graves quando a intenção for otimizar o site para usuários mobile.
Então, o melhor modo de fazer isso é iniciar por um design mobile. O ideal é construir um website bonito e funcional para os usuários mobile e fazer com que ele chegue até as telas maiores.
Não se esqueça de que otimizar para telas menores, como de tablets e de smartphones, é muito mais complexo do que otimizar para telas maiores. É muito mais inteligente começar a partir daí.
O design responsivo vai fazer com que o site seja amigável para aparelhos móveis de maneira automática. Ou seja, você vai ter um website que exibirá conteúdos similares e consistentes com a versão desktop.
Vários desenvolvedores acabaram abandonando o Flash, pois ele utiliza vários recursos de hardware, o que leva a uma resposta lenta do site e a um tempo maior para o carregamento da página.
Além disso, o Flash pode afetar negativamente a qualidade do SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca). Sem falar que iOS e Android não suportam Flash. Enfim, resumindo, esse software não é uma boa escolha para quem deseja ter um site responsivo.
Lembre-se de que a velocidade do seu site é influenciada pela qualidade da hospedagem e do servidor que você usa. Portanto, é fundamental que você use hospedagem que seja confiável e rápida, para ter um site ideal para os dispositivos móveis.
Os primeiros segundos são decisivos para que os usuários decidam se ficam ou se abandonam o site. Então, cuide para que eles tenham uma ótima impressão quanto antes para passar uma imagem positiva da sua página.
Bom, agora você já sabe a importância de usar um site responsivo e pôde notar que ele não é mais uma novidade e, sim, algo necessário para qualquer empresa. Então, se você ainda não tem um website que atenda a todas as exigências de um layout responsivo, pare de perder tempo. Adapte seu site, pois isso é imprescindível para ganhar vantagem competitiva no mercado!
Gostou de saber mais sobre as vantagens de ter um site responsivo? Aproveite para assinar a nossa newsletter e receber mais conteúdos como este na sua caixa de entrada e fique por dentro de todas as novidades!