Em um mercado onde as marcas estão presentes e acessíveis a todo momento nas pontas dos dedos dos consumidores, certas formas de distribuição de publicidade passaram a ser consideradas como um inconveniente do qual o usuário é obrigado a passar e, muitas vezes, driblar em sua rotina.
Se levarmos em consideração que nessa maneira das marcas de se relacionarem com suas audiências, o mais valioso ativo que é capaz de fazer a manutenção desse relacionamento e mantê-lo forte é, sem dúvidas, a confiança.
Pense só: os relacionamentos comerciais, graças às redes sociais, se tornaram verdadeiros relacionamentos e, em todo e qualquer tipo de relacionamento que seja considerado relevante, é necessário ter uma certa troca.
A marca sabe muito bem o que o consumidor dá em troca, mas o que o consumidor pode receber dessa marca? Não basta dizer que tem promoção e fazer peças publicitárias lindíssimas para se veicular no feed do usuário!
É aqui que entra a magia do branded content. Continue com a gente e segue a leitura!
Se formos partir de uma tradução literal, branded content significa conteúdo de marca, o conteúdo que está diretamente relacionado ao universo da marca, o que não está tecnicamente incorreto, mas podemos explicar melhor que isso.
Branded content é uma estratégia de conteúdo que estima ter uma relevância superior a simplesmente expor o nome de sua marca. Ela envolve abordar assuntos, e levantar debates que tenham a capacidade de agregar valor ao usuário.
Mas como isso é possível para essa estratégia? Pois o branded content parte de um viés: o do branding. Um branding bem estruturado desde o princípio de uma marca permite que esta possa considerar a ótica do consumidor como a estrela-guia para a produção dos conteúdos.
Desta forma, a dinâmica da divulgação da marca muda completamente! Ao invés de ser associada com anúncios, que são frequentemente ignorados, ou mal recebidos, a marca passa a ser associada à informação relevante, ou, em outros casos, se torna sinônimo de diversão garantida.
Podemos afirmar que o branded content tem a capacidade de ser muito flexível e adaptável, dentro dos conceitos de marketing, ele é uma intersecção entre publicidade, informação e entretenimento.
Além disso, o branded content pode ser desenvolvido através de variados canais e formados. Inclusive, usando as alternativas mais recentes da tecnologia: os apps de redes sociais.
Se pela descrição, você não vislumbrou as vantagens de se produzir um branded content, aqui vão alguns dos benefícios que podem te ajudar a mudar de ideia!
Como mencionamos anteriormente, ao fazer uso da estratégia de branded content, além de manter um constante diálogo com seu público, você cria a possibilidade de fazer com que o consumidor desenvolva um carinho pela marca.
É esse carinho que se torna um diferencial mais sentimentalista no que diz respeito à jornada do cliente, e torna-se fundamental para se ter bons resultados.
Lembre-se: tendo em vista a ótica do consumidor como seu principal guia para elaborar conteúdos, as chances de alinhar a relação de cliente e marca aumenta ainda mais!
O branded content também pode proporcionar um aumento de presença no ambiente online de forma espontânea!
Considerando a possibilidade dos usuários de se identificarem com o conteúdo apresentado, sendo este de qualidade e mostrando-se ser relevante para a o público-alvo, o alto engajamento é uma certeza para ele!
E o melhor de tudo? Não será preciso investir em seu impulsionamento neste primeiro momento – a não ser que você gostaria de recordá-lo em um segundo momento. 😉
A consolidação da marca depende dos dois tópicos anteriores: se o diálogo com o cliente for estabelecido, e este engajar bem o conteúdo apresentado, levará a este resultado:
A marca será lembrada pela personalidade e pelo tom de seu conteúdo. Além de conquistar novos clientes com o aumento da presença digital, os que já são consumidores passarão a ter a marca em mente quando precisar de seu respectivo produto.
Agora que você já sabe o que é o branded content e quais são suas principais vantagens, agora é a hora de se descobrir como ele é feito!
Embora não exista uma fórmula mágica, ou receita de bolo, existem vários fatores que se mostram essenciais para o sucesso na produção de um branded content. Antes de mais nada, precisamos partir do princípio que o ritmo do marketing digital é completamente diferente do marketing tradicional.
O marketing digital exige que você tenha criatividade em elaborar peças em um curto prazo, quase que de forma instantânea para conseguir acompanhar determinadas tendências. Do contrário, a atenção do público se volta para outro assunto, e você pode perder uma boa oportunidade de se ganhar visibilidade.
Por outro lado, se o planejamento perde espaço na rotina de trabalho, o monitoramento e gerenciamento se tornam as peças chave para compensar o ritmo das redes sociais. A dica primordial aqui é: o que você faz depois de soltar um branded content é crucial para o sucesso dele.
Seu objetivo deve ser de entender o que está acontecendo em torno desse conteúdo, como o público tem reagido e tentar manter o interesse e o engajamento nele altos pelo máximo de tempo possível.
E se não podemos passar uma receita de bolo para um branded content de sucesso, tem um elemento, podemos dar algumas dicas de como estruturá-lo!
Não basta fazer um conteúdo única e exclusivamente baseado nos dados demográficos de sua audiência – isso é marketing de conteúdo e logo menos explicaremos a diferença!
Para fazer um bom branded content, é preciso que você seja sensível e passe a conhecer melhor quem é a sua audiência.
Pegue a persona do seu público-alvo e se pergunte: quais são as necessidades dessa pessoa? Quais são suas dores? O que eu, como marca, posso compartilhar de experiências com essa pessoa?
Aproveite do sentimentalismo, o branded content é flexível até para isso!
Caso a sua empresa tenha um branding que preze pelo bom humor mais descontraído, faça um teste com um branded content que seja mais delicado, que possa, de certa forma, acalentar certas dores dos seus clientes.
Ou, se sua empresa se expressa de maneira mais séria, aventure-se em um branded content mais humorado, engraçado!
Assim como as pessoas vão conhecendo mais sobre umas e as outras, dê “a outra face” do branding de sua empresa e surpreenda seus consumidores!
Não deixe de explorar as emoções de sua audiência, sem sair do universo de sua marca.
É quase que impossível abordarmos o “conteúdo de marca” sem mencionar o storytelling.
O storytelling, por si só, já é uma estratégia de conteúdo que cativa a atenção do consumidor, graças ao entendimento que “a marca também tem dores” ou, pelo menos, que é gerida por pessoas que têm dores semelhantes a dele.
Aposte em unir a arte de se contar histórias à sua marca, que será um branded content de sucesso.
Não deixe, também, de acompanhar alguns canais de mídia – seja um blog, cinema ou YouTube – e veja algumas técnicas de copywriting que possam te auxiliar.
Uma sugestão, também, é pegar documentários como referências de entrevistas e abordagem! Já que eles têm maior liberdade de expressão e narrativa do que os demais produtos jornalísticos.
Para deixarmos claro desde já: o branded content não é nada relacionado ao marketing de conteúdo! Ele não é uma estratégia à parte, nem uma subcategoria, nem nada, mesmo que não haja uma descrição exata que possa distinguir um do outro.
Embora ambos compartilhem a ferramenta principal para atingir os objetivos, que é o conteúdo, cada um tem uma forma de se trabalhar com ele.
Para o branded content, o foco das ações está única e exclusivamente no posicionamento e na divulgação da marca. Enquanto que, para o marketing de conteúdo, trabalhar a marca pode ser um dos objetivos, mas está longe de ser o único. Alguns dos exemplos de estratégia de marketing de conteúdo são:
Outro ponto muito importante de se abordar na hora de destacar o branded content do marketing de conteúdo, é sobre o comportamento a respeito de vendas. O marketing de conteúdo busca exercer uma influência direta para aumentar as vendas, ou seja, ele trabalha diretamente com as etapas do funil de vendas.
Já o branded content busca exercer uma influência indireta nas vendas, se desenvolvendo a partir do sentimento do público em relação à marca, nutrindo esse sentimento de maneira muito mais sutil do que é o incentivo do marketing de conteúdo. É muito mais uma questão de se conquistar consumidores, do que conquistar vendas.
Outra diferença, por exemplo, é que o branded content é trabalhado como o marketing tradicional, por meio de campanhas – tem um começo, meio e fim. Seus conteúdos são elaborados para objetivos temporários, dentro de um contexto completamente específico.
Enquanto que o marketing de conteúdo, sendo uma categoria do marketing digital, não tem fim! Ele é trabalhado de maneira contínua, regular e consistente, e não visa resultados imediatos e, sim, de longo prazo.
Mesmo com todas essas diferenças, é necessário reforçar que o branded content e o marketing de conteúdo não são concorrentes no mercado! Também não se pode dizer que um é melhor que o outro.
As duas estratégias são complementares e, juntas, podem impulsionar seu negócio!
Nós já apresentamos alguns dos grandes exemplos de branded content aqui no blog! Mas quem é profissional de marketing sabe que precisamos sempre estar à frente da concorrência e se manter atualizado com as tendências.
Então, segue agora a lista de cases de branded contents de sucesso!
Não é nenhuma novidade quando dizemos que existe um grande preconceito contra religiões que não sejam massivamente comuns no ocidente, e a Coca-Cola se mostrou ciente disso em sua campanha!
Em homenagem a um dos mais tradicionais ritos islâmicos, a marca buscou promover o respeito pelo Ramadã em prol da diversidade religiosa em uma narrativa muito singela! Veja só:
Que mulher nunca pediu desculpa por algo que não fez de errado? Seja do mais simples ato de pedir um favor, até a necessidade de se impor limites em um relacionamento, alega-se que sempre foi ensinado às mulheres de serem mais contidas e não se imporem.
A eQlibri se sensibilizou à causa e prestou o maior apoio em sua campanha #MeGostoSemDesculpa. Durante o mês de março de 2021 – hoje em dia, conhecido como o mês das mulheres – a eQlibri fomentou debates e apoiou mulheres midiáticas inspiradoras a fazerem lives com o fim de levantar o debate sobre feminismo em suas mais diversas formas! Olha só essa chamada:
Além das imensuráveis perdas que a sociedade sofreu com a pandemia, uma das maiores consequências que afetaram nossas relações foi a necessidade do distanciamento social. Ver a família apenas por vídeo-chamada foi dureza… imagina para quem não podia se aproximar nem perto de casa?
A Lacta, em 2021, nos acalentou o coração com a sua campanha “Cada pedacinho aproxima”, reinventando o jeito de se compartilhar o docinho com a família.
A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) promoveu, no ano passado, seu curso 100% online que visa educar possíveis novas lideranças e gestores.
Para alcançar jovens universitárias, a “linguagem LinkedIn” não é, de forma alguma, um atrativo. Sabemos disso! Então eles partiram para a relevância de uma das maiores professoras deste curso em específico: Malala Yousafzai!
Além de ativos importantíssimos de seu currículo, como sua premiação pelo Nobel da Paz, inclusive sua recém formação de Filosofia Política e Econômica pela Universidade de Oxford, Malala também é referência para as mulheres em sua militância pela educação. Veja só a chamada:
A área da saúde também é um dos mercados de branded content que mais pode abranger informação e relevância. Não somente como a Doril fez ao ensinar o que de fato é a enxaqueca, como ela afeta o dia a dia de quem tem esse problema de forma crônica, mas também em quebrar certos tabus.
A Amil fez a campanha “Um novo tempo para aquilo que importa”, incentivando seus clientes a cuidarem da saúde mental, muitas vezes ignorada. Vejam só as chamadas:
É claro que você pode!
A estratégia de branded content é eficaz tanto para as pequenas empresas, quanto para as grandes. As dicas finais que damos aqui, para que você possa fazer seu branded content, são:
Curtiu esse post? Então, não deixe de compartilhar nas suas redes sociais, e nos siga lá no LinkedIn!